Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0691 - Construindo Um Projeto de Pesquisa na Área da Educação - Questões Epistemológicas e Práticas
EDF0691 1 Building a Research Project in the Education Area – Epistemological Issues and Practices

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo instrumentalizar o aluno com métodos e técnicas de pesquisa na área da Educação. Tem como propósito auxiliar o estudante de Pedagogia a construir o olhar crítico da prática de educador a partir da perspectiva da produção do conhecimento científico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2197032 - Fabiana Augusta Alves Jardim
3318931 - Felipe de Souza Tarabola
5729040 - Kimi Aparecida Tomizaki
1199780 - Maria da Graca Jacintho Setton
 
Programa Resumido
Há muito sabemos o quanto é importante, no processo de formação dos profissionais da Educação, associar a prática educativa com a prática da investigação teórica-empírica. Neste sentido, a disciplina ora proposta oferece a oportunidade de trazer aos alunos um espaço para se construir esta articulação. A disciplina propõe oferecer um exercício intelectual coletivo a fim de organizar, mesmo que parcialmente, o material reflexivo adquirido nas disciplinas anteriormente cursadas com a perspectiva de utiliza-lo na produção de conhecimento na área de atuação ou de interesse do aluno. Voltada para os estudantes do terceiro e quarto ano de Pedagogia, a disciplina visa oferecer leituras e orientação sobre metodologia, problematização e construção problemas e/ou objetos de pesquisa a fim de subsidia-lo em futuras inserções no campo da investigação científica.
 
 
 
Programa
1 - A especificidade da pesquisa científica nas ciências humanas 2 - Pesquisa científica na área da Educação3 - O habitus, a prática e o compromisso do pesquisador4 - A construção do objeto de pesquisa4.1 - Questões epistemológicas - teoria e prática - relações sujeito da investigação e objeto pesquisado.4.2 - Questões epistemológicas - teoria e técnicas de investigação articulações entre objeto e técnicas de pesquisa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso privilegiará leituras e discussões sobre os textos indicados bem como aulas expositivas, trabalhos em grupo e seminários.
Critério
A avaliação será feita em vários momentos. Participação em sala de aula, fichamentos de textos, trabalhos em grupo, seminários e trabalho final (elaboração de um projeto de pesquisa).
Norma de Recuperação
Reescrita do projeto de pesquisa
 
Bibliografia
     
Becker, Howards S., Métodos e Pesquisa em Ciências Sociais, Ed. Hucitec, São Paulo, .1993.Berger, Peter, Perspectivas Sociológicas - uma visão humanística. Ed. Vozes, Petrópolis, 2002.Brandão, Carlos Rodrigues, Diário de Campo -  a antropologia como alegoria. Ed. Brasiliense. São Paulo, 1982.Brandão, Zaia, Pesquisa em Educação - conversas com pós-graduandos. Ed. PUC-Rio/Edições Loyola, 2002.Bourdieu Pierre, Chamboredon, Jean Claude, Passeron, Lean Calude, A profissão de sociólogo. Preliminares epistemológicas. Ed. Vozes, Petrópolis, 1999.Cardoso, Ruth, (org.) A aventura antropológica - teoria e pesquisa. Ed. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1986.Desrosières, Alain, Thévenot, Les catégories socio-professionnelles Ed. La Decouvert, Paris2000.Durkheim, Émile, As regras do método sociológico. Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1978.Elias, Norbert, Introdução à sociologia. Ed. 70, Lisboa,1999.Gati, Bernadete A. (2002), A construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Ed.Plano. Brasília, DF.Gouveia, Aparecida Joly. A pesquisa educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: FCC/Cortez, 1971, n.1, p.11-47.Kaufmann, Jean Claude, L´'entretién compréhensif. Ed. Nathan, Paris, 1996.Reflexões sobre pesquisa sociológica, Textos CERU 3 - Centro de Estudos Rurais e Urbanos (vários autores), série 2, Ed. Humanitas/ FFLCH-USP, 1999.Laville, Christian, Dionne, Jean, (1999), A construção do saber - manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Ed. Artmed, Ed. UFMG Porto Alegre, Belo Horizonte.Mello, Guiomar Namo de. A pesquisa educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: FCC/Cortez, 1983, n.46, p.67-72.Mills, Wright C., A imaginação sociológica, Ed. Zahar, Rio de Janeiro, 1964. Richarsdson, Roberto Jary e colaboradores, Pesquisa Social, métodos e técnicas. Ed. Atlas, São Paulo, 1985.Oliveira, Roberto Cardoso, (2000), O trabalho do antropólogo. Ed. UNESP, Paralelo 15. São Paulo.Pereira de Queiroz, Maria Isaura, Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação viva. Textos. Gráfica FFLCH-USP, 1985. Thiollent, Michel, Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. Ed. Polis, São Paulo, 1981.Von Simson, Olga de Moraes (org.) Experimentos com Histórias de Vida (Itália-Brasil), Ed. Vértice, 1988.Zago, Nadir, Carvalho, Marília Pinto, Vilela, Rita Amélia - Itinerários de pesquisa - perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Ed. PD&ª Rio de Janeiro. 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para EDF0691

Clique para consultar o oferecimento para EDF0691

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP