A proposta deste curso decorre primeiramente, da focalização da História da Educação no quadro curricular do curso de Pedagogia como uma disciplina ao mesmo tempo cultural e especializada; em segundo lugar, de uma opção teórico-metodológica de respeito aos sujeitos históricos, evitando dar visibilidade apenas aos grandes nomes da Pedagogia. Assim, o curso pretende oferecer ao aluno a oportunidade de ampliar e aprofundar seu quadro referencial no campo das idéias e das práticas pedagógicas, estudando os pedagogos “menores” da História da Ed. Moderna e Contemporânea e destacando suas contribuições como parte de amplos movimentos de idéias no período.
O curso começa discutindo a proposta metodológica que o embasa e em seguida, mantendo uma combinação de perspectiva temática com cronológica, apresenta e interpreta nomes de pedagogos importantes, mas feitos “menores” pela História da educação.
0. Conceituação e metodologia do curso. 1. Os pedagogos “menores” no século XVI: 1.1.Os Naturalistas e os filósofos-magos. 1.2.Humanistas católicos e protestantes: Sadoleto, Ledesma, Agrícola, Wimpfeling, Troetzendorf. 1.3. Utopistas: Bruno, Campanella, Bacon e Morus.2. No século XVII: 2.1. A questão do método: Ratichius, Port-Royal. 2.2. Francke a contribuição do Pietismo. 2.3. A educação popular: Mulcaster, La Salle. 2.4. O ensino secundário: Fénelon, Milton.3. No século das “Luzes”: 3.1.Basedow e o filantropismo. 3.2. Helvetius e o empirismo. 3.3.La Chalotais e a educação pública. 4. No século XIX: 4.1. Utopistas socialistas: Cabet, Fourier, Considérant, Owen, Tolstoi. 4.2. A educação popular: Padre Girard, Bell e Lancaster, H. Mann, D. Bosco, Tolstoi. 4.3. A educação infantil: M. Pape-Carpentier. 4.4. A educação secundária: Spencer, Humboldt.5. No século XX: 5.1.Ivan Illich e o movimento de desescolarização da sociedade.
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