- Abordar a trajetória histórica da educação de surdos no Brasil a partir da fundação do Imperial Instituto dos Surdos-mudos;- Possibilitar a compreensão, a reflexão e o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais - Libras, numa perspectiva histórica, social, cultural, educacional e linguística;- Estudar e analisar a constituição da Língua Brasileira de Sinais em seus diferentes níveis linguísticos;-Contribuir para o aprimoramento da formação dos alunos para a atuação junto à comunidade surda;- Favorecer o acesso ao conhecimento da cultura/identidade surda e educação bilíngue;- Propor vivências práticas para a aprendizagem de Libras;-Desenvolver práticas de tradução e interpretação de Libras para a Língua Portuguesa e vice-versa.
Concepção, estudo e reflexão a respeito da importância histórica e política da educação dos surdos; Língua, identidade, cultura surda;Conceitos, classificação e etiologia sobre a surdez e deficiência auditiva;Escolarização da pessoa surda;Políticas públicas e surdez;Aprendizagem da estrutura gramatical da Língua Brasileira de Sinais – Libras; Ensino de Libras de nível básico.
1. Aspectos históricos e culturais da surdez e da deficiência auditiva;2. Classificação e etiologia da surdez e deficiência auditiva;3. Língua, identidade e cultura surda;4. A escolarização da pessoa surda;5. Ensino e aprendizagem do português como segunda língua para surdos;6. Políticas educacionais e surdez: legislação internacional e nacional;7. A Libras e a educação de surdos;8. Escolas bilíngues para surdos;9. Aspectos gerais e gramaticais da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS;10. Ensino de datilologia e Libras;11. Tradução e interpretação de Libras.
BRASIL. Decreto nº. 5626. Regulamenta a Lei nº. 10436, de 24 de abril de 2002, e o artigo 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília: SEESP/MEC, 2005. CAPOVILLA, Fernando César, Raphael, Walkiria Duarte: Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. USP, 2001.CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D.; MAURICIO, A. C. L. Novo Deit-LIBRAS: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS) baseado em Linguística e Neurociências cognitivas.-vol. 1 e 2 São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Inep: CNPq: Capes, 2009. NEPES/SC. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos.COSTA, Juliana Pellegrinelli Barbosa. A educação do surdo ontem e hoje: posição, sujeito e identidade. Campinas (SP): Mercado das Letras, 2010.FELIPE, T. A. LIBRAS em contexto: curso básico, livro do estudante cursista. Brasília: Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos, MEC; SEESP, 2001.FERNANDES, Eulalia. Linguagem e surdez. Porto Alegre: Artmed, 2003.FERREIRA-BRITO, L. Por uma gramática de língua de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da Língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009._____________. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a Libras. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.HONORA, Márcia, FRIZANCO, Mary Lopes. Livro Ilustrado da Língua Brasileira de Sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009._____________. Livro Ilustrado da Língua Brasileira de Sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010.LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Intérprete de Libras em atuação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Porto Alegre: Mediação, 2009. LODI, A. C. B., et all (org.). Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.LODI, A. C. B., et all (org.). Leitura e escrita. Porto Alegre: Mediação, 2006.QUADROS, Ronice. M.; KARNOPP, L.B. Língua de Sinais Brasileira – estudos linguísticos. Porto Alegre, RS.: Artmed, 2004.__________. (org.) Estudos Surdos I. Petrópolis, Rio de Janeiro: Arara Azul, 2006.__________. (org.) Estudos Surdos II. Petrópolis, Rio de Janeiro: Arara Azul, 2007.__________. (org.) Estudos Surdos III. Petrópolis, Rio de Janeiro: Arara Azul, 2008.__________. (org.) Estudos Surdos IV. Petrópolis, Rio de Janeiro: Arara Azul, 2009.REILY, Lucia Helena. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas (SP): Papirus, 2004.SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Dicionário Digital da Língua Brasileira de Sinais. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2000.SILVA, Ivani Rodrigues; et all. (org.) Cidadania, surdez e linguagem. São Paulo: Plexus Editora, 2003.SOFIATO, Cássia Geciauskas. O desafio da representação pictórica da língua de sinais brasileira. Campinas (SP): Unicamp, 2005, Dissertação de Mestrado.