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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0687 - Educação e Atualidade - a Questão do Sujeito
EDF0687 1 Education and the Present - the Issue of the Subject

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2004 Desativação:

Objetivos
11. Objetivos:
Analisar os estudos sobre a formação das identidades na atualidade e o seu impacto no ambiente escolar. Discutir a relação sujeito- poder e como esta produção se expressa nos movimentos sociais, na luta por direitos humanos, transformando as relações da escola.

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
854563 - Flavia Ines Schilling
92852 - José Sergio Fonseca de Carvalho
 
Programa Resumido
12. Ementa (programa resumido):
Trata-se de discutir as questões que permeiam o cotidiano escolar sob a óptica da formação dos sujeitos em suas relações de poder. Qual é o lugar do professor, como autoridade? Quais são as relações entre força/ poder, poder e segredo? Como estas relações aparecem, de forma tensa, no cotidiano escolar? Como ocorrem os novos agrupamentos no interior da escola em função das identidades por gênero, estilo, raça, religião, orientação sexual? A partir destas reflexões podemos começar a qualificar as tentativas que estão acontecendo de transformação do cotidiano escolar incorporando novos interlocutores e tendendo à construção de uma gestão do poder compartilhada. O tema da comunidade ressurge, como um interlocutor importante. Novamente nos perguntaremos: o que é comunidade? Existe "comunidade"? Abordaremos o conceito de comunidade de experiência compartilhada, relacionando-se com os movimentos sociais e com a temática dos direitos humanos.
 
 
 
Programa
13. Conteúdo (programa):
- Estudar o sujeito, estudar o poder.
- Individualidade, estilo.
- Infância e escolaridade
- Comunidade: uma antiga e uma novíssima discussão.
- Os novos movimentos sociais e o retorno de antigos problemas.
- Os desafios atuais da educação escolar

 
 
 
Avaliação
     
Método
15. Métodos utilizados:
Aulas expositivas; discussão de materiais áudio-visuais, estudos de casos.

Critério
16. Critérios de avaliação de aprendizagem:
Participação em sala de aula
Leitura dos textos
Trabalho final

Norma de Recuperação
17. Normas de recuperação (critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos):
Elaboração de sínteses dos textos discutidos; reformulação do trabalho final com datas para entrega e correção conforme calendário da USP e da CG da FEUSP.
 
Bibliografia
     
21. Bibliografia Básica:
AGAMBEN, Giorgio. “O que é o contemporâneo?”. In:___. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.
ARENDT, Hannah. "Da violência". Crises da República.São Paulo, Editora Perspectiva, 1973.
___. Totalitarismo, o paroxismo do poder. Rio de Janeiro, Editora Documentário, 1979.
___. Entre o passado e o futuro. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1972
BAUMAN, Zygmunt. Em busca da política Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2000.
___. Modernidade líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Comunidade. A busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003
CASTEL, Robert. “As armadilhas da exclusão”.Desigualdade e a questão social. Castel, R; Wanderley, L.E; Wanderley-Belfiore, M. São Paulo, EDUC, 1997.
CERTEAU, Michel de. A cultura no plural. Campinas, Papirus, 1995.
DUSCHATZKY, Silvia; SKLIAR, Carlos. “O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação”. LARROSA, J.;SKLIAR,C. Habitantes de Babel. Políticas e Poéticas da diferença. Belo Horizonte, Autêntica,2001.
ELIAS, Norbert & SCOTSON, J.L. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro, Zahar, 2000.
___. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1994.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis, Vozes, 1984.
___. Microfísica do Poder, Rio de Janeiro, Graal, 1985.
___.História da Sexualidade. I, A Vontade de Saber. Rio de Janeiro, Graal,1980.
___. Em defesa da sociedade. São Paulo, Martins Fontes, 2002.
___. O sujeito e o poder. In: RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. São Paulo, Forense Universitária, 1995. Disponível em: http://jornalista.tripod.com/teoriapolitica/3.html
GIDDENS, Anthony. Consequências da modernidade. São Paulo, Ed. da UNESP, 1991.
GREEN, Bill; BIGUM, Chris. “Alienígenas na sala de aula”. In SILVA, Tomás Tadeu da. (org.) Alienígenas na sala de aula. Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, Ed. Vozes, 1995.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. São Paulo, DP&A editora, 2001
___. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Disponível em: http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&id=117:a-centralidade-da-cultura-notas-sobre-as-revolucoes-culturais-do-nosso-tempo&catid=8:multiculturalismo&Itemid=19
KRIEKEN, Robert van. "A organização da alma: Elias e Foucault sobre a disciplina e o eu". In Plural, Sociologia-USP, 3, 1996.
LARROSA, J.;SKLIAR,C. Habitantes de Babel. Políticas e Poéticas da diferença. Belo Horizonte, Autêntica,2001.
LENOIR, Remi. “Objeto sociológico e problema social”. Iniciação à prática sociológica. São Paulo, Ed. Vozes, 1998.
MARTINS, José de Souza. A Sociabilidade do Homem Simples. São Paulo, Hucitec, 2000.
PERROT, Michelle. "Figuras e papéis". História da Vida privada. Da revolução Francesa à Primeira Guerra. 4. São Paulo, Cia. Das Letras, 1995.
___. Os Excluídos da História. Operários, Mulheres, Prisioneiros. São Paulo, Paz e Terra, 1988.
POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro, Graphia, 1990.
RABINOW, P; DREYFUS, H., Michel Foucault. Uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1995.
ROSE, Nikolas. “Governando a alma: a formação do eu privado”. In: SILVA, Tomas Tadeu da (org.). Liberdades reguladas. Petrópolis: Vozes, 1988, p.30-45. Disponível em: http://stoa.usp.br/brunafavaro/files/1822/11268/Rose,+Nikolas.+Governando+a+alma.pdf
SENNETT, Richard. A corrosão do caráter. Consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro, Record, 2003.
___________“A comunidade se torna incivilizada”. In SENNETT, R. O declínio do homem público. As tiranias da intimidade. São Paulo, Cia. Das Letras, 1988.
SKLIAR, Carlos. Alteridades y pedagogías...Y si el otro no estuviera ahí?. In: Educação e Sociedade – Dossiê ”Diferenças”. Revista Quadrimestral de Ciência da Educação. Vol. 23 N.79, ano XXIII, Agosto de 2002. Campinas, CEDES, UNICAMP, 2002. Disponível em : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=es
WACQUANT, Loïc. " O retorno do recalcado: violência urbana, "raça" e dualização em três sociedades avançadas". In Wacquant, L. Os condenados da cidade. Rio de Janeiro, Ed. Revan/UFRJ-FASE, 2001
___. As prisões da miséria. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2001.
 

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