Este curso tem como objetivo integrar ao conhecimento pedagógico e educacional algumas das principais interpretações da sociedade brasileira, procurando analisar alguns textos-referências lhes que serviram de base
As interpretações da sociedade brasileira e sua relação com a cultura escolar brasileira.. Permanências e superações de uma cultura colonizada – os preconceitos e discriminações. Os limites à educação republicana – a cultura do favor. Os impasses entre o conceito de civilização e as culturas locais.
Tradição e formação. Leituras básicas para uma interpretação da cultura brasileira. As permanências históricas: a diversidade social e cultural brasileira. A condição colonizada. A introjeção da perspectiva colonialista e suas repercussões sobre a educação - permanências. O conceito de subalternidade. A herança do escravismo na sociedade brasileira atual – a denegação do passado e do preconceito racial. Considerações em torno da malandragem e das especificidades do problema da autoridade na sociedade brasileira: as repercussões na escola. A reflexão crítica sobre a categoria do “favor” e as formas de convivência e de arranjo entre as normas civis e as iniqüidades sociais. A psicanálise e a retomada do reprimido cultural. A educação brasileira entre civilização e cultura.
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