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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0674 - Psicanálise, Infância e Educação
Psychoanalysis, Childhood and Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
. Introduzir o aluno ao manejo do raciocínio psicanalítico no âmbito das temáticas educativas relativas à infância.
. Possibilitar uma reflexão sobre os fundamentos da educação como conjunto de práticas discursivas produtor de subjetividade na infância.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
95532 - Leandro de Lajonquière
 
Programa Resumido
Elementos de psicanálise para uma reflexão no campo educativo voltada à infância que propicie a consideração da criança como um sujeito do desejo.
 
 
 
Programa
1. A Criança, o Desejo de Saber e a Psicanálise: a educação como filiação simbólica.
2. A Modernidade e o Estatuto do Discurso (Psico)Pedagógico Hegemônico: a educação impossível.
3. Para uma crítica das ilusões psicopedagógicas modernas: Dolto e Maud Mannoni.
4. Do Impossível na Educação à reorientação da ética própria a todo ato educativo
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aula expositiva tradicional (2 horas e 30 minutos)
2. Debate em sala de aula (1 hora e 30 minutos)
3. Plantão de dúvidas (extra classe) do professor e do monitor. Acompanhamento e supervisão da redação da resenha acadêmica.
4. Avaliação: Provas escritas individuais, sem consulta bibliográfica, a serem realizadas em sala de aula e redação (individual) de uma resenha acadêmica.
Critério
Duas provas escritas individuais, sem consulta bibliográfica, a serem realizadas em sala de aula em dias previamente agendados (uma prova intermediária e uma prova final). Redação de uma resenha acadêmica de obra selecionada. A nota final será a media entre a nota obtida na prova escrita final e a media entre as notas obtidas na prova parcial e na resenha.
Norma de Recuperação
.
 
Bibliografia
     
Bacha, M. N. (2002). A arte de formar. O feminino, o infantil e o epistemológico. Petrópolis: Vozes.

Banks-Leite, L. e Galvão, I. (2001) A Educação de um selvagem. SP: Cortez

Calligaris, C. (1994) "Três conselhos para a educação das crianças". In: calligaris, C. et alii. Educa-se uma criança ? Porto Alegre: Artes & Ofícios.

Cortez, M-C. C. de S. (1998) "A Sombra do Fracasso Escolar. A Psicologia e as Práticas Pedagógicas". Estilos da Clínica, n. 5, pp.63-83.

Dolto, F. (1994). Les chemins de l´éducation. Paris: Gallimard.

Freud, S. (1988) "Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar". In: Obras Psicológicas Completas, vol. XIII. Rio de Janeiro: Imago [1914]

Imbert, F. (2001). A questão da ética no campo educativo. Petrópolis: Vozes [1987].

Kupfer, M-C. (1997) Freud e a Educação. São Paulo: Scipione.

Kupfer, M-C. (2000). Educação para o futuro: psicanálise e educação. São Paulo: Escuta.

Lajonquière, L. de (1999). Infância e ilusão (psico)pedagógica. Petrópolis: Vozes.

Lajonquière, L. de (2006). “A psicanálise e o debate sobre o desaparecimento da infância”. Revista Educação & Realidade, v. 31, n. 1, UFRGS, pp. 89-106.

Lajonquière, L. de (2009). “Infância e Infanticídio”. Educação em Revista, v. 25, n. 1, UFMG, 2009.

Mannoni, M. (1978) Um Lugar para viver. Lisboa: Moraes [1976].

Mannoni, M. (1988) Educação impossível. Rio de Janeiro: Francisco Alves [1973].

Pereira, M. R. (2003). O avesso do modelo. Bons professores e a psicanálise. Petrópolis: Vozes.
 

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