- Compreensão do conceito de transversalidade na educação;- O estudo e a aplicação de metodologias de ensino que instrumentalizem alunos e alunas para uma ação pedagógica que integre os conteúdos escolares tradicionais (ex: matemática, língua, história, geografia e ciências), aos conteúdos mais voltados para o cotidiano das pessoas (ex: a ética, a sexualidade, o meio ambiente, a diversidade e os sentimentos);- Incorporação de temas como: ética, sexualidade, meio ambiente e os sentimentos ao projeto pedagógico escolar; - Instrumentalização dos alunos para a construção de uma escola de qualidade; - O planejamento escolar empregando a metáfora de "rede".
Este curso objetiva estudar o conceito de transversalidade na educação, dentro da concepção de que conteúdos como a ética, a sexualidade, o meio ambiente e os sentimentos devem constituir o eixo vertebrador da estrutura curricular das escolas brasileiras. Esta mudança na orientação da organização escolar passa pela construção de novas formas de se conceber tanto as relações interpessoais quanto as institucionais, e buscam a construção de uma escola inclusiva, pautada nos princípios da justiça e da democracia, e voltada para os interesses cotidianos da maioria da população. Elaborado de forma interdisciplinar, o curso contará com a participação de vários docentes que abordarão os temas propostos e conceitos para a construção de uma escola de qualidade. A unidade do curso será obtida no estudo e na aplicação de metodologias de ensino que instrumentalizem os profs. para uma ação pedagógica que integre os conteúdos esc. tradic. aos conteúdos mais voltados para o cotidiano das pessoas
Este curso objetiva estudar o conceito de transversalidade na educação, dentro da concepção de que conteúdos como a ética, a sexualidade, o meio ambiente e os sentimentos devem constituir o eixo vertebrador da estrutura curricular das escolas brasileiras. Esta mudança na orientação da organização escolar passa pela construção de novas formas de se conceber tanto as relações interpessoais quanto as institucionais, e buscam a construção de uma escola inclusiva, pautada nos princípios da justiça e da democracia, e voltada para os interesses cotidianos da maioria da população. Elaborado de forma interdisciplinar, o curso contará com a participação de vários docentes que abordarão os temas propostos e conceitos para a construção de uma escola de qualidade. A unidade do curso será obtida no estudo e na aplicação de metodologias de ensino que instrumentalizem os profs. para uma ação pedagógica que integre os conteúdos esc. tradic. aos conteúdos mais voltados para o cotidiano das pessoas.
Bibliografia Básica: ALCALDE, A. I. et al. (2006). Transformando la escuela: comunidades de aprendizaje. Barcelona: editorial Graó. ALVES, R. (2004) Aprendiz de mim: Um bairro que virou escola. Campinas: Editora Papirus. ARANTES, V. A. (org); GHANEM, E.; TRILLA, J. (2008) Educação formal e não-formal: Pontos e Contrapontos. São Paulo: Summus.ARANTES, V. A. (org); ARAÚJO, U.F.; PUIG, J. M. (2007) Educação e valores: Pontos e Contrapontos. São Paulo: Summus.ARANTES, V. A. (2003). Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus. ARAÚJO, U. F. & AQUINO, Júlio G. (2001). Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal. São Paulo, Moderna.ARAUJO, U. F. (2003) Temas Transversais e a estratégia de projetos. São Paulo: Moderna. ARAUJO, U. F. & SASTRE, G. (2009). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus. BENEVIDES, M. V. (2004). Cidadania e Direitos Humanos. In: CARVALHO, J. S. F. (org). Educação, Cidadania e Direitos Humanos. Petrópolis: Vozes. BUSQUETS, M.D. et al (1997). Temas transversais em educação. São Paulo, Ática. CAMARGO, A. M. & RIBEIRO, C. M. (2000). Sexualidade(s) e Infância(s): a sexualidade como tema transversal. São Paulo, Editora Moderna e Editora da Unicamp.DUBET, F. (2006). La escuela de las oportunidades. Qué es una escuela justa? Barcelona: Gedisa. ESTEVE, J. (2004). A terceira revolução educativa. São Paulo: Moderna. MARTÍN, X. (2003). Tutoria: técnicas, recursos y atividades. Barcelona: Alianza. MEC (2003). Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na comunidade. Brasília: SEB/MEC. MEC (2007). Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na comunidade. Brasília: SEB/MEC. MONTEIRO, A. & POMPEO, G. (2001). A matemática e os temas transversais. São Paulo, Moderna.MORENO, M. et al (2000). Falemos de sentimentos: a afetividade como um tema transversal. São Pulo, Moderna.PUIG, Josep M. (1998). Ética e Valores: métodos para um ensino transversal. São Paulo, Casa do Psicólogo. PUIG, J. et al (2000). Democracia e participação escolar: propostas de atividades. São Paulo, Moderna.PUIG, J. M. (2004) Práticas morais: uma aproximação sociocultural `a educação moral. São Paulo: Moderna. PUIG, J. M. (2007). Competencia en autonomia e iniciativa personal. Barcelona: Alianza. SASTRE, G. & MORENO, M. (2002). Resolução de conflitos e aprendizagem emocional: gênero e transversalidade. São Paulo: Moderna. TORRES, R. (2005). Comunidad de aprendizaje. In: MEDEIROS, B. & GALIANO, M. Barrio-escuela: movilizando el potencial educativo de la comunidad. São Paulo: Fundação Abrinq. UNICEF, Cidade Escola Aprendiz. ÚCAR, X. & BERÑE, A. L. (coords). (2006). Miradas y diálogos en torno a la acción comunitária. Barcelona: Editora Graó. ZABALA, A. & ARNAU, L. (2008). Cómo aprender y enseñar competencias. Barcelona: Graó.