Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0686 - A Escrita no Ensino Fundamental: das Letras aos Textos
EDF0686 1 Writing in Primary Education: from Letters to Texts

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2004 Desativação:

Objetivos
11. Objetivos:
· Refletir sobre o papel da língua escrita no processo educativo e no projeto pedagógico.
· Compreender os processos cognitivos envolvidos na alfabetização e na pós alfabetização.
· Estudar o desenvolvimento da produção textual na infância a partir de condicionantes sociais, políticas, psicológicos e pedagógicos.
· Aprofundar a compreensão das relações entre a teoria (língua escrita enquanto temática interdisciplinar de estudo) e a prática pedagógica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2088562 - Silvia de Mattos Gasparian Colello
 
Programa Resumido
12. Ementa (programa resumido):
Em uma iniciativa para aprofundar a compreensão do papel da língua escrita na escola e ainda fundamentar as práticas pedagógicas relativas à alfabetização e pós alfabetização, a disciplina pretende considerar as diferentes concepções de escrita e os os fatores interferentes no processo de aprendizagem, buscando, em ambos os eixos de abordagem, as implicações educativas (planejamento e prática pedagógica).
 
 
 
Programa
13. Conteúdo (programa):
· As diferentes concepções da língua escrita e suas implicações para a prática pedagógica.
· Alfabetização e letramento: conceitos, competências e implicações pedagógicas.
· Alfabetização enquanto construção cognitiva
· Fatores condicionantes no processo de aprendizagem da língua escrita.
· O desenvolvimento da produção textual na infância em diferentes gêneros textuais
· Os desafios da Prática Pedagógica no ensino da língua escrita
 
 
 
Avaliação
     
Método
15. Métodos utilizados:
· Aulas expositivas
· Apresentação de vídeos
· Estudos de caso
· Seminários e debates
· Orientação de trabalhos
Critério
16. Critérios de avaliação de aprendizagem:
· Avaliação dos trabalhos apresentados
· Prova individual dissertativa
Norma de Recuperação
17. Normas de recuperação (critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos):
Elaboração ou reelaboração de trabalho a partir de leituras, abordagens e critérios propostos (datas para entrega e correção conforme calendário da USP e da CG da FEUSP).
 
Bibliografia
     
21. Bibliografia Básica:
COLELLO, S., "Alfabetización: del Concepto a la Práctica Pedagógica" In Videtur- Letras 4, Instituto de Filosofia de Cuba/ FEUSP/ Escola de Escritores Projeto Literário Mosaico, São Paulo/La Habana, 2001 pp.7-12
_____________ Alfabetização em Questão, São Paulo, Graal, 1995.
_____________ Redação Infantil: tendências e possibilidades, Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
FERREIRO, E. Cultura Escrita e Educação, Porto Alegre, Artes Médicas, 2001.
____________ Passado e Presente dos Verbos Ler e Escrever, São Paulo, Cortez, 2002.
GERALDI, W., Portos de Passagem, São Paulo, Martins Fontes, 1993.
GERALDI, W. e CITELLI, B. (org), Aprender e Ensinar com Textos de Alunos, São Paulo, Cortez, 1997.
GOODMAN, Y. (org) Como as Crianças Constroem a Leitura e a Escrita, Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.
KAUFMAN A M. e RODRIGUES M. E., Escola, Leitura e Produção de Textos, Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.
KLEIMAN, A (org) Os Significados do Letramento, Campinas, Mercado das Letras, 1995.
___________ Texto e Leitor - Aspectos Cognitivos da Leitura, Campinas, Pontes, 2002.
LOPES-ROSSI, M. A. (org) Gêneros Discursivos no Ensino de Leitura e Produção de Textos, Taubaté, Cabral, 2002.
MARCUSCHI, L.A. Da Fala para a Escrita - Atividades de Retextualização, São Paulo, Cortez, 2001.
MATENCIO, M. L. Leitura e Produção de Textos na Escola, Campinas, Autores Associados/ Mercado das Letras, 1994.
Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Portuguesa vol 2, MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, 1997.
SMOLKA. A., A Criança na Fase Inicial da Escrita - Alfabetização como Processo Discursivo, São Paulo/Campinas, Cortez/UNICAMP, 1999.
SOARES, M. Letramento - um tema em três gêneros, Belo Horizonte, Autêntica, 1998.
TEBEROSKY, A . Aprendendo a Escrever - Perspectivas Psicológicas e Implicações Educacionais, São Paulo, Ática, 1995.
TEBEROSKY, A. & TOLCHINSKY, L., Além da Alfabetização - A Aprendizagem Fonológica, Ortográfica, Textual e Matemática, São Paulo, Atica, 1996.
TOLCHINSKY, L. Aprendizagem da Língua Escrita - Processos Evolutivos e Implicações Didáticas, São Paulo, Ática, 1995.
ZACCUR, E. (org), A Magia da Linguagem, Rio de Janeiro, DP & ASEPE, 1999
 

Clique para consultar os requisitos para EDF0686

Clique para consultar o oferecimento para EDF0686

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP