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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0727 - História e Historiografia do Ensino Secundário e do Ensino Profissional no Brasil
EDF0727 1 History and Historiography of Secondary and Vocational Schools in Brazil

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
a) abordar os momentos decisivos da história do ensino secundário e do ensino profissional no Brasil; 
b) apresentar e analisar articuladamente as variadas formas de organização dessas modalidades de ensino;
c) identificar que modelos curriculares, disciplinares e institucionais, elaborados e∕ou praticados em outros países foram apropriados no Brasil;
d) proceder à revisão crítica da historiografia pertinente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6399271 - Ana Luiza Jesus da Costa
162022 - Bruno Bontempi Junior
2177609 - Diana Gonçalves Vidal
6396959 - Maria Angela Borges Salvadori
2172708 - Maurilane de Souza Biccas
2049551 - Roni Cleber Dias de Menezes
 
Programa Resumido
O curso pretende abordar a história do ensino secundário e do ensino profissional no Brasil em suas diversas iniciativas e formas, bem como proceder à revisão crítica da literatura relativa a esses assuntos. Pretende investigar os fatos e conjunturas relacionados ao estabelecimento e desenvolvimento dessas modalidades, estabelecer suas recíprocas relações no âmbito organizacional da educação brasileira e identificar que apropriações foram feitas em suas diferentes configurações no decurso da história, de modos ou modelos adotados em outros países.
 
 
 
Programa
1. Ensino secundário: 
1.1. O ensino propedêutico: exames e cursos de preparatórios;
1.2. O Colégio Pedro II e o ensino das humanidades;
1.3. A república e os ginásios; iniciativas particulares e confessionais
1.4. A expansão da escolaridade e a luta pelo ingresso no secundário
1.5. O secundário como formador de elites dirigentes e a formação docente;
1.6. Propostas para a modernização do secundário;
1.7. O fim do secundário e a persistência de suas marcas.

2. Ensino profissional
2.1. Filantropia e assistencialismo;
2.2. Iniciativas das forças armadas, iniciativas confessionais e empresariais;
2.3. O ensino pelos ofícios e as formas não-escolares de aprendizado;
2.4. Estado, regulamentação das profissões e escolarização dos saberes profissionais
2.5. Movimento operário, cultura anarquista e ensino profissional;
2.6. Formação do trabalhador: discursos e práticas;
2.7. Escolas de comércio, ensino agrícola, ensino técnico para a indústria;
2.8. O ensino profissional na reorganização do trabalho
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas dialogadas, seminários, estudos dirigidos, discussões orientadas e produção de textos.
Critério
Participação contributiva em aulas, capacidade de interpretação crítica de textos e documentos históricos, capacidade de elaboração de textos, mediante utilização de informações e instrumental teórico oferecidos no curso; qualidade da produção escrita; desempenho em avaliações.
Norma de Recuperação
Provas escritas e orais; entrega de trabalhos individuais e coletivos; fichamentos ao longo do curso.
 
Bibliografia
     
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