- Apresentar as principais questões relativas ao pensamento de Michel Foucault no que se refere à problematização dos movimentos societários na contemporaneidade e, em especial, os processos de governamentalização das formas de vida. - Estabelecer articulações entre as problemáticas foucaultianas e o discurso pedagógico, bem como as práticas educacionais atuais. - Discutir temáticas do cotidiano escolar privilegiando a associação entre os regimes de verdade em circulação no campo social e os processos de subjetivação no quadrante educacional.
A disciplina tem como objetivo o estabelecimento de articulações teóricas e empíricas entre o pensamento de Michel Foucault e determinadas questões educacionais na contemporaneidade, por meio da discussão dos principais fundamentos do percurso foucaultiano sistematizados nas questões acerca dos regimes de saber, das relações de poder e dos processos de subjetivação. A partir das formulações do pensador sobre a questão da biopolítica e da governamentalidade, o curso busca estabelecer diálogos entre as estratégias de gestão da vida política e as práticas educacionais contemporâneas, privilegiando as temáticas do cotidiano escolar e os processos de governamentalização.
- A trajetória do pensamento foucaultiano: digressões conceituais - A problematização da verdade e as questões contemporâneas acerca do governo de si e dos outros - Tópicos teóricos selecionados: biopolítica, pastorado e processos de subjetivação - A governamentalização educacional e seus aportes psico-pedagogizantes: temáticas do cotidiano escolar - Desdobramentos ético-políticos do pensamento foucaultiano para o campo educacional contemporâneo
CASTELO BRANCO, Guilherme; PORTOCARRERO, Vera. (orgs.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000.CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Michel Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.CORAZZA, Sandra Mara; TADEU, Tomaz. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo. Brasiliense, 1988.DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. FIMYAR, Olena. Governamentalidade como ferramenta conceitual na pesquisa de políticas educacionais. Educação & Realidade, v.34, n.2, p.35-56, 2009.FOUCAULT, Michel. O governo de si e dos outros. São Paulo, Martins Fontes, 2010a. __________. Repensar a política. Ditos & escritos VI. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010b. __________. Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.__________. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.. Introdução à vida não-fascista. Comunicação&política, v.24, n.2, p.229-233, 2006. . A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004a. . Ética, sexualidade, política. Ditos & escritos V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004b.. Tecnologias de si. Verve, n.6, p.321-360, 2004c.. Estratégia, poder-saber. Ditos & escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau, 2002a.. Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Ditos & escritos I. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002b.. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Ditos & escritos III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Ditos e escritos II. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.__________. História da Sexualidade I: a vontade de saber. 7.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985a.. História da sexualidade III: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985b. __________. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.GADELHA COSTA, Sylvio de Sousa. Educação, políticas de subjetivação e sociedades de controle. In: MARCONDES, Adriana; FERNANDES, Ângela; ROCHA, Marisa da. (orgs.). Novos possíveis no encontro da psicologia com a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007, p.15-36. GARCIA, M. M. A. O intelectual educacional e o professor críticos: o pastorado das consciências. Currículo sem fronteiras, v.2, n.2, p.53-78, 2002.KOHAN, Walter Omar; GONDRA, José. (orgs.). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.MACHADO, Roberto. Foucault, a filosofia e a literatura. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.Ó, Jorge Ramos do. Notas sobre Foucault e a governamentalidade. In: FALCÃO, Luis Felipe; SOUZA, Pedro de. (orgs.). Michel Foucault: perspectivas. Florianópolis: Achiamé, 2005, p.15-39.PARAÍSO, Marlucy Alves. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa, v.34, n.122, p.283-303, 2004.PELBART, Peter Pál. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003._________. A vertigem por um fio: políticas da subjetividade contemporânea. São Paulo: Iluminuras, 2000.PETERS, Michael A.; BESLEY, Tina. (orgs.). Por que Foucault?: novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008.POL-DROIT, Roger. Michel Foucault, entrevistas. São Paulo: Graal, 2006.RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo. (orgs.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.RAGO, Margareth; ORLANDI, Luiz Benedicto Lacerda; VEIGA-NETO, Alfredo. (orgs.). Imagens de Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: DP&A. REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005. ROSE, Nikolas. Como se deve fazer a história do eu. Educação & Realidade, v.26, n.1, 2001a, p.33-57.. Inventando nossos eus. In: SILVA, Tomaz Tadeu. (org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001b, p.137-204.. Governando a alma: a formação do eu privado. In: SILVA, Tomaz Tadeu. (org.). Liberdades reguladas: a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. Petrópolis: Vozes, 1998, p.30-45.SILVA, Tomaz Tadeu da. Mapeando a [complexa] produção teórica educacional. Currículo sem fronteiras, v.2, n.1, p.5-14, 2002.. (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.. (org.). Liberdades reguladas: a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. Petrópolis: Vozes, 1998.VARELA, Julia. Categorias espaço-temporais e socialização escolar: do individualismo ao narcisismo. In: COSTA, Marisa Vorraber. (org.). Escola básica na virada do século. São Paulo: Cortez, 1999, p.73-106. VARELA, Julia; ALVAREZ-URIA, Fernando. A maquinaria escolar. Teoria & Educação, n.6, 1992, p.68-96. VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. ____________. Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da modernidade. IN: COSTA, Marisa Vorraber. (org.). A escola tem futuro? Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p.103-126.. Incluir para excluir. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. (orgs.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p.105-118. . (org.). Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995.VEYNE, Paul. Foucault, o pensamento, a pessoa. Lisboa: Texto & Grafia, 2009.