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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0291 - Elementos de Pedagogia e Didática: interação entre educação e saúde
Pedagogical and Teaching aspects of the relations between education and health

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Tendo como compromisso a formação de profissionais capazes de atuar de forma efetiva na interface saúde e educação esta disciplina pretende oferecer subsídios teóricos da Pedagogia e Didática aos profissionais da saúde. Oferecendo fundamentos, bases legais e políticas que subsidiem a compreensão dos profissionais da saúde da Educação Básica com destaque para a modalidade transversal da educação especial.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7723980 - Karina Soledad Maldonado Molina
 
Programa Resumido
- conceitos de Pedagogia e Didática; 
- princípios e conceitos do campo da educação e da educação especial e o diálogo com a saúde; 
- legislação da  educação especial.
 
 
 
Programa
1) Apresentar os conceitos: Pedagogia e Didática; 
2) Analisar a questão da educação para todos;
3) O campo da educação e a modalidade transversal da educação especial -  um espaço para o diálogo;
4)  Apresentar as bases legais e políticas da Educação e da Educação Especial desde 1996;  
5)  A interação entre educação a saúde: estudo de caso e/ou  plano de intervenção.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas a partir de leituras indicadas; orientção de seminários, trabalhos em grupo e individuais, produção de resumos, fichamentos, resenhas e leituras; debates a partir de casos e de filmes;
Critério
Síntese expressa numa escala numérica de 0 (zero) a 10 (dez), obtida em avaliação contínua por meio da realização de atividades intra e extra classe, avaliações escritas, da apresentação de seminários e trabalho final da disciplina.
Norma de Recuperação
Obter nota igual ou acima de cinco, de acordo com as normas estabelecidas pela USP. As formas, os períodos e os assuntos que farão parte do processo de recuperação serão definidos pelo docente da disciplina.
 
Bibliografia
     
ANDRÉ. Marli Eliza Dalmazo Afonso de (org). Alternativas no ensino de didática. Campinas: Papirus, 1997 
ARANTES, V. A. (Org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
CANDAU, Vera. A didática em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1984.
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CARVALHO, Rosita Edler. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento – fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 2009.
FERNANDES, Eulália. (Org) Surdez e Bilingüismo. Porto Alegre: Mediação.2012
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LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2008.
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MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.
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PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Didática – embates contemporâneos. São Paulo: Loyola. 2010.
RODRIGUES, David. (Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre educação inclusiva. São Paulo: Summus Editorial, 2006.
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TORRES GONZÁLEZ, José Antonio. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
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VEIGA, Ilma Passos Alencasto(org). Lições de Didática. Campinas: Papirus, 2006.
VEIGA, Ilma Passos Alencasto(org). Didática: o ensino e suas relações. Campinas: Papirus, 1996.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2005

Legislação e convenções internacionais
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Congresso Nacional. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Brasília, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, 1990.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, 23 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. MEC, SEESP, 2008.
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos e Plano de Ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien,Tailândia, 1990.
UNICEF. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha, 1994
UNESCO. Declaração da Guatemala, 2001 (Decreto nº. 3.956 de 2001). Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Brasília, 2001.
 

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