Considerando a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva de Educação Inclusiva e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, pretende-se: a) constituir um panorama histórico do conceito de deficiência intelectual, considerando criticamente seus efeitos para as políticas atuais de Educação, Saúde, Justiça e Assistência Social, voltadas a esse setor da população; b) refletir sobre o protagonismo das pessoas com deficiência intelectual na produção acadêmica e na proposição das políticas públicas de Educação; c) conhecer propostas vigentes para o atendimento educacional especializado para as pessoas com deficiência intelectual.
- Revisão dos aspectos legais da Educação Especial brasileira. - História do conceito de deficiência intelectual. - Políticas públicas de Educação, Saúde, Assistência Social e Justiça e o atendimento das pessoas com deficiência intelectual. - Lei Brasileira de inclusão da pessoa com deficiência e o conceito de decisão apoiada; - Experiências de oferta de atendimento educacional especializado a pessoas com deficiência intelectual. - A prática como componente curricular será desenvolvida a partir de: * Pesquisas bibliográficas que subsidiarão os debates sobre o atendimento educacional especializado; * Pesquisas sobre movimentos sociais de pessoas com deficiência intelectual no Brasil e em outros países; * Análise crítica de filmes sobre pessoas com deficiência intelectual.
1- Educação Especial: conceitos e princípios fundamentais 2- Deficiência intelectual: aspectos conceituais 3- Políticas sociais e a garantia de direitos das pessoas com deficiência intelectual – Educação, Saúde, Assistência Social e Justiça 4- Atendimento Educacional do púbico-alvo da Educação Especial – deficiência intelectual: inclusão/ exclusão, integração/ segregação 5- Considerações sobre currículo – adaptação e flexibilização curriculares 6- Abordagens e tendências quanto às diferentes práticas para o desenvolvimento da escolarização da pessoa com deficiência intelectual.
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