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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Filosofia da Educ e Ciências da Educ
 
Disciplina: EDF1665 - LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
Libras - Brazilian Sign Language (BSL))

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
- Abordar a trajetória histórica da educação de surdos numa perspectiva mundial e no Brasil a partir da fundação do Imperial Instituto dos Surdos-Mudos; 
- Possibilitar a compreensão, a reflexão e o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais - Libras, numa perspectiva histórica, social, cultural, educacional e linguística; 
- Estudar e analisar a constituição da Língua Brasileira de Sinais em seus diferentes níveis linguísticos; 
-Contribuir para o aprimoramento da formação dos alunos para a atuação junto à comunidade surda; 
- Favorecer o acesso ao conhecimento da cultura/identidade surda e educação bilíngue;
 - Propor vivências práticas para a aprendizagem de Libras; 
-Desenvolver práticas de tradução e interpretação de Libras para a Língua Portuguesa e vice-versa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8199491 - Cassia Geciauskas Sofiato
 
Programa Resumido
Concepção, estudo e reflexão a respeito da importância histórica e política da educação dos surdos; 
Língua, identidade, cultura surda; 
Conceitos, classificação e etiologia sobre a surdez e deficiência auditiva; Escolarização da pessoa surda; 
Políticas públicas e surdez; 
Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais Libras; Ensino de Libras em nível básico.
 
Understanding, studying and reflecting about the historical and political importance of deaf education; Sign language, deaf identity and culture; Concepts, classification and etiology of deafness and hearing impairment; Deaf education; Public policies and deafness; Brazilian Sign Language (BSL) learning; Teaching basic Brazilian Sign Language.
 
 
Programa
1. Aspectos históricos e culturais da surdez e da deficiência auditiva; 
2. Classificação e etiologia da surdez e deficiência auditiva; 
3. Língua, identidade e cultura surda; 
4. A escolarização da pessoa surda; 
5. Ensino e aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para surdos; 
6. Políticas educacionais e surdez: legislação internacional e nacional; 
7. A Libras na educação de surdos; 
8. Escolas bilíngues para surdos; 
9. Aspectos gerais e gramaticais da Língua Brasileira de Sinais LIBRAS; 
10. Tradução e interpretação de Libras para língua portuguesa e vice-versa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas/dialogadas com a utilização de recursos audiovisuais. Aulas sinalizadas para o aprendizado da tradução e da interpretação de Libras para a língua portuguesa e vice-versa. Apreciação de filmes e debates. Serão desenvolvidas as seguintes práticas como componentes curriculares: - Pesquisa e análise crítica de dicionários de língua brasileira de sinais; - Pesquisa e atividade de tradução de texto de língua portuguesa para língua a brasileira de sinais; - Elaboração de atividade prática utilizando a língua brasileira de sinais.
Critério
A avaliação é processual e considera a participação em aula, a assiduidade, a realização de trabalhos, relatórios de leitura, provas e seminários.
Norma de Recuperação
Critérios de obter nota igual ou acima de cinco; época de realização de acordo com o cronograma oficial da FEUSP.
 
Bibliografia
     
BRASIL. Decreto nº. 5626. Regulamenta a Lei nº. 10436, de 24 de abril de 2002, e o artigo 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília: SEESP/MEC, 2005. 
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SOFIATO, Cássia G. Experiência educacional inclusiva e surdez: conquistas e desafios. In: RIBEIRO, Ricardo. Educação Especial: olhar o presente para pensar o futuro. Botucatu: QuintAventura Livros- Unesp, 2014.
WITKOSKI, Silvia Andreis. Educação de surdos pelos próprios surdos: uma questão de direitos. Curitiba: PR, CVR, 2012.
 

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