• Compreender os fundamentos históricos, filosóficos, culturais relacionados à educação de surdos no Brasil; • Abordar a história da educação de surdos no Brasil a partir da fundação do Imperial Instituto dos Surdos-mudos no século XIX.• Conhecer as abordagens educacionais: oralismo, comunicação total e bilinguismo e suas implicações na educação de surdos no Brasil; • Apresentar e discutir a legislação brasileira relacionada à educação de surdos e língua brasileira de sinais;• Promover a discussão a respeito das temáticas: educação de surdos, identidade e cultura surda.• Problematizar os desafios da escolarização contemporânea de surdos.
A disciplina em questão se propõe a discutir os aspectos históricos, filosóficos, políticos, culturais e pedagógicos relativos à educação de surdos no Brasil.
Trajetória histórica da educação de surdos- panorama mundial (a partir do século XVI)A educação de surdos no Brasil: a partir do século XIXAbordagens educacionais: oralismo, comunicação total e bilinguismo e suas implicações para a educação de surdosPolíticas Públicas e educação de surdosEscolarização do aluno surdo: escola comum inclusiva; escola bilíngue para surdosProcesso de aquisição de línguas: língua brasileira de sinais (L1) e língua portuguesa na modalidade escrita (L2)Língua, identidade e cultura
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