Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0112 - Didática II
EDM0112 1 Didactics II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1988 Desativação:

Objetivos
Discutir a relação professor-aluno no contexto da sala  de aula
 
 
 
Programa Resumido
A disciplina Didática II tem como eixo a análise da relação do professor-aluno no contexto da  sala de aula, visando a ampliar a formação básica do pedagogo. Examina a escola como instituição que circunscreve a relação pedagógica, a atuação docente na dimensão interpessoal e as representações dessa atuação sobre o êxito e o fracasso escolar.
 
 
 
Programa
1.A Escola como instituição que circunscreve a relação pedagógica.
2.O aluno - aspectos a considerar na relação cotidiana: diferenças individuais na aprendizagem, auto conceito.
3. O professor: características; atuação e formação; a expectativas do professor
4. A relação professor-aluno: a dimensão interpessoal (disciplina)
5. A relação ensino-aprendizagem (a questão do conhecimento). A avaliação como momento crucial do ensino
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas
Leituras e discussões em grupo
Critério
Os alunos serão avaliados pela: participação nas discussões em grupo; apresentação dos relatórios de entrevistas com professores e elaboração de uma dissertaç
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
ALVES, Rubem. "O preparo do educador". In BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.) O Educador: Vida e Morte, Rio de Janeiro, Ed. Graal, 1983, 4ª ed. pp 15-28.
CANETTI, Elias. A Língua Absolvida: história de uma juventude. São Paulo, Companhia das Letras,1987..
ESTRELA, Maria Teresa. Relação Pedagógica, Disciplina e Indisciplina na Aula. Porto, Poto Edit., 1994.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Nascimento da Prisão. Petrópolis, Vozes, 1983. 2ª ed. 3ª Parte: "Disciplina".
GILBERT, Roger. As Idéias Atuais Em Pedagogia. Lisboa, Moraes, 1983.
MACHADO, Nilson J. Epistemologia e Didática. São Paulo, Cortez, 1995. "Avaliação Educacional: das técnicas aos valores", p. 258.
NOBLIT, George W. "Poder e Desvelo na Sala de Aula". (Trad. Belmira Oliveira Bueno). In Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 21, nº 2, p.119-137, jul/dez, 1995.
NÓVOA, António (Org.) Profissão Professor. Porto, Porto Edit., 1992.
PATTO, Maria Helena S. (Org.) Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo, T. A. Queiróz, 1985. Parte III: "A interação professor-aluno". p. 231-407.
SANTOS, Jair Ferreira dos. O que é Pós-Moderno. São Paulo, Brasiliense,1986, 3ª ed.
TUROW, Scott. O primeiro ano. Rio de Janeiro, Record, 1977.
WOLFF, Robert Paul. O ideal da Universidade, São Paulo, Edit, UNESP, 1991.
 

Clique para consultar os requisitos para EDM0112

Clique para consultar o oferecimento para EDM0112

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP