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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF0732 - Filosofia para Crianças: teoria e prática
Philosophy for children: theory and practice

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação:

Objetivos
-	Apresentar  a proposta de Filosofia para Crianças, originalmente desenvolvida por Matthew Lipman, em seus aspectos teóricos e práticos.
-	Compreender as críticas que se podem fazer à proposta de Filosofia para Crianças, a partir das definições de infância e de Filosofia.
-	Investigar as possibilidades de práticas didáticas e pedagógicas que tenham seu fundamento na apresentação da Filosofia, em seu caráter da atividade, às crianças do Ensino Fundamental.
-	Subsidiar os/as alunos/as com um repertório mínimo de atividades para uso em sala de aula.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1246883 - Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio
 
Programa Resumido
1. O Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman: apresentação e histórico 2. Filosofia para crianças? Filosofia com crianças? Filosofia & crianças?
3. Fundamentos teóricos, premissas práticas. 4. A função da linguagem: a narrativa.
5. O questionamento 6. O diálogo 7. A Comunidade de Investigação. 8. Filosofia, infância e educação.
 
 
 
Programa
1. O Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman: apresentação e histórico. 
1.1. O Pragmatismo de J. Dewey como ponto de partida.
1.2. A virada lingüística como condição de possibilidade.


2. Filosofia para crianças? Filosofia com crianças? Filosofia & crianças?
2.1. É possível à criança atuar na Filosofia?

3. Fundamentos teóricos, premissas práticas. 
3.1. A ideia de autocorreção, das ciências à comunidade ética.
3.2. Recontar, reescrever, redescrever: colocar-se no lugar do outro (discursivamente, ao menos).
3.3. A ideia de pensamento rigoroso.

4. A função da linguagem: a narrativa.
4.1. As novelas filosóficas.
4.2. Com as crianças, filosofar com estórias, não historiar a Filosofia.

5. O questionamento 
5.1. O início da Filosofia e o princípio da argumentação e da narrativa.

6. O diálogo 
6.1. Construir coisas com palavras – e com palavras de outras pessoas.

7. A Comunidade de Investigação. 
7.1. O modelo de investigação em comunidade: ciência, filosofia e autocorreção. 

8. Filosofia, infância e educação.
8.1. O que pode ser a Filosofia para Crianças – e o que ela não pode ser.
8.1.1 Modelos diversos do trabalho de Filosofia para/com crianças.
8.2. Contribuições da Filosofia para Crianças para o professor da Educação Básica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Leitura dirigida. Atividades práticas em sala.
Critério
Participação nas atividades em sala de aula. Uma avaliação dissertativa, ao final da disciplina.
Norma de Recuperação
Prova final sobre o conjunto de textos abordados em sala de aula, de acordo com o calendário acadêmico da USP.
 
Bibliografia
     
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- SPLITTER, L.J., SHARP, A.M. Uma nova educação: a comunidade de investigação na sala de aula. Tradução Laura Pinto Rebessi São Paulo: Nova Alexandria, 1999.
- VOLTAIRE, Textos Seletos, SP: Abril Cultural, 1983.
- WILSON, John. Pensar com conceitos. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2002.  
 

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