. Introduzir o aluno ao manejo do raciocínio psicanalítico no âmbito das temáticas educativas relativas à infância. . Possibilitar uma reflexão sobre os fundamentos da educação como conjunto de práticas discursivas produtor de subjetividade na infância.
Elementos de psicanálise para uma reflexão no campo educativo voltada à infância que propicie a consideração da criança como um sujeito do desejo.
1. A Criança, o Desejo de Saber e a Psicanálise: a educação como filiação simbólica. 2. A Modernidade e o Estatuto do Discurso (Psico)Pedagógico Hegemônico: a educação impossível. 3. Para uma crítica das ilusões psicopedagógicas modernas: Dolto e Maud Mannoni. 4. Do Impossível na Educação à reorientação da ética própria a todo ato educativo
Bacha, M. N. (2002). A arte de formar. O feminino, o infantil e o epistemológico. Petrópolis: Vozes. Banks-Leite, L. e Galvão, I. (2001) A Educação de um selvagem. SP: Cortez Calligaris, C. (1994) "Três conselhos para a educação das crianças". In: calligaris, C. et alii. Educa-se uma criança ? Porto Alegre: Artes & Ofícios. Cortez, M-C. C. de S. (1998) "A Sombra do Fracasso Escolar. A Psicologia e as Práticas Pedagógicas". Estilos da Clínica, n. 5, pp.63-83. Dolto, F. (1994). Les chemins de l´éducation. Paris: Gallimard. Freud, S. (1988) "Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar". In: Obras Psicológicas Completas, vol. XIII. Rio de Janeiro: Imago [1914]Imbert, F. (2001). A questão da ética no campo educativo. Petrópolis: Vozes [1987].Kupfer, M-C. (1997) Freud e a Educação. São Paulo: Scipione.Kupfer, M-C. (2000). Educação para o futuro: psicanálise e educação. São Paulo: Escuta.Lajonquière, L. de (1999). Infância e ilusão (psico)pedagógica. Petrópolis: Vozes. Lajonquière, L. de (2006). “A psicanálise e o debate sobre o desaparecimento da infância”. Revista Educação & Realidade, v. 31, n. 1, UFRGS, pp. 89-106. Lajonquière, L. de (2009). “Infância e Infanticídio”. Educação em Revista, v. 25, n. 1, UFMG, 2009. Mannoni, M. (1978) Um Lugar para viver. Lisboa: Moraes [1976].Mannoni, M. (1988) Educação impossível. Rio de Janeiro: Francisco Alves [1973]. Pereira, M. R. (2003). O avesso do modelo. Bons professores e a psicanálise. Petrópolis: Vozes.