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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0682 - Educação e Infância Problemática: Elementos de Psicanálise e Educação Especial
EDF0682 1 Education and Problem Children: Elements of Psychoanalysis and Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2003 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
. Propiciar ao aluno o conhecimento introdutório da vasta reflexão psicanalítica sobre as vicissitudes e e impasses inerentes à clínica e à educação de crianças ditas com necesidades educativas especiais.
. Possibilitar uma reflexão psicanalítica sobre os fundamentos da Educação, em particular, da Educação Especial.
 
 
 
Programa Resumido
"A partir das teses psicanalíticas sobre o tempo da infância como momento  constitutivo da sibjetividade, pretende-se reconsiderar o algoritmo psicológico desenvolvimentista que amarra o discurso pedagógico em torno da dita educação especial. Assim, sendo espare-se poder contribuir sobre o debate atual em torno das vicissitudes e impasses experimentados na inclusão escolar de crianças com necessidades educativas especiais". 
 
 
 
Programa
A Psicanálise, a constituição subjetiva e o tempo da infância.
. Até que ponto poder-se-ia falar em "crianças com necesidades educativas especiais" ?
. O pionerismo do Dr. Jean Itard e a Educação Especial de uma Criança Selvagem.
. A Ecole de Bonneuil e a reflexão de Maud Mannoni: a ruptura com o paradigma da (psico)necesidade.
. Reflexões e Experiências clínicas e educativas no campo da infância problemática: o exemplo da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida do IPUSP.
. Vicissitudes e impasses na chamada inclusão escolar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e plantão docente de atenção aos alunos. Possibilidade de frequentar as diversas atividades acadêmicas e de divulgação científicas organizadas pelo LEPSI IP/FE - USP. Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância.
Critério
Realização de provas escritas, individuais e sem consulta bibliográfica, em sala de aula.
Norma de Recuperação
Realização de prova escrita individual e sem consulta bibliográfica sobre a totalidade dos conteúdos deste programa. A data será fixada atendendo o prazo máximo estabelecido pelo calendário escolar em vigor com vistas a possibilitar que o aluno disponha a maior quantidade de tempo possível para "recuperar" pedagogicamente os conteúdos programáticos. Haverá plantão de dúvidas especiais para dar suporte aos alunos nos estudos.
 
Bibliografia
     
BANKS-LEITE, L. & GALVÃO, I. (orgs.) (2000). - A Educação de um selvagem: as experiências pedagógicas de Jean Itard. São Paulo: Cortez.
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MANNONI, M. (1995). - A criança retardada e a mãe. São Paulo: Martins Fontes.
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MAZZOTTA, M.J.S. & SOUZA, S.M.Z.L. (2000). - Inclusão escolar e educação especial:
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VORCARO, A. (1999a). - Crianças na psicanálise: clínica, instituição, laço social. Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

 

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