A disciplina tem como objetivo instrumentalizar o aluno com métodos e técnicas de pesquisa na área da Educação. Tem como propósito auxiliar o estudante de Pedagogia a construir o olhar crítico da prática de educador a partir da perspectiva da produção do conhecimento científico.
Há muito sabemos o quanto é importante, no processo de formação dos profissionais da Educação, associar a prática educativa com a prática da investigação teórica-empírica. Neste sentido, a disciplina ora proposta oferece a oportunidade de trazer aos alunos um espaço para se construir esta articulação. A disciplina propõe oferecer um exercício intelectual coletivo a fim de organizar, mesmo que parcialmente, o material reflexivo adquirido nas disciplinas anteriormente cursadas com a perspectiva de utiliza-lo na produção de conhecimento na área de atuação ou de interesse do aluno. Voltada para os estudantes do terceiro e quarto ano de Pedagogia, a disciplina visa oferecer leituras e orientação sobre metodologia, problematização e construção problemas e/ou objetos de pesquisa a fim de subsidia-lo em futuras inserções no campo da investigação científica.
1 - A especificidade da pesquisa científica nas ciências humanas 2 - Pesquisa científica na área da Educação3 - O habitus, a prática e o compromisso do pesquisador4 - A construção do objeto de pesquisa4.1 - Questões epistemológicas - teoria e prática - relações sujeito da investigação e objeto pesquisado.4.2 - Questões epistemológicas - teoria e técnicas de investigação articulações entre objeto e técnicas de pesquisa.
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