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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0716 - Estudos Foucaultianos e Educação
EDF0716 1 Foucault Studies and Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
- Apresentar as principais questões relativas ao pensamento de Michel Foucault no que se refere à problematização dos movimentos societários na contemporaneidade e, em especial, os processos de governamentalização das formas de vida.
- Estabelecer articulações entre as problemáticas foucaultianas e o discurso pedagógico, bem como as práticas educacionais atuais. 
- Discutir temáticas do cotidiano escolar privilegiando a associação entre os regimes de verdade em circulação no campo social e os processos de subjetivação no quadrante educacional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
595446 - Cintya Regina Ribeiro
95192 - Julio Roberto Groppa Aquino
 
Programa Resumido
A disciplina tem como objetivo o estabelecimento de articulações teóricas e empíricas entre o pensamento de Michel Foucault e determinadas questões educacionais na contemporaneidade, por meio da discussão dos principais fundamentos do percurso foucaultiano sistematizados nas questões acerca dos regimes de saber, das relações de poder e dos processos de subjetivação. A partir das formulações do pensador sobre a questão da biopolítica e da governamentalidade, o curso busca estabelecer diálogos entre as estratégias de gestão da vida política e as práticas educacionais contemporâneas, privilegiando as temáticas do cotidiano escolar e os processos de governamentalização.
 
 
 
Programa
- A trajetória do pensamento foucaultiano: digressões conceituais
- A problematização da verdade e as questões contemporâneas acerca do governo de si e dos outros
- Tópicos teóricos selecionados: biopolítica, pastorado e processos de subjetivação
- A governamentalização educacional e seus aportes psico-pedagogizantes: temáticas do cotidiano escolar  
- Desdobramentos ético-políticos do pensamento foucaultiano para o campo educacional contemporâneo
 
 
 
Avaliação
     
Método
- aulas expositivas dialogadas;
- discussões bibliográficas e analíticas em grupos de trabalho;
- seminários
Critério
- participação em seminários;
- prova ou trabalho escrito
Norma de Recuperação
De acordo com orientações do docente responsável por cada turma.
 
Bibliografia
     
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