O curso pretende dar ao estudante instrumentos teóricos para a reflexão acerca de um debate existente na educação atual, em geral caracterizado pela ênfase contraposta entre os pólos afetivo e o cognitivo na formação escolar do aluno.. Num outro plano, procurará discutir as dificuldades colocadas pela diminuição da espessura cultural dos conteúdos escolares de um lado, e de outro, pela necessidade de que esses mesmos conteúdos façam sentido para os chamados novos públicos da escola.
Processos de escolarização e seus impasses subjetivos. A diminuição da espessura cultural dos conteúdos escolares. Os diversos sentidos da escolarização e os novos públicos da escola. Repercussões sobre a reinvenção do espaço escolar e sobre a formação profissional do professor - a questão das culturas e a cultura escolar.
1a. Unidade - A tradição da Escola Nova e a centralidade colocada na felicidade da criança e do adolescente. Atuais formas da pedagogia do interesse, do “prazer de aprender”. da renúncia à diferença.2a Unidade. A questão da construção da subjetividade e a subjetivação da experiência escolar. As novas críticas à tradição pedagógica procedente da Escola Nova. A questão da formação perante a crise dos grandes enunciadores coletivos.3a. Unidade. As razões da pedagogia: a necessidade de a escola fazer sentido para novos públicos escolares. A escola e os impasses subjetivos. .
BACHA, M. N. Psicanálise e Educação: laços refeitos. Campo Grande, Ed. UFMS, 1998. Introdução e Cap.1 Bigeault, Jean-Pierre & Terrier, Gilbert. L’illusion psychalalytique en éducation. Paris, Presses Universitaires de France, 1978. Cap. A denegação da função paterna. (Tradução para uso do curso)DUFOUR, Dany-Robert. A arte de reduzir as cabeças: sobre a nova servidão na sociedade ultra-liberal, Rio, Cia de Freud, 2005Dubet, F. “Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Entrevista com François Dubet. Revista Brasileira de Educação. S. Paulo, no. 6 pp. 222- 231 Mai/Jun/jul/ago, 1997 set/out/nov/dez/ 1997. **DUBET, F. El declive de la institucion: profesiones, sujetos e individuos e n la modernidad Gedisa, Barcelona, 2006DUBET. F; La escuela de las oportunidades: ¿que es una escuela justa? Gedisa, Barcelona, 2005CHOMSKY, N. La deseducacion. Barcelona, Critica Ed. 2007;CHARLOT, Bernard. Palestra na FEUSP em 12 de agosto de 1999. Transcrição para uso do cursoCHARLOT B. Uma Relação com o saber. Espaço Pedagógico Passo Fundo. v. 10, n2, p. 159-178, dez., 2003CHARLOT, B. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Caderno de Pesquisa – Fundação Carlos Chagas. São Paulo, n.97, p.47-63, 1996.AMARAL. M. G. T. O sujeito e a cultura. O limite das fronteiras freudianas. In Educação. S. Paulo, Segmento. Ago. 2006 p. 26 -35SOUZA, M. C. C. C. de Escola e Memória. Bragança Paulista, Ed. IFAN - CDPH - 2000. Cap. 1 LAJONQUIÈRE, L. Infância e ilusão (psico) pedagógica. Escritos de Psicanálise e Educação. Petrópolis, Vozes, 1999. Pp. 161 - 194