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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0713 - Ética e Educação
Ethics and Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
A disciplina Educação e Ética tem o propósito de subsidiar os alunos do curso de Pedagogia na reflexão acerca da temática ética. O curso pretende abordar diferentes concepções de ética, com o intuito de oferecer aos estudantes oportunidade de algum contato com o a problemática específica dos valores pensados na particularidade da ação educativa. Trata-se de privilegiar a reflexão sobre a idéia de justiça aplicada à educação. Tal meditação compartilhada permitirá identificar perspectivas e possibilidades críticas e criativas para o julgamento e o aprendizado das escolhas que acompanham as decisões dos professores no cotidiano das escolas. Nesse sentido, como objetivos específicos, o estudante deverá:
Reconhecer o território do discurso ético;
Compreender algumas tendências do pensamento ético no âmbito da história das idéias;
Identificar os julgamentos de valores, bem como os dilemas por eles envolvidos, com ênfase na especificidade da relação pedagógica;
Avaliar a relevância da reflexão sobre valores na formação do educador;
Apreender a dimensão pública do debate ético no contexto da escola
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
170060 - Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
366155 - Cristiane Maria Cornelia Gottschalk
26152 - Gilda Naecia Maciel de Barros
92852 - José Sergio Fonseca de Carvalho
52537 - Marcos Barbosa de Oliveira
1246883 - Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio
62751 - Maria de Fatima Simoes Francisco
28971 - Maria Nazare de Camargo Pacheco Amaral
 
Programa Resumido
1.	Cultura, ética e sociedade
2.	A ética na educação: autoridade, liberdade e escola pública
3.	Reflexões sobre o ethos da Antiguidade Clássica: educar para a virtude
4.	A ética medieval e a formação do cristão
5.	O Renascimento e o pensamento humanista
6.	Na modernidade, a autoridade do dever: Rousseau e Kant
7.	Pós-modernidade: multiculturalismo e pluralidade de valores
8.	A ética na profissão do educador: tradições, experiências, expectativas
9.	A ética moderna e o ato educativo: razão e autonomia da vontade
10.	Valores, direitos e deveres na escola: a prática ética na ação pedagógica
 
1. Culture, ethics and society 2. Ethics in education: authority, freedom and the public school 3. Reflection on Classical Antiquity ethos: educating for virtue 4. Medieval ethics and the development of a christian 5. Renaissance and the humanistic thought 6. Authority of duty in Modernity: Rousseau and Kant 7. Post-modernity: multiculturalism, plurality of values 8. Ethics in the profession of the educator: traditions, experiences, expectations 9. Modern ethics and the education act: reason and autonomy of the will 10. Values, rights and duties of the school: ethical practice in pedagogical practice
 
 
Programa
1 Cultura ética e sociedade; 
2. A ética na educação; 
3. Autoridade, liberdade e valores; 
4. Educação e virtude; 
5. Educação, moralidade e dever.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1.Leituras e comentários de autores de referência na Filosofia da Educação história do pensamento pedagógico;
2.Aulas expositivas
3.Debates acerca de temas relativos a situações que colocam em pauta o tema da ética nas relações escolares e especificamente em sala de aula
4.Projeção e discussão de filmes
5.Trabalhos em grupos e pesquisas orientadas
Critério
1.Prova final sobre os textos trabalhados;
2.Leituras e resenhas de textos indicados;
3.Elaboração de pesquisas e trabalhos orientados;
4.Discussões em equipes sobre temas atinentes a textos e filmes projetados.
Norma de Recuperação
Prova final sobre o conjunto de textos abordados em sala de aula.
 
Bibliografia
     
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CHAUÍ, Marilena (a). Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994.
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ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. 3ªed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
VAZQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
VENTÓS, Xavier Rubert de. Ética sin atributos. Barcelona: Anagrama, 1996.
WITTGENSTEIN. L. “A Lecture on Ethics”. The Philosophical Review, 1965, 74: 3-12. (Há tradução brasileira, disponível em http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/darlei1.htm)
 

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