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Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0675 - História da Escrita e da Leitura na Escola Primária no Brasil
EDF0675 2 History of Reading and Writing in Primary School Education in Brazil

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
a) Discutir a constituição histórica da escola brasileira, tomada como local de produção de uma cultura e uma forma escolares; 
b) Refletir sobre a produção da leitura e da escrita como disciplinas escolares;
c) Discorrer sobre os diferentes métodos de alfabetização constituídos historicamente; e
d) Perceber a participação da mulher (professora e mãe) no universo letrado, como leitora e escritora.
 
 
 
Programa Resumido
O curso pretende abordar as discussões sobre o ensino da escrita e da leitura na escola primária brasileira e sua construção enquanto disciplinas escolares. Ao mesmo tempo, interessa-se em compreender a constituição histórica dos métodos de alfabetização. Nas duas vertentes, almeja problematizar a produção de saberes e práticas escolares do ensino elementar. Como destaque, faz uma pequena incursão sobre a participação da mulher (professora e mãe) no universo letrado, como leitora e escritora.
 
 
 
Programa
Unidade 1: Constituindo a escola pública primária no Brasil (1822-1875)
Construindo uma nação: a sociedade brasileira na primeira metade do séc. XIX
A difusão da escola e a profusão de métodos
O ensino da escrita e da leitura
Mulheres: Leitoras e escritoras

Unidade 2: O modelo escolar moderno (1880-1910)
Sociedade e cultura no fim do século XIX
A escola e a racionalização das práticas escolares
O ensino simultâneo e a aprendizagem da escrita e da leitura
Mulheres: Leitoras e escritoras

Unidade 3: Corrigindo o rumo: a escola nova (1920-1940)
As transformações sociais dos anos 1920
Higiene e eugenia: em busca do Brasil moderno
Métodos de ensino de escrita e leitura
Mulheres: Leitoras e escritoras
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva, trabalho em grupo, seminários, análise e discussão de textos, relatos, fotografias e obras literárias, além de atividades de pesquisa.
Critério
Participação em aulas – Realização de trabalhos – Participação de Seminário – Realização de atividades de pesquisa.
Norma de Recuperação
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Bibliografia
     
Alencastro, L. F.  “Vida privada e ordem privada no Império". In: ____. História da vida privada no Brasil. Império: a corte e a modernidade nacional. São Paulo: Cia. das letras: 1997, p. 11-94.
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Spencer, Da educação: intelectual, moral e física.
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Von Binzer, Ina. Os meus romanos. . Alegrias e tristeza de uma educadora alemã no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
 

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