- Apresentar a proposta de Filosofia para Crianças, originalmente desenvolvida por Matthew Lipman, em seus aspectos teóricos e práticos. - Compreender as críticas que se podem fazer à proposta de Filosofia para Crianças, a partir das definições de infância e de Filosofia. - Investigar as possibilidades de práticas didáticas e pedagógicas que tenham seu fundamento na apresentação da Filosofia, em seu caráter da atividade, às crianças do Ensino Fundamental. - Subsidiar os/as alunos/as com um repertório mínimo de atividades para uso em sala de aula.
1. O Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman: apresentação e histórico 2. Filosofia para crianças? Filosofia com crianças? Filosofia & crianças? 3. Fundamentos teóricos, premissas práticas. 4. A função da linguagem: a narrativa. 5. O questionamento 6. O diálogo 7. A Comunidade de Investigação. 8. Filosofia, infância e educação.
1. O Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman: apresentação e histórico. 1.1. O Pragmatismo de J. Dewey como ponto de partida. 1.2. A virada lingüística como condição de possibilidade. 2. Filosofia para crianças? Filosofia com crianças? Filosofia & crianças? 2.1. É possível à criança atuar na Filosofia? 3. Fundamentos teóricos, premissas práticas. 3.1. A ideia de autocorreção, das ciências à comunidade ética. 3.2. Recontar, reescrever, redescrever: colocar-se no lugar do outro (discursivamente, ao menos). 3.3. A ideia de pensamento rigoroso. 4. A função da linguagem: a narrativa. 4.1. As novelas filosóficas. 4.2. Com as crianças, filosofar com estórias, não historiar a Filosofia. 5. O questionamento 5.1. O início da Filosofia e o princípio da argumentação e da narrativa. 6. O diálogo 6.1. Construir coisas com palavras – e com palavras de outras pessoas. 7. A Comunidade de Investigação. 7.1. O modelo de investigação em comunidade: ciência, filosofia e autocorreção. 8. Filosofia, infância e educação. 8.1. O que pode ser a Filosofia para Crianças – e o que ela não pode ser. 8.1.1 Modelos diversos do trabalho de Filosofia para/com crianças. 8.2. Contribuições da Filosofia para Crianças para o professor da Educação Básica.
- ADORNO, T. e HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. - ADORNO, T. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. - AIUB, Mônica. Filosofia Clínica e Educação. Rio de Janeiro: Editora Wak, 2005. - ARENDT, Hannah. A Condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. ________________. Entre o Passado o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2000. ________________. A Vida do Espírito; o pensar, o querer, o julgar. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000. - ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. SP: Editora Abril Cultural, 1980. (Col. Os Pensadores). - BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ministério da Educação. 1999. - BUNNIN, Nicholas; Tsui-James , E.P. Compêndio de Filosofia. São Paulo: Ed. Loyola, 2002. - CARTOLANO, M.T.P. Filosofia no ensino de 2º grau. São Paulo: Cortez ed. Associados, 1985. - CASTRO, Eder Alonso; RAMOS-DE-OLIVEIRA, Paula. (Orgs.). Educando para o pensar. São Paulo: Pioneira. Thomson Learning, 2002 - CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2005. - CHAUÍ, Marilena, FERES, Olgária, SILVA e LEOPOLDO, Franklin, MARICONDA, Pablo Ruben, OLIVEIRA, Armando Mora, NASCIMENTO, Milton Meira, ASSIS, Jesus Eugênio de Paula, PLASTINO, Caetano Ernesto, NASCIMENTO, Carlos Arthur Ribeiro, WATANABE, Lygia. Primeira Filosofia. São Paulo. Editora Brasiliense, 1984. - Coleção Filosofia para Crianças em Debate. SP: Cortez, 1999. - COLLI, Giorgio. O Nascimento da Filosofia. Trad. Federico Carottti. Campinas: Editora da Unicamp, 1996. - COMTE-SPONVILLE, André. Uma Educação Filosófica. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2001. - COSTA, L. A. Contribuição à história das idéias no Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1956. - DANIEL, Marie-France. A filosofia e as crianças. Tradução Luciano Vieira Machado. São Paulo: Nova Alexandria, 2000. - DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. - DESCARTES, Discurso do Método, São Paulo: Editora Abril Cultural, 1980. (Col. Os Pensadores). - DEWEY, John. Democracia e educação. 3.ed. São Paulo: Nacional, 1959. _____________, Escritos Seletos. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Col. Os Pensadores). - DINIS. Carlos Manuel dos Santos Jacinto. O que é a Filosofia para crianças: Programa Mathew Lipman. Mestrado. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2011. - FOLSCHEID, Dominique, WUNENBURGER, Jean-Jacques. Metodologia filosófica. São Paulo: Martins Fontes, 2002. - FREIRE. Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987. - ____________. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. - GALLO, Sílvio e KOHAN, Walter (orgs.). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis: Ed. Vozes, 2000. - _______, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio (orgs.). Filosofia do Ensino de Filosofia. Petrópolis: Ed. Vozes, 2003. - _______, Silvio. Ética e cidadania: caminhos da filosofia. Campinas: Editora Papirus, 2003. - GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. GOERING. Sara , SHUDAK. Nicholas J., WARTENBERG. Thomas E. Philosophy in Schools: An Introduction for Philosophers and Teachers. London: Routledge, 2013. - HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. _____________. Pensamento pós-metafísico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990. - HEIDEGGER, Martin. Que é isto - a filosofia? São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Col. Os Pensadores). - HEIDEGGER, M. Qu’appellet-on penser? In: Buzzi A. R. Introdução ao Pensar. Ed. Vozes, Petrópolis, 1985. - JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Herder, 1984. Trad. Artur M. Parreira. - JAMES, William. Textos Seletos. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Col. Os Pensadores). - JASPERS, K. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Cultrix, 1965. - KANT, I. Crítica da Razão Pura, São Paulo, Coleção OS PENSADORES, Editora Abril Cultural, 1972. - _______. Fundamentação da Metafísica dos Costumes, Porto, Edições 70, 1980. - _______. Resposta à pergunta: que é esclarecimento? Petrópolis: Vozes, 1974. - _______. Sobre a Pedagogia. Piracicaba: Unimep, 1996. - KOHAN, Walter Omar; CERLETTI, Alejandro. A Filosofia no Ensino Médio. Trad. Norma Guimarães Azeredo - Brasília: UnB, 1999. - KOHAN,W. O.; WUENSCH, A.M. Filosofia para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman. Petrópolis: Vozes, 1999. - KUHN, T.S. A Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1996. - LIMA, Denise Maria Domingues de. Filosofia para crianças: uma abordagem crítica dentro da filosofia da educação. Mestrado. Braga: Universidade do Minho, 2004. - LIPMAN, Matthew. A filosofia na sala de aula. São Paulo: Editora Nova Alexandria, 1994. - ________________. A Filosofia vai à escola. São Paulo: Editora Summus, 1990. - ________________. O Pensar na Educação. Petrópolis: Editora Vozes,1995. - ________________. Issao e Guga. Tradução de Sylvia J. Hamburger Mandel. São Paulo: Interação, 1995. - ______________. Pimpa. Tradução de Sylvia J. Hamburger Mandel. São Paulo: Interação,1996. Edição revisada. - ______________. A Descoberta de Ari dos Telles. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone e Maria Elice de B. Prestes. São Paulo: Interação, 1998. Edição revisada. - ______________ Luisa. (Novela filosófica para alunos de 13 e 14 anos). Tradução de Ana Luiza Falcone. São Paulo: Interação, 1995. - LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (Col. Os Pensadores). - LORIERI, Marcos Antonio. Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. - _____________________. A proposta de educação moral no programa de Filosofia para Crianças – educação para o pensar. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação – RESAFE. Número 11: novembro/2008 - abril/2009. - MARTIN. Carme. A Aventura de Pensar. Coleção Filosofia para Crianças. Barueri: Editora Ciranda Cultural, 2015. - MATTHEUS, G. B. A filosofia e a criança. Tradução Carlos S. Mendes Rosa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. - NAGEL, Thomas. Uma breve introdução à filosofia. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2001. - NIELSEN NETO, Henrique (org.) O ensino da filosofia no 2º grau. São Paulo: SOFIA Editora SEAF, 1986. - NIETZSCHE, Friedrich. Textos Seletos. SP: Abril Cultural, 1983. (Col. Os Pensadores). - OLIVEIRA. Paula Ramos de. Tempo(s) e alteridade: a escuta nas aulas de Filosofia com crianças. Educação em Revista, Marilia, v. 12, n.01, p. 181-190, jan.jun., 2011. - PEIRCE, C. S. Escritos Seletos. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Col. Os Pensadores). - PINEDA. Diego Antonio. En torno a la noción de “buenas razones” en “Filosofía para niños”. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação – RESAFE, Número 11: novembro/2008 - abril/2009. PINTO. Maria Jose Vaz; FERREIRA. Maria Luisa Ribeiro (orgs.). Ensinar filosofia? O que dizem os filósofos? Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2015. - PLATÃO, A Defesa de Sócrates. São Paulo: Editora Abril Cultural, 1972. (Col. Os Pensadores). - REALE, Giovanni. História da Filosofia Antiga – Volume I. Trad. Marcelo Perine. São Paulo: Edições Loyola, 1993. - REED, Ronald. Rebeca. Tradução de Ana Luiza Falcone, Sylvia Hamburger Mandel e Melanie Wyffels. São Paulo: Editora Interação, 1996. (História filosófica para crianças de 5 e 6 anos). - RENDÓN. Martha Lucía Atehortúa. Filosofia para crianças: do desenvolvimento das habilidades do pensar bem à formação de atitudes. Doutorado. Marília: UNESP, 2015. - SALLES. Conceição Gislane Nóbrega Lima de. O Projeto de Filosofia na Escola: Uma experiência com a prática filosófica na infância. Doutorado. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2008. - SÁTIRO, Angélica e WUENSCH, Ana M. Pensando Melhor - Iniciação ao Filosofar. São Paulo: Saraiva, 1997. - SAVATER, F. Ética para meu filho. São Paulo: Martins Fontes, 2000. - SERRES, Michel. A Filosofia mestiça. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. - SILVEIRA, Renê. A Filosofia vai à escola?. Campinas: Autores Associados, 2001. - ______________. O Programa de Filosofia para Crianças de Mattew Lipman: uma concepção liberal da educação. Rio de Janeiro: Childhood & Philosophy, v.7, n. 13, jan./jun. 2011. - SOFISTE. Juarez Gomes. Filosofia para Crianças e o Ensino da Filosofia. Ética e Filosofia Política do DFIL da UFJF. Vol. 3, no 2- Julho / dezembro, 1998. - SOUZA. Tania Silva de. O ensino de Filosofia para crianças na perspectiva de Matthew Lipman. UNESP/Marília: Revista Filogênese, Vol. 6, no 2, 2013. - SPLITTER, L.J., SHARP, A.M. Uma nova educação: a comunidade de investigação na sala de aula. Tradução Laura Pinto Rebessi São Paulo: Nova Alexandria, 1999. - VOLTAIRE, Textos Seletos, SP: Abril Cultural, 1983. - WILSON, John. Pensar com conceitos. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2002.