Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0690 - Psicologia e Educação: Uma Abordagem do Cotidiano Escolar
EDF0690 2 Psychology and Education: An Everyday School Approach

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
O principal objetivo do curso é o de apresentar aos alunos o percurso teórico (e histórico) empreendido por alguns psicólogos e educadores ao tomarem a escola - suas práticas e seus processos- como principais objetos de investigação. Tem também como objetivos: 1) analisar criticamente os temas fundamentais da Psicologia Escolar e suas contribuições para a atuação do pedagogo e do professor;2) conceber a realidade educacional e as relações de ensino-aprendizagem enquanto processos complexos e multideterminados. Ou seja, propiciar a construção de uma visão crítica sobre as concepções simplistas, homogêneas e reducionistas sobre os aspectos condicionantes das relações escolares e seus resultados;3) propiciar ao aluno a compreensão das relações e dos processos que se desenvolvem no cotidiano escolar enquanto lugar onde se dão os processos de desenvolvimento psicossocial., de ensino e de aprendizagem objetivando seu próprio desenvolvimento profissional bem como a aprendizagem e o desenvolvimento de seus alunos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
53712 - Denise Trento Rebello de Souza
 
Programa Resumido
O curso propõe-se a apresentar aos alunos o percurso teórico (e histórico) empreendido por alguns psicólogos e educadores ao tomarem a escola - suas práticas e seus processos- como principais objetos de investigação. Para tanto, apresenta, brevemente, a história da psicologia, especialmente a psicologia escolar, a partir da análise crítica de seus modelos de atuação. Em seguida introduz elementos conceituais sobre a perspectiva etnográfica enquanto ferramenta teórico-metodológica para a compreensão dos fenômenos que se desenvolvem no cotidiano escolar e apresenta relatos de pesquisa que tomaram como objeto de estudo alguns dos temas centrais da escola contemporânea, dentre os quais destacam-se: indisciplina, fracasso e sucesso escolar e formação docente
 
 
 
Programa
I- Breve história da Psicologia escolar e seus modelos de atuaçãoII-A questão do fracasso escolar: explicações tradicionais e sua superaçãoa. Ampliação do sistema educacional e a questão do fracasso escolarb. Causas do fracasso escolar: história e críticas das explicações tradicionais (a partir dos anos 40 até os dias atuais) III- Psicologia, Educação e a Abordagem do Cotidiano Escolar1. Etnografia e abordagem da vida cotidiana: fundamentosa)Por que construir um novo objeto de estudo? b) Perspectiva etnográfica aplicada a Educação c) Preconceitos e Estereótipos sociais e sua presença na vida social e na vida escolar2)Algumas contribuições da Psicologia à Educação a partir de estudos etnográficos sobre vida escolar cotidiana contemporânea3) A formação contínua de professores: as estratégias tradicionais e novas tendênciasa) A preocupação com o aperfeiçoamento docente: um pouco da históriab) Estratégias comumente utilizadas: uma avaliação crítica.c) O aperfeiçoamento de professores: questão individual ou institucional?
 
 
 
Avaliação
     
Método
Frequência às aulas, às discussões e à elaboração de exercícios em classe; elaboração de resenhas e projeto de estágio; realização do estágio em escolas e instituições de ensino, exposição oral das atividades de estágio e entrega de relatório escrito do estágio.
Critério
Obtenção de nota mínima para aprovação: nas resenhas, no relatório de estágio, na exposição oral do estágio e no relatório final.
Norma de Recuperação
O(a) aluno (a) deverá refazer o(s) trabalho (s) em que não atingiu resultado satisfatório para aprovação.
 
Bibliografia
     
AZANHA, J. M. P. Comentários sobre a formação de professores em São Paulo. IN: Formação de Professores. UNESP, 1994.
BLEGER, J. A entrevista psicológica e seu emprego no diagnóstico e na investigação. A entrevista psicológica e seu emprego no diagnóstico e na investigação. IN: ________. Temas de Psicologia. São Paulo, Martins Fontes, 1980.
BRANDÃO, Z. Entre questionários e entrevistas. IN: NOGUEIRA, M.A. ROMANELLI, G. e ZAGO, N. (orgs) Família e Escola. Petrópolis, Ed. Vozes.
BUENO, B. e SOUZA, D.T. R. Elsie Rockwell: por uma antropologia histórica. Educação. Autores e Tendências, São Paulo, n. 4, p. 76-90, 2009.
CARDOSO, Ofélia Boisson. O problema da repetência na escola primária. Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, 13, (35), 74-88, 1949.
CANDAU, V.M. F. Formação continuada de professores: tendências atuais. IN: Reali, A. M.M.R. e Mizukami, M.G. N. (orgs) Formação de Professores: tendências atuais. Edufscar, São Carlos, 2001.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre. Artmed, 2007.
FRELLER, C.C. Histórias de indisciplina escolar: o trabalho de um psicólogo numa perspectiva Winnicottiana. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2001.
HELLER, A. A. O cotidiano e a História. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1985.
HELLER, A. Sociología de la Vida Cotidiana. Barcelona. Ediciones Península. 1987.
PATTO, M H. S. Para uma crítica da razão psicométrica. Psicologia USP, vol. 08, nº 1, 1997, p. 47-62.
___________Produção do Fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1999.
POPPOVIC, A.M..Atitudes e cognição do marginalizado cultural. RevistaBrasileira de Estudos Pedagógicos, 57 (126), 244-254, 1972
ROCKWELL, E. Ezpeleta, J. Pesquisa participante, São Paulo, Ed. Cortez.
ROCKWELL, E. La experiência etnográfica. História y cultura em los procesos educativos. Buenos Aires, Paidós. 2010.
MACHADO, A. Souza, M. (org) Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo, Casa do Psicólogo. 2002
SOUZA, D.T. R. Formação continuada de professores e fracasso escolar: problematizando o argumento da incompetência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, no 3, 2006.
________Entendendo um pouco mais sobre o sucesso (e fracasso) escolar: ou sobre os acordos de trabalho entre professores e alunos, IN: Autoridade e Autonomia na escola. São Paulo, Summus, pp 115 -129
_________A formação contínua de professores como estratégia fundamental para a melhoria da qualidade do ensino: uma reflexão crítica. IN: Psicologia, Educação e as Temáticas da Vida Contemporânea. São Paulo, Ed. Moderna, 2002.
ZAGO, Nadir. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na experiência prática. IN: Zago, N. Carvalho, M.P. Vilela, R. A. (orgs) Itinerários de pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para EDF0690

Clique para consultar o oferecimento para EDF0690

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP