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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0731 - Educação de Surdos: Fundamentos e Perspectivas Contemporâneas
Deaf education: foundations and contemporary perspectives

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
•	Compreender os fundamentos históricos, filosóficos, culturais relacionados à educação de surdos no Brasil; 
• Abordar a história da educação de surdos no Brasil a partir da fundação do Imperial Instituto dos Surdos-mudos no século XIX.
• Conhecer as abordagens educacionais: oralismo, comunicação total e bilinguismo e suas implicações na educação de surdos no Brasil;
• Apresentar e discutir a legislação brasileira relacionada à educação de surdos e língua brasileira de sinais;
• Promover a discussão a respeito das temáticas: educação de surdos, identidade e cultura surda.
• Problematizar os desafios da escolarização contemporânea de surdos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8199491 - Cassia Geciauskas Sofiato
 
Programa Resumido
A disciplina em questão se propõe a discutir os aspectos históricos, filosóficos, políticos, culturais e pedagógicos relativos à educação de surdos no Brasil.
 
 
 
Programa
Trajetória histórica da educação de surdos- panorama mundial (a partir do século XVI)
A educação de surdos no Brasil: a partir do século XIX
Abordagens educacionais: oralismo, comunicação total e bilinguismo e suas implicações para a educação de surdos
Políticas Públicas e educação de surdos
Escolarização do aluno surdo: escola comum inclusiva; escola bilíngue para surdos
Processo de aquisição de línguas: língua brasileira de sinais (L1) e língua portuguesa na modalidade escrita (L2)
Língua, identidade e cultura
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas; orientação de seminários, trabalhos, resumos, fichamentos, resenhas e leituras; debates; projeção de filmes seguidos de debates e outros.
Critério
Síntese expressa numa escala numérica de 0 (zero) a 10 (dez), obtida em avaliação processual por meio da realização de provas escritas, apresentação de seminários, elaboração de trabalhos escritos e outras atividades.
Norma de Recuperação
Obter nota igual ou acima de cinco, de acordo com as normas estabelecidas pela USP. As formas, os períodos e os assuntos que farão parte do processo de recuperação serão definidos pelo docente da disciplina, de acordo com os procedimentos definidos pela Universidade.
 
Bibliografia
     
CARVALHO. Paulo Vaz de. Breve História dos surdos: no mundo e em Portugal. Lisboa: Surd’s Universo, 2007.
GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da Língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
JANNUZI, G. de M. A Educação do Deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas. SP. Autores Associados, 2004.
LACERDA, Cristina B.F., ALBRES, Neiva de A.,DRAGO, Silvana L. dos S. Politica para uma educação bilíngue e inclusiva a alunos surdos no município de São Paulo. Educação e Pesquisa. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151797022013000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 1 de abril de 2014.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Intérprete de Libras em atuação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Porto Alegre: Mediação, 2009.
LODI, A. C. B., et all (org.). Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.
LODI, A. C. B., et all (org.). Leitura e escrita. Porto Alegre: Mediação, 2006.
LOPES. Maura Corcini. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
QUADROS, Ronice. M. (org.) Estudos Surdos I. Petrópolis, Rio de Janeiro: Arara Azul, 2006.
_________________. (org.) Estudos Surdos II. Petrópolis, Rio de Janeiro: Arara Azul, 2007.
_________________. (org.) Estudos Surdos III. Petrópolis, Rio de Janeiro: Arara Azul, 2008.
_________________. (org.) Estudos Surdos IV. Petrópolis, Rio de Janeiro: Arara Azul, 2009.
REILY, Lucia Helena. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas (SP): Papirus, 2004.
ROCHA. Solange. O INES e a educação de surdos no Brasil: aspectos da trajetória do Instituto Nacional de Surdos em seu percurso de 150 anos. Rio de Janeiro: INES, 2008.
SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
SILVA, O. M. da. A epopeia ignorada: a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: CEDAS, 1986.
THOMA, Adriana da S., et.al. Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue – Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Disponível em: file:///C:/Users/user/Downloads/Relat%C3%B3rioMEC_SECADI%20(2).pdf. Acesso em: 2 de abril de 2014.
WITKOSKI, Silvia Andreis. Educação de surdos pelos próprios surdos: uma questão de direitos. Curitiba: Editora CRV, 2012.
Legislações:
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, 23 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei nº. 10.436, de 24 abr. de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais-Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 abr. 2002.
BRASIL. Decreto nº. 5.626, de 22 dez. 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dez. 2005.
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. MEC, SEESP, 2008.
Declarações:
UNICEF. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha, 1994.
 

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