Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0662 - História de Educação Moderna e Contemporânea: Os Pedagogos 'Menores"
EDF0662 2 History of Modern and Contemporary Education: The Lesser-known Pedagogues

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
A proposta deste curso decorre primeiramente, da focalização da História da Educação no quadro curricular do curso de Pedagogia como uma disciplina ao mesmo tempo cultural e especializada; em segundo lugar, de uma opção teórico-metodológica de respeito aos sujeitos históricos, evitando dar visibilidade apenas aos grandes nomes da Pedagogia. Assim, o curso pretende oferecer ao aluno a oportunidade de ampliar e aprofundar seu quadro referencial no campo das idéias e das práticas pedagógicas, estudando os pedagogos “menores” da História da Ed. Moderna e Contemporânea e destacando suas contribuições como parte de amplos movimentos de idéias no período.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6399271 - Ana Luiza Jesus da Costa
63108 - Maria Lucia Spedo Hilsdorf
2049551 - Roni Cleber Dias de Menezes
 
Programa Resumido
O curso começa discutindo a proposta metodológica que o embasa e em seguida, mantendo uma combinação de perspectiva temática com cronológica, apresenta e interpreta nomes de pedagogos importantes, mas feitos “menores” pela História da educação.
 
 
 
Programa
0. Conceituação e metodologia do curso.
1. Os pedagogos “menores” no século XVI: 1.1.Os Naturalistas e os filósofos-magos. 1.2.Humanistas católicos e protestantes: Sadoleto, Ledesma, Agrícola, Wimpfeling, Troetzendorf. 1.3. Utopistas: Bruno, Campanella, Bacon e Morus.
2. No século XVII: 2.1. A questão do método: Ratichius, Port-Royal. 2.2. Francke a contribuição do Pietismo. 2.3. A educação popular: Mulcaster, La Salle. 2.4. O ensino secundário: Fénelon, Milton.
3. No século das “Luzes”: 3.1.Basedow e o filantropismo. 3.2. Helvetius e o empirismo. 3.3.La Chalotais e a educação pública.
4. No século XIX: 4.1. Utopistas socialistas: Cabet, Fourier, Considérant, Owen, Tolstoi. 4.2. A educação popular: Padre Girard, Bell e Lancaster, H. Mann, D. Bosco, Tolstoi. 4.3. A educação infantil: M. Pape-Carpentier. 4.4. A educação secundária: Spencer, Humboldt.
5. No século XX: 5.1.Ivan Illich e o movimento de desescolarização da sociedade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, leituras e análises de textos e seminários.
Critério
Provas, trabalhos e seminários que indiquem domínio da bibliografia e boa estruturação do texto.
Norma de Recuperação
.
 
Bibliografia
     
-Abbagnano, N. e Visalberghi, A. História da Pedagogia. Lisboa: Horizonte, 1981-82.
-Buisson, Fr. Nouveau Dictionnaire de Pédagogie. Paris: Hachette, 1911.
-Boyd,W. e King,Ed. J. The History of Western Education. London: A.e Ch. Black, 1977.
-Château, J. Os Grandes pedagogistas. S. Paulo: Nacional, 1978.
-Debesse, M. e Mialaret, G. Tratado das Ciências Pedagógicas, 2. S.Paulo: Nacional/Edusp, 1977.
-Messer, A. Historia de la Pedagogía.México: Labor, 1935.
-Larroyo, Fr. História Geral da Pedagogia. S.Paulo: Mestre Jou, 1974.
-Snyders, G. La Pédagogie en France aux XVII et XVIII siècles. Paris: PUF, 1965.
-Compayré,G. Histoire critique des doctrines de l’éducation en France depuis de XVI siècle. Paris: Hachette, 1881.
-Manacorda, M. História da Educação. S.Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.
-Poggi, S. Immagine dell’Uomo e Prospettive educative: da Lessing a Herbart. Torino, Loescher, 1978.
-Nunes, R. A. da C. História da Educação no Renascimento. S.Paulo: EPU/Edusp, 1980.
-Nunes, R. A. da C. História da Educação no Século XVII. S.Paulo: EPU/Edusp, 1981.
-Garin, E. L’Educazione in Europa, 1400-1600. Roma/Bari: Laterza, 1976.
-Eby, Fr. História da Educação Moderna. P. Alegre: Globo, 1962.
-Lawrence, E. As Origens e a Evolução da Educação Moderna. Lisboa: Ulisséia, s.d.
-Cossu, L. e Maggi, M. L’Educazione dell’Europa Moderna. Torino: Loescher, 1980.
-Hilsdorf, M.L.S. Pensando a Educação nos Tempos Modernos. S.Paulo: Edusp, 1988.
-Hilsdorf, M. L. S. O Aparecimento da Escola Moderna. B. Horizonte: Autêntica, 2007.
-Dommanget, M. Os Grandes Socialistas e A Educação: de Platão a Lenin. Braga: Publicações Europa-América, 1964.
-Riboulet,L.História da Pedagogia. S.Paulo: Fr. Alves, s.d.

 

Clique para consultar os requisitos para EDF0662

Clique para consultar o oferecimento para EDF0662

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP