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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0665 - LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
EDF0665 3 LIBRAS: Brazilian Sign Language

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
- Abordar a trajetória histórica da educação de surdos no Brasil a partir da fundação do Imperial Instituto dos Surdos-mudos;
- Possibilitar a compreensão, a reflexão e o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais - Libras, numa perspectiva histórica, social, cultural, educacional e linguística;
- Estudar e analisar a constituição da Língua Brasileira de Sinais em seus diferentes níveis linguísticos;
-Contribuir para o aprimoramento da formação dos alunos para a atuação junto à comunidade surda;
- Favorecer o acesso ao conhecimento da cultura/identidade surda e educação bilíngue;
- Propor vivências práticas para a aprendizagem de Libras;
-Desenvolver práticas de tradução e interpretação de Libras para a Língua Portuguesa e vice-versa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8199491 - Cassia Geciauskas Sofiato
 
Programa Resumido
Concepção, estudo e reflexão a respeito da importância histórica e política da educação dos surdos; 
Língua, identidade, cultura surda;
Conceitos, classificação e etiologia sobre a surdez e deficiência auditiva;
Escolarização da pessoa surda;
Políticas públicas e surdez;
Aprendizagem da estrutura gramatical da Língua Brasileira de Sinais – Libras;
Ensino de Libras de nível básico.
 
 
 
Programa
1. Aspectos históricos e culturais da surdez e da deficiência auditiva;
2. Classificação e etiologia da surdez e deficiência auditiva;
3. Língua, identidade e cultura surda;
4. A escolarização da pessoa surda;
5. Ensino e aprendizagem do português como segunda língua para surdos;
6. Políticas educacionais e surdez: legislação internacional e nacional;
7. A Libras e a educação de surdos;
8. Escolas bilíngues para surdos;
9. Aspectos gerais e gramaticais da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS;
10. Ensino de datilologia e Libras;
11. Tradução e interpretação de Libras.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas/dialogadas com a utilização de recursos audiovisuais.
Aulas sinalizadas para o aprendizado da tradução e da interpretação de Libras para a Língua portuguesa e vice-versa.
Apreciação de filmes e debates.
Critério
A avaliação é processual e considera a participação em aula, a assiduidade, a realização de trabalhos, relatórios de leitura, provas e seminários.
Norma de Recuperação
critérios de obter nota igual ou acima de cinco; época de realização de acordo com o cronograma oficial da FEUSP.
 
Bibliografia
     
BRASIL. Decreto nº. 5626. Regulamenta a Lei nº. 10436, de 24 de abril de 2002, e o artigo 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília: SEESP/MEC, 2005. 
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HONORA, Márcia, FRIZANCO, Mary Lopes. Livro Ilustrado da Língua Brasileira de Sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009.
_____________. Livro Ilustrado da Língua Brasileira de Sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Intérprete de Libras em atuação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Porto Alegre: Mediação, 2009.

LODI, A. C. B., et all (org.). Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.

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__________. (org.) Estudos Surdos II. Petrópolis, Rio de Janeiro: Arara Azul, 2007.
__________. (org.) Estudos Surdos III. Petrópolis, Rio de Janeiro: Arara Azul, 2008.

__________. (org.) Estudos Surdos IV. Petrópolis, Rio de Janeiro: Arara Azul, 2009.
REILY, Lucia Helena. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas (SP): Papirus, 2004.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Dicionário Digital da Língua Brasileira de Sinais. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2000.
SILVA, Ivani Rodrigues; et all. (org.) Cidadania, surdez e linguagem. São Paulo: Plexus Editora, 2003.
SOFIATO, Cássia Geciauskas. O desafio da representação pictórica da língua de sinais brasileira. Campinas (SP): Unicamp, 2005, Dissertação de Mestrado.
 

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