- Introduzir o aluno numa temática central à filosofia da educação de Rousseau, a do "formar o homem ou o cidadão", educação privada ou educação pública- Permitir-lhe por esse meio se iniciar num debate de nossos tempos, aquele que vê uma contradição entre os interesses particulares (do indivíduo) e os interesses públicos (da comunidade e do Estado)- Propiciar ao aluno o contato com uma parte pouco conhecida da reflexão rousseuísta: os textos sobre a educação pública- Possibilitar ao aluno o acesso à técnica de leitura e análise de textos filosóficos - com sua argumentação e conceituação específicas - no campo da educação
O curso visa introduzir o aluno num problemática particular da filosofia da educação de Rousseau, vale dizer, a da educação privada e educação pública, ou, noutros termos, a do formar o homem ou o cidadão. Essa problemática se propõe ao pensador como um dilema, isto é, desde que as duas educações visam objetivos diferentes e até mesmo opostos, seria preciso que o educador optasse por uma das duas e não pretendesse realizar ambas. Tentaremos mostrar que apesar desse dilema, Rousseau vislumbra uma espécie de unificação e harmonização entre ambas as formas de educações que, no fundo, viria ao encontro da maior realização e felicidade humanas. Trata-se, portanto, de estudar o Emílio e os textos de educação pública a partir do recorte específico traçado.
1. A oposição educação privada/educação pública como expressão, no plano pedagógico, da contradição básica desse pensamento: natureza/sociedade2. A possibilidade vislumbrada de conciliação das duas educações: formar o homem e o cidadão na mesma pessoa3. O Emílio, proposta de educação privada, é também uma proposta de educação pública?a. A formação moral de Emíliob. A formação política de Emílioc. A formação religiosa de Emílio4. As características da educação pública destacadas nos textos em que é tratada explicita e deliberadamente5. Semelhanças e diferenças entre a educação privada e a educação pública
Textos de Rousseau:Rousseau, J.-J., Emílio ou Da educação, tradução de Roberto Leal Ferreira, São Paulo, Martins Fontes, 1995Rousseau, J.-J., Do Contrato Social, in: Os Pensadores, tradução de Lourdes Santos Machado, São Paulo, Abril, 1973, 1a edição Rousseau, J.-J., Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, in: Os Pensadores, tradução de Lourdes Santos Machado, São Paulo, Abril, 1973, 1a ediçãoRousseau, J.-J., Considerações sobre o Governo da Polônia e sua Reforma Projetada, tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes, São Paulo, Brasiliense, 1982Rousseau, J.-J., Discurso sobre a Economia Política, tradução de Maria Constança Peres Pissara, Petrópolis, Vozes, 1996Textos de Comentadores:Assmann, S.J., "Sobre a Política e a Pedagogia em Rousseau (É possível ser homem e cidadão?)", Perspectiva, 11, 1988Barros, R.S.M., "Meditação sobre Rousseau" in: Ensaios sobre Educação, São Paulo, Edusp/Grijalbo, 1971Fortes, L.R.S., Rousseau, o Bom Selvagem, São Paulo, FTD, 1989Grosrichard, A., "Educação e Política em Rousseau", Almanaque, 11, 1980 Morais, E.M., Os Paradoxos da Liberdade: Política e Pedagogia na Filosofia de Rousseau, dissertação de mestrado, FFLCH/USP, 1980 Nascimento, M.M., "Política e Pedagogia em Rousseau", Perspectiva, 11, 1988Nascimento, M.M., "O Contrato Social - Entre a Escala e o Programa", Discurso, 17, 1988