a) abordar os momentos decisivos da história do ensino secundário e do ensino profissional no Brasil; b) apresentar e analisar articuladamente as variadas formas de organização dessas modalidades de ensino; c) identificar que modelos curriculares, disciplinares e institucionais, elaborados e∕ou praticados em outros países foram apropriados no Brasil; d) proceder à revisão crítica da historiografia pertinente.
O curso pretende abordar a história do ensino secundário e do ensino profissional no Brasil em suas diversas iniciativas e formas, bem como proceder à revisão crítica da literatura relativa a esses assuntos. Pretende investigar os fatos e conjunturas relacionados ao estabelecimento e desenvolvimento dessas modalidades, estabelecer suas recíprocas relações no âmbito organizacional da educação brasileira e identificar que apropriações foram feitas em suas diferentes configurações no decurso da história, de modos ou modelos adotados em outros países.
1. Ensino secundário: 1.1. O ensino propedêutico: exames e cursos de preparatórios;1.2. O Colégio Pedro II e o ensino das humanidades;1.3. A república e os ginásios; iniciativas particulares e confessionais1.4. A expansão da escolaridade e a luta pelo ingresso no secundário1.5. O secundário como formador de elites dirigentes e a formação docente;1.6. Propostas para a modernização do secundário;1.7. O fim do secundário e a persistência de suas marcas.2. Ensino profissional2.1. Filantropia e assistencialismo;2.2. Iniciativas das forças armadas, iniciativas confessionais e empresariais;2.3. O ensino pelos ofícios e as formas não-escolares de aprendizado;2.4. Estado, regulamentação das profissões e escolarização dos saberes profissionais 2.5. Movimento operário, cultura anarquista e ensino profissional;2.6. Formação do trabalhador: discursos e práticas;2.7. Escolas de comércio, ensino agrícola, ensino técnico para a indústria;2.8. O ensino profissional na reorganização do trabalho
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