Público
Relação de Convocados
Relação de Matriculados
____________________
Calendário Escolar
2022
2021
Cursos de ingresso
Disciplina
Busca por Disciplinas
Busca por Turmas
Editais
Programa Unificado de Bolsas(PUB)
Edital 2021-2022
Edital 2022-2023
PEEG
PAP
FAQ
Matrícula Interativa
FAQ
Informações gerais
TUTORIAL - NOVA MATRÍCULA
Jupiterweb em Vídeos
Informações gerais sobre a Graduação
Acesso Restrito
Entrar
Esqueci a Senha
Primeiro Acesso
Informações da Disciplina
Preparar para impressão
Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação
Faculdade de Educação
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
Disciplina: EDF0694 - Multiculturalismo e Educação: Introdução à Temática
EDF0694 2 Multiculturalism and Education: Introduction to the Issue
Créditos Aula:
4
Créditos Trabalho:
0
Carga Horária Total:
60 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2012
Desativação:
Objetivos
1. Introduzir os alunos aos estudos da ampla temática das relações entre o multiculturalismo e a educação.
2. Sensibilizar os futuros pedagogos para o importante problema da participação da instituição escolar na produção e reprodução de preconceitos e discriminações.
Docente(s) Responsável(eis)
62751 - Maria de Fatima Simoes Francisco
Programa Resumido
Raça, etnia, sexualidade, gênero, ensino religioso e grupos religiosos, classe social, corporeidade e portadores de necessidades especiais em contexto escolar.
Programa
1. Raça e Etnia
2. Sexualidade
3. Gênero
4. Ensino Religioso, Grupos Religiosos
5. Classe Social
6. Corporeidade
7. Portadores de Necessidades Especiais
Avaliação
Método
Aulas expositivas, seminários e recurso à diferentes linguagens: escrita da autobiografia, projeção de filmes (ficção, documentários), entrevistas, imagens, audição de canções, literatura (romances, contos, poesias), etc.
Critério
Provas, seminários, trabalhos.
Norma de Recuperação
As mesmas vigentes nas demais disciplinas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
1. GENTILI, P. (org.). Globalização excludente: desigualdade, exclusão e democracia na nova ordem mundial. Petrópolis: Vozes; Buenos Aires: CLACSO, 2000.
2. VOGEL, A. (org). Trabalhando a diversidade no Planfor: raça, cor, gênero e pessoas portadoras de necessidades especiais. São Paulo: Editora da UNESP, 2001.
3. AQUINO, J. G. (org.). Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003.
4. _________ (org.). Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003.
5. BRASIL. IBGE. Síntese de indicadores sociais do IBGE. Brasília, 2004.
6. CARVALHO, M. P. de. Mau aluno, boa aluna? Como as professoras avaliam meninos e meninas. Estudos Feministas. Ano 9, n. 557, 2/2001.
7. COORDENADORIA ESPECIAL DA MULHER – SME/SP. Gênero e Educação: caderno de apoio para a educadora e o educador. São Paulo: 2003.
8.__________. Nem mais, nem menos: iguais. Cartilha para alunos. Cartilha para alunos. São Paulo, jun/2003.
9. JACQUARD, A.; POISSENOT, J. M. Todos semelhantes, todos diferentes. São Paulo: Augustus, 1993.
10. LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes, 2003.
11. _________. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
12. SILVEIRA, M. L.; GODINHO, T. (org.). Educar para a igualdade: gênero e educação escola. São Paulo: Coordenadoria Especial da Mulher, SME/SP, 2004.
13. BARBOSA, R. A. Sangue de índio. São Paulo: Melhoramentos, 1999.
14. CARNEIRO, M. L. T. O racismo na história do Brasil. São Paulo: Ática, 2000.
15. CASHMORE, E.; MICHAEL, B. Dicionário das relações étnico-raciais. São Paulo: Summus, 2000.
16. CAVALHEIRO, E. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2003.
17. __________. Racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001.
18. DONISETE, L.; GRUPIONI, B. (org.). Índios do Brasil. São Paulo: Global; Brasília: MEC, 2000.
19. FOLHA DE S. PAULO. Racismo cordial – Coletânea de entrevistas. São Paulo: Ática, 1998.
20. GONÇALVES, L A. O.; SILVA, P. B. G. O jogo das diferenças – o multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
21. GUSMÃO, N. M. (org.). Diversidade, cultura e educação: olhares cruzados. São Paulo: Biruta, 2003.#
22. IOKOI, Z. (coord.) Ser índio hoje. São Paulo: Loyola, 1998.
23. KUPSTAS, M. Um negro muito gato. São Paulo: Moderna, 2000.
24. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. Cadernos da TV escola. Índios no Brasil. Brasília, 1999, n.1.
25. PESTANA, M. Racista eu!? De jeito nenhum: o racismo no Brasil através da retrospectiva de 20 anos de desenhos do cartunista Pestana. São Paulo: Escala, 2001.
26. VALENTE, A.L. Educação e diversidade cultural. São Paulo: Moderna, 1999.
27. BUENO, B.; CATANI, D.B.; SOUSA, C.P. de; SOUZA, M.C.C.C. Docência, memória e gênero. São Paulo: Escrituras, 1997.
28. NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
Clique para consultar os requisitos para EDF0694
Clique para consultar o oferecimento para EDF0694
Créditos
|
Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP