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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0728 - Desigualdades e Diferenças nas culturas e Educação
EDF0728 1 Inequality and Difference in Culture and in Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 31/12/2020

Objetivos
A disciplina tem como objetivo oferecer ao aluno um referencial teórico e temático acerca de clássicas noções e categorias de análise das ciências humanas. 
Com a perspectiva de transcender os limites dos campos da sociologia, antropologia e educação especial, busca-se ampliar as margens de investigação e reflexão das sociedades contemporâneas, suas instituições educativas, agentes, estruturas, valores e representações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2086070 - Edna Antonia Mattos Morais Andrade
2084300 - Elie George Guimaraes Ghanem Junior
2197032 - Fabiana Augusta Alves Jardim
854563 - Flavia Ines Schilling
5729040 - Kimi Aparecida Tomizaki
1199780 - Maria da Graca Jacintho Setton
77462 - Marilia Pontes Esposito
 
Programa Resumido
A disciplina tem como objetivo oferecer ao aluno um referencial teórico e temático acerca de clássicas noções e categorias de análise das ciências humanas. 
Com a perspectiva de transcender os limites dos campos da sociologia, antropologia e educação especial, busca-se ampliar as margens de investigação e reflexão das sociedades contemporâneas, suas instituições educativas, agentes, estruturas, valores e representações.
Trabalhando com paradigmas multidimensionais tem-se a intenção de oferecer metodologias de análise que auxilie a compreensão de fatores que trançam o tecido social na sua configuração material e simbólica.
Ademais, considerando a sóciogênese dos conceitos que dão título à disciplina, julga-se possível apresentar, mesmo que brevemente, as principais contribuições que fazem das ciências humanas a base do pensamento social. Ressaltado a temática a ser desenvolvida a partir da leitura de um único ou, vários autores, ou mesmo, enfatizando a questão conceitual em diferentes paradigmas bem como seus oportunos desdobramentos, avalia-se possível desenvolver a capacidade reflexiva e investigativa do estudante.
 
 
 
Programa
1- discussão acerca das fronteiras entre as disciplinas sociologia, antropologia e educação especial
2 – reflexões acerca da sociogênese dos conceitos – desigualdade, diferença e cultura
3- breve apresentação autores que servirão de base para a discussão.
3- abordagem justificada de paradigmas acerca das noções desigualdade, diferença e cultura
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, palestras, trabalhos em grupo e trabalhos individuais.
Critério
Frequencia, leitura dos textos, participação em aula, avaliações individuais e grupais.
Norma de Recuperação
Trabalho final de recuperação, de acordo com o calendário do semestre.
 
Bibliografia
     
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