A disciplina Educação e Ética tem o propósito de subsidiar os alunos do curso de Pedagogia na reflexão acerca da temática ética. O curso pretende abordar diferentes concepções de ética, com o intuito de oferecer aos estudantes oportunidade de algum contato com o a problemática específica dos valores pensados na particularidade da ação educativa. Trata-se de privilegiar a reflexão sobre a idéia de justiça aplicada à educação. Tal meditação compartilhada permitirá identificar perspectivas e possibilidades críticas e criativas para o julgamento e o aprendizado das escolhas que acompanham as decisões dos professores no cotidiano das escolas. Nesse sentido, como objetivos específicos, o estudante deverá: Reconhecer o território do discurso ético; Compreender algumas tendências do pensamento ético no âmbito da história das idéias; Identificar os julgamentos de valores, bem como os dilemas por eles envolvidos, com ênfase na especificidade da relação pedagógica; Avaliar a relevância da reflexão sobre valores na formação do educador; Apreender a dimensão pública do debate ético no contexto da escola
1. Cultura, ética e sociedade 2. A ética na educação: autoridade, liberdade e escola pública 3. Reflexões sobre o ethos da Antiguidade Clássica: educar para a virtude 4. A ética medieval e a formação do cristão 5. O Renascimento e o pensamento humanista 6. Na modernidade, a autoridade do dever: Rousseau e Kant 7. Pós-modernidade: multiculturalismo e pluralidade de valores 8. A ética na profissão do educador: tradições, experiências, expectativas 9. A ética moderna e o ato educativo: razão e autonomia da vontade 10. Valores, direitos e deveres na escola: a prática ética na ação pedagógica
1 Cultura ética e sociedade; 2. A ética na educação; 3. Autoridade, liberdade e valores; 4. Educação e virtude; 5. Educação, moralidade e dever.
ABBAGNANO, N. e VISALBERGUI, A. História da pedagogia. Volume I. Lisboa: Livros Horizonte, 1981.ALBERONI, Francesco. A amizade. 3ªed. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.ARENDT, Hanna. A crise na educação. In: Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1979. p.221-247.ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Os pensadores. Volume II. São Paulo: Nova Cultural, 1987.AZANHA, José Mário Pires. Uma idéia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 1992.BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. São Paulo: Paulus, 1997.BARROS, Roque Espencer Maciel. Meditação sobre Rousseau. São Paulo: Centro Regional de Pesquisas Educacionais, 1963.BARROS, Roque Spencer Maciel. O pensamento político de Kant. In: _____. O fenômeno totalitário. São Paulo: Editora Itatiaia/Eduspm, 1990. P.551-580. BILBENY, N. Norbert. La revolución en la ética: hábitos y creencias en la sociedad digital. Barcelona: Anagrama, 1997.CAMPS, Victoria. Virtudes públicas. 3ª.ed. Madrid: Ed. Espasa Calpe, 1996.CAMPS, Victoria. Ética, retórica, política. 2ª ed. Madrid: Alianza Editorial, 1995.CHANGEUX, Jean-Pierre (org.). Uma ética para quantos? Bauru: EDUSC, 1999.CHAUÍ, Marilena (a). Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994.CHAUÍ, Marilena (b). Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos à Aristóteles. Volume I. São Paulo: Brasiliense, 1994. DELLA VOLPE, Galvano (e outros). Moral e sociedade. 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1982.DILTHEY, W. A Evolução da Moral e os Princípios da Ética Social, in Filosofia e Educação, SP: Edusp, 2010.DUCH, Lluís. La éducación y la crisis de la modernidad. Barcelona: Paidós Ibérica, 1997. GUSDORF, Georges. Professores para quê?. Lisboa: Moraes, 1970.HARE, R. M. A linguagem da moral. São Paulo: Martins Fontes, 1996.HUME, David. Uma investigação sobre os princípios da moral. Campinas: UNICAMP, 1995.JAEGER, Werner. Aristoteles. México: Fondo de Cultura Económica, 1995.JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1995.JULLIEN, F. Fundar a moral. São Paulo: Discurso Editorial, 2001.KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa: Edições 70, 1995. KREMER-MARIETTI. L’Éthique. 2ª. ed. Paris: Presses Universitaires de France, 1987.LA TAILLE, Yves de. Para um estudo psicológico das virtudes morais. Educação e pesquisa. São Paulo, v.26, nº2, p.1-174, jul-dez 2000. p. 109-121.LUCE, J. V. Curso de filosofia grega: do século VI a.C. ao século III d.C. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.MACINTYRE, Alasdair. Depois da virtude, Bauru: EDUSC, 2001.MARTINS, Guilherme d’Oliveira. Educação ou barbárie? Lisboa: Gradiva, 1998.MONDOLFO, R., O Homem na Cultura Antiga - A Compreensão do Sujeito Humano na Cultura Antiga. São Paulo: Mestre Jou, 1968.NAGLE, Jorge. Introdução ao estudo da educação. [mimeo]. Araraquara: Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara/UNESP, 1976.NÓVOA, António. Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991.NÓVOA, António. Relação escola-sociedade: novas respostas para um velho problema. In: SERBINO, R.V. [ et al.]. Formação de professores. São Paulo: Unesp, 1998.PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994. PLATÃO. Górgias / O Banquete / Fedro. Lisboa: Verbo, 1973.PLATÃO. Protágoras. Trad. de Carlos Alberto Nunes. Pará: Editora da Universidade Federal do Pará, 2001.RAWLS, John. Justiça e democracia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. 3ªed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.VAZQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.VENTÓS, Xavier Rubert de. Ética sin atributos. Barcelona: Anagrama, 1996.WITTGENSTEIN. L. “A Lecture on Ethics”. The Philosophical Review, 1965, 74: 3-12. (Há tradução brasileira, disponível em http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/darlei1.htm)