Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0724 - História da Educação Brasileira: dos Anos 1940 aos Dias Atuais
History of Brazilian Education: from the 1940s to present days

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Apresentar e discutir os principais temas da Historia da Educação Brasileira nos tempos atuais, considerando o período que se segue às discussões do Plano Nacional de Educação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6399271 - Ana Luiza Jesus da Costa
162022 - Bruno Bontempi Junior
2177609 - Diana Gonçalves Vidal
6396959 - Maria Angela Borges Salvadori
2172708 - Maurilane de Souza Biccas
2049551 - Roni Cleber Dias de Menezes
 
Programa Resumido
O curso pretende discutir aspectos da História da Educação Brasileira nos tempos atuais, privilegiando o debate sobre os vários projetos educacionais que foram implementados desde o fim da Era Vargas até os dias atuais.
 
This course aims to discuss aspects of the history of Brazilian Education in current times with an emphasis on the debate on the several educational projects which were implemented from the end of the Vargas Period until present days.
 
 
Programa
1.Fim da Era Vargas e o processo de redemocratização;
2.Constituição de 1946 e os debates sobre a LDB;
3.Expansão da escolarização: ensino secundário, superior, educação de adultos e obrigatoriedade escolar (1961-1963);
4.Educação e os Movimentos Sociais;
5.Educação em tempos de exceção;
6.Educação e o processo de redemocratização, debates sobre a LDB
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas dialogadas, seminários, estudos dirigidos, discussões orientadas e produção de textos.
Critério
Pontualidade na entrega dos trabalhos e fichamentos; participação nas aulas; qualidade de apresentação de trabalhos e seminários; desempenho em provas escritas e orais.
Norma de Recuperação
Provas escritas e orais; entrega de trabalhos individuais; fichamentos ao longo do curso.
 
Bibliografia
     
BEISIEGEL, C. R. Estado e educação popular: um estudo sobre a educação de adultos. Brasília: Líber Livro. (2004)

BUFFA, Ester.; PINTO, G. A. Arquitetura e educação: organização do espaço e propostas pedagógicas dos grupos escolares paulistas, 1873-1971. São Carlos: EDUFSCar

CHAGAS, Valnir. Educação Brasileira: 1º. e 2º. Graus – antes, agora e depois? São Paulo:
Saraiva, 1980.
CUNHA, Luiz Antônio; GÓES, Moacyr de. O golpe na educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

CURY, Carlos. R. J. Legislação educacional brasileira. Rio de Janeiro: DPEA, 2000.

FARIA FILHO, Luciano Mendes; VIDAL, Diana G. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, no.14, p.19-34, maio/ago. 2000.

FARIA FILHO, Luciano Mendes, VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica: 2000.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 5ed.São Paulo: EDUSP/FDE, 1997.

FERRARO, Alceu Ravanello; KREIDLOW, Daniel. Analfabetismo no Brasil: configuração e gênese das desigualdades regionais. Educação e Realidade, Porto Alegre, 2004, v. 29, n. 2, p. 179-200, jul./dez.

FREITAS, Marcos Cezar, BICCAS, Maurilane de S. Historia Social da Educação Brasileira (1926-1996). São Paulo, Cortez Editora, 2009.


HADDAD, Sergio, DI PIERRO, Maria Clara.. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.14, p.108-130, maio./ago.2000.


HERSCHMANN, Micael M., PEREIRA, Carlos Alberto Messeder (Orgs.). A invenção do Brasil Moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003.

MUNANGA, K.; GOMES, Nilma L. Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Global, 2004.


SCHWARTZMAN, Simon, BOMENY, Helena Maria Bousquet, COSTA, Vanda Maria Ribeiro. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro: Paz e Terra/ FGV, 2000.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Coleção Polêmicas do nosso tempo, nr. 5, São Paulo: Cortez, 1983.
VIDAL, Diana G. (org.) Na batalha da educação; correspondência entre Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo (1929-1971). Bragança Paulista: EDUSF, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para EDF0724

Clique para consultar o oferecimento para EDF0724

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP