Discutir a relação professor-aluno no contexto da sala de aula
A disciplina Didática II tem como eixo a análise da relação do professor-aluno no contexto da sala de aula, visando a ampliar a formação básica do pedagogo. Examina a escola como instituição que circunscreve a relação pedagógica, a atuação docente na dimensão interpessoal e as representações dessa atuação sobre o êxito e o fracasso escolar.
1.A Escola como instituição que circunscreve a relação pedagógica.2.O aluno - aspectos a considerar na relação cotidiana: diferenças individuais na aprendizagem, auto conceito.3. O professor: características; atuação e formação; a expectativas do professor4. A relação professor-aluno: a dimensão interpessoal (disciplina)5. A relação ensino-aprendizagem (a questão do conhecimento). A avaliação como momento crucial do ensino
ALVES, Rubem. "O preparo do educador". In BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.) O Educador: Vida e Morte, Rio de Janeiro, Ed. Graal, 1983, 4ª ed. pp 15-28.CANETTI, Elias. A Língua Absolvida: história de uma juventude. São Paulo, Companhia das Letras,1987..ESTRELA, Maria Teresa. Relação Pedagógica, Disciplina e Indisciplina na Aula. Porto, Poto Edit., 1994.FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Nascimento da Prisão. Petrópolis, Vozes, 1983. 2ª ed. 3ª Parte: "Disciplina".GILBERT, Roger. As Idéias Atuais Em Pedagogia. Lisboa, Moraes, 1983.MACHADO, Nilson J. Epistemologia e Didática. São Paulo, Cortez, 1995. "Avaliação Educacional: das técnicas aos valores", p. 258.NOBLIT, George W. "Poder e Desvelo na Sala de Aula". (Trad. Belmira Oliveira Bueno). In Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 21, nº 2, p.119-137, jul/dez, 1995.NÓVOA, António (Org.) Profissão Professor. Porto, Porto Edit., 1992.PATTO, Maria Helena S. (Org.) Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo, T. A. Queiróz, 1985. Parte III: "A interação professor-aluno". p. 231-407.SANTOS, Jair Ferreira dos. O que é Pós-Moderno. São Paulo, Brasiliense,1986, 3ª ed. TUROW, Scott. O primeiro ano. Rio de Janeiro, Record, 1977.WOLFF, Robert Paul. O ideal da Universidade, São Paulo, Edit, UNESP, 1991.