. Propiciar ao aluno o conhecimento introdutório da vasta reflexão psicanalítica sobre as vicissitudes e e impasses inerentes à clínica e à educação de crianças ditas com necesidades educativas especiais.. Possibilitar uma reflexão psicanalítica sobre os fundamentos da Educação, em particular, da Educação Especial.
"A partir das teses psicanalíticas sobre o tempo da infância como momento constitutivo da sibjetividade, pretende-se reconsiderar o algoritmo psicológico desenvolvimentista que amarra o discurso pedagógico em torno da dita educação especial. Assim, sendo espare-se poder contribuir sobre o debate atual em torno das vicissitudes e impasses experimentados na inclusão escolar de crianças com necessidades educativas especiais".
A Psicanálise, a constituição subjetiva e o tempo da infância.. Até que ponto poder-se-ia falar em "crianças com necesidades educativas especiais" ?. O pionerismo do Dr. Jean Itard e a Educação Especial de uma Criança Selvagem. . A Ecole de Bonneuil e a reflexão de Maud Mannoni: a ruptura com o paradigma da (psico)necesidade. . Reflexões e Experiências clínicas e educativas no campo da infância problemática: o exemplo da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida do IPUSP. . Vicissitudes e impasses na chamada inclusão escolar.
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