11. Objetivos:Analisar os estudos sobre a formação das identidades na atualidade e o seu impacto no ambiente escolar. Discutir a relação sujeito- poder e como esta produção se expressa nos movimentos sociais, na luta por direitos humanos, transformando as relações da escola.
12. Ementa (programa resumido):Trata-se de discutir as questões que permeiam o cotidiano escolar sob a óptica da formação dos sujeitos em suas relações de poder. Qual é o lugar do professor, como autoridade? Quais são as relações entre força/ poder, poder e segredo? Como estas relações aparecem, de forma tensa, no cotidiano escolar? Como ocorrem os novos agrupamentos no interior da escola em função das identidades por gênero, estilo, raça, religião, orientação sexual? A partir destas reflexões podemos começar a qualificar as tentativas que estão acontecendo de transformação do cotidiano escolar incorporando novos interlocutores e tendendo à construção de uma gestão do poder compartilhada. O tema da comunidade ressurge, como um interlocutor importante. Novamente nos perguntaremos: o que é comunidade? Existe "comunidade"? Abordaremos o conceito de comunidade de experiência compartilhada, relacionando-se com os movimentos sociais e com a temática dos direitos humanos.
13. Conteúdo (programa):- Estudar o sujeito, estudar o poder.- Individualidade, estilo.- Infância e escolaridade- Comunidade: uma antiga e uma novíssima discussão.- Os novos movimentos sociais e o retorno de antigos problemas.- Os desafios atuais da educação escolar
21. Bibliografia Básica:ARENDT, Hannah. "Da violência". Crises da República.São Paulo, Editora Perspectiva, 1973._______________Totalitarismo, o paroxismo do poder. Rio de Janeiro, Editora Documentário, 1979.BAUMAN, Zygmunt. Em busca da política Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2000._________________ Modernidade líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2001.BENEVIDES, Maria Victoria. "Cidadania e Direitos Humanos". Cadernos de Pesquisa - Fundação Carlos Chagas. São Paulo, n.104, julho de 1998.CANETTI, Elias. Massa e Poder.São Paulo, Editora Melhoramentos/UNB, 1983.COSTA, Jurandir Freire. Ordem médica e norma familiar. Rio, Grahal, 1990.DALLARI, Dalmo de Abreu. "Direitos Humanos no Brasil: uma conquista difícil". Pesquisas. 50 anos da declaração universal dos direitos humanos. Konrad Adenauer Stiftung. Centro de Estudos, Brasil, 1998.FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis, Vozes, 1984.________________ Microfísica do Poder, Rio de Janeiro, Graal, 1985.________________História da Sexualidade. I, A Vontade de Saber. 1980, Rio de Janeiro, Graal.________________"Frente a los gobiernos, los derechos humanos". La vida de los hombres infames. Ensayos sobre desviación y dominación. Madrid, Altamira/Nordan, s/d_______________ Em defesa da sociedade. São Paulo, Martins Fontes, 2002.GIDDENS, Anthony. Conseqüências da modernidade. São Paulo, Ed. da UNESP, 1991KRIEKEN, Robert van. "A organização da alma: Elias e Foucault sobre a disciplina e o eu". In Plural, Sociologia-USP, 3, 1996.HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. São Paulo, DP&A editora, 2001MARTINS, José de Souza. A Sociabilidade do Homem Simples. São Paulo, Hucitec, 2000.NESTROVSKI, A; SELIGMANN-SILVA, M. (orgs.) Catástrofe e representação. São Paulo, Ed. Escuta, 2000.PERROT, Michelle. "Figuras e papéis". História da Vida privada. Da revolução Francesa à Primeira Guerra. 4. São Paulo, Cia. Das Letras, 1995.______________ Os Excluídos da História. Operários, Mulheres, Prisioneiros. São Paulo, Paz e Terra, 1988.POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro, Graphia, 1990.RABINOW, P; DREYFUS, H., Michel Foucault. Uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1995.REDE DE OBSERVATÓRIOS DE DIREITOS HUMANOS. Relatório de Cidadania I, II e III. São Paulo, NEV-USP, SNDH-Ministério da Justiça, Instituto Sou da Paz. RIBEIRO, Renato Janine. A democracia. Folha Explica, São Paulo, Publifolha, 2001SCHILLING, Flávia. "Ética, promessas". Anais do III Colóquio do Lepsi. São Paulo, IP/FE, 2002. SINGER, Helena. República de Crianças. Sobre práticas escolares de resistência. São Paulo, Hucitec/Fapesp, 1997.SOUSA SANTOS, Boaventura. "O Norte, o Sul e a Utopia". Pela Mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade. São Paulo, Cortez Editora, 1995.________________________A crítica da razão indolente. Contra o desperdício da experiência. São Paulo, Cortez Editora, 2001. SPÓSITO, Marília. "Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil". Educação e Pesquisa, São Paulo, v.27, n.1, jan/jun.2001.TEIXEIRA, Beatriz de Basto. Por uma escola democrática: colegiado, currículo e comunidade. Tese de Doutorado. FE/USP, 2000.WACQUANT, Loïc. " O retorno do recalcado: violência urbana, "raça" e dualização em três sociedades avançadas". In Wacquant, L. Os condenados da cidade. Rio de Janeiro, Ed. Revan/UFRJ-FASE, 2001 ( ver a edição com revisão geral e editoração de Claudio Cesar Santoro)._____________ As prisões da miséria. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2001