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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0708 - A Obra de Pierre Bourdieu: Uma Interpretação
EDF0708 1 An interpretation of the works of Pierre Bourdieu

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
O curso tem como objetivo a leitura de parte da obra de Pierre Bourdieu. Sociólogo e filósofo é considerado um dos mais conceituados intelectuais franceses de reconhecimento internacional. Dada a diversidade de sua produção acadêmica iremos selecionar alguns temas que abordam contribuições originais na formação do pensamento da Sociologia da Educação contemporânea.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3318931 - Felipe de Souza Tarabola
5729040 - Kimi Aparecida Tomizaki
1199780 - Maria da Graca Jacintho Setton
 
Programa Resumido
A produção intelectual de Bourdieu desde a década de sessenta do século XX  vem se destacando no cenário acadêmico. Embora contemporâneo já é considerado como um clássico. Crítico mordaz dos mecanismos de reprodução das desigualdades sociais mostrou-se um importante referencial teórico no debate educacional. No entanto, mesmo sendo reconhecido pela originalidade de seu pensamento sua obra é objeto de grande controvérsia. A maior parte de seus críticos faz uma leitura parcial de sua obra, denominando-o como teórico da reprodução da ordem. Consideramos, ao contrário, que a originalidade do pensamento de Bourdieu consiste precisamente em sua abordagem dialética do social. Determinações materiais e simbólicas, numa complexa relação de interdependência agem  sob as estruturas sociais e psicológicas dos agentes e instituições, em situações historicamente contextualizadas. A sociologia de Bourdieu é mais que uma sociologia da reprodução, é uma sociologia das práticas. Admitindo que as ações e representações sociais e individuais são produtos de um feixe de condicionamentos sociais, a dialética da produção, reprodução e renovação da ordem é intrínseca a realidade do social. O jogo da manutenção e/ou  subversão das estruturas de dominação é por excelência o objeto da sociologia de Bourdieu. E como ele mesmo ressaltava, se é um jogo, contamos com a participação de dois parceiros, ambos com espaço de atuação. É a história da trajetória desses parceiros que vai determinar as estratégias, as vantagens e desvantagens de cada um.
 
 
 
Programa
1 - Teoria do Social
      Corpo conceitual
      capital econômico, capital social, capital cultural e capital simbólico
      campo
      habitus 

2  - Uma sociologia relacional
	relação sistêmica do social
	relações entre os grupos sociais - a lógica da distinção
	a dialética da produção e da reprodução social : a produção da história
        Sociólogo da Educação

2 -1 - Educação: uma prática política
	a família e a escola - instâncias diferenciadas de transmissão do saber
	mecanismos, práticas e representações responsáveis pela reprodução das desigualdades sociais
	estratégias de conquista e manutenção da ordem social : boa vontade cultural, violência simbólica, estratégias de conversão e acumulação de capitais

3 - Sociólogo da Cultura
3 - 1 - A perspectiva da interdependência entre relações materiais e relações simbólicas: 
	a abordagem micro e macro sociológica - a alquimia do detalhe e os dados estatísticos
	uma percepção totalizadora do comportamento individual
	a difícil tarefa da reflexividade sociológica : um reduzido espaço para a transformação
 
 
 
Avaliação
     
Método

Aulas expositivas, leituras dirigidas, seminários, discussão de textos.
Critério
Critérios de avaliação da aprendizagem - participação e rendimento nos seminários, provas e trabalhos escritos.
Norma de Recuperação
Prova aplicada após o encerramento do curso.
 
Bibliografia
     
ACCARDO, Alain.(1986), Introduction a une sociologie critique. Ed. Le Mascaret. 

ACTUEL MARX, (1996), Autour de Pierre Bourdieu. (vários autores).

BOURDIEU, P.,PASSERON, JC.(1967), Los estudiantes y la cultura. Ed. Labor, Espanã.
BOURDIEU, P.CHAMBOREDON,JC., PASSERONJC. (1976), El ofício de sociólogo. Siglo Veintiuno de España editores. Espanã.

BOURDIEU, P.& BOLTANSKI, L. & SAINT-MARTIN,M.(1979), As estratégias de Reconversão”. em Durand, J.C., Educação e Hegemonia de Classe - as funções do sistema de ensino. Rio de Janeiro. Ed. Francisco Alves.
BOURDIEU, Pierre. (1979b), La Distinction - critique sociale du jugement. Paris, Minuit.(versão em português)
BOURDIEU, Pierre. (1980), Desencantamento do Mundo. Ed. Perspectiva. São Paulo.

(1982), A economia das trocas simbólicas. (org. Sergio Miceli). Ed. Perspectiva. São Paulo.

(1983), Pierre Bourdieu. (org. Renato Ortiz). Ed. Ática. São Paulo.

BOURDIEU, Pierre. (1980), Le sens pratique. Paris, Ed. Minuit.

(1986), Homo Academicus. Les Éditions de Minuit. Paris.

(1989), O Poder Simbólico. Ed. Bertrand Brasil/ Difel. Lisboa/RJ.

(1990), Coisas Ditas. Ed. Brasiliense. São Paulo.

(1994), Licões da Aula - aula inaugural proferida no Collège de France. Ed. Ática. São Paulo.

(1995), Razões Práticas - sobre a teoria da ação. Ed. Papirus. São Paulo

(1996), As Regras da Arte. Companhia das Letras. São Paulo.

(1996), Economia das Trocas Lingüísticas. Edusp. São Paulo.

(1997), Sobre a Televisão - seguido de A Influência do Jornalismo e Os Jogos Olímpicos. Ed. Zahar.
(1998), Contrafogos - táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Ed. Zahar. Rio de Janeiro.

(1998), A economia das trocas lingüísticas. Edusp. São Paulo.

(1998), “Escritos de Educação. Ed. Vozes, SP.SP, (org. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani)

(1998), Meditações Pascalianas. Ed. Celta Oeiras.

(2002), A produção da crença – contribuição para uma economia dos bens simbólicos. Ed. Zouk, São Paulo, org. Setton, Maria da Graça.










(2005), Esboço de auto-análise. Companhia das Letras. São Paulo.

BRUBAKER, Richard. (1985), “Rethinking classical theory - the sociological vision of Pierre Bourdieu”. Theory and Society. 14.

LAHIRE, Bernard, (1999), Le travail sociologique de Pierre Bourdieu - dettes et critiques. Ed. La Découverte. Paris.
(2002), O homem plural – os determinantes da ação. Ed. Vozes, Petrópolis.

(2004), La culture des individus – dissonances culturelles et distinction de soi. Éditions La Decouverte, Paris.

(2004a) Retratos Sociológicos – disposições e variações individuais. Ed. Artemed, Porto Alegre.

LOYOLA, Maria Andréa, (2002), Pierre Bourdieu. Pensamento e Cultura, Ed. UERF, Rio de Janeiro.

PASSERON,, J.C.(1991), Le raisonnement sociologique. Ed. Nathan.

PRADO JUNIOR, Bento.(1980), A Educação depois de 1968, ou cem anos de ilusão. In Descaminhos da Educação Pós - 68. São Paulo, Brasiliense. Cadernos Debate 8).

SETTON, Maria da Graça J, (2002), A teoria do habitus em Pierre Bourdieu – uma leitura contemporânea. In Revista Brasileira de Educação. ANPED, Mio/agosto, n/20. pp.60-70.

(2004), Rotary Club, habitus, estilo de vida e sociabilidade. Ed. Annablume, São Paulo.

(2005), Um novo capital cultural: pré-disposições e disposições à cultura informal nos segmentos com baixa escolaridade. In Educação e Sociedade, Cedes, n/90, vol. 26 – janeiro/abril, pp.77-106.

(2001), A categoria estilo de vida nas obras de Simmel e Bourdieu: uma aproximação sociológica. In Idéias, IFCH, UNICAMP. 7(2)/8(1), pp 47-72.

(2003), Bourdieu e a teoria clássica. In Comunicação e Educação. ECA-USP, São Paulo, pp.40-50.

SILVA, Tomas Tadeu. (1996), Bourdieu e a Educação. in Identidades Terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia política. Petrópolis, Rj, Vozes.

SUNG-MIN, Hong, (1999), Habitus, corps, domination - sur certains préssupposés philophiques de la sociologie de Pierre Bourdieu. L’Harmattan. Paris.
]
WACQUANT,Löic. (1992), Pierre Bourdieu - Réponses - pour une anthropologie réflexive. Ed. Seuil. Paris.






 

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