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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0291 - Elementos de Pedagogia e Didática: interação entre educação e saúde
Pedagogical and Teaching aspects of the relations between education and health

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Tendo como compromisso a formação de profissionais capazes de atuar de forma efetiva na interface saúde e educação esta disciplina pretende oferecer subsídios teóricos da Pedagogia e Didática aos profissionais da saúde. Oferecendo fundamentos, bases legais e políticas que subsidiem a compreensão dos profissionais da saúde da Educação Básica com destaque para a modalidade transversal da educação especial.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7723980 - Karina Soledad Maldonado Molina
 
Programa Resumido
- conceitos de Pedagogia e Didática; - princípios e conceitos do campo da educação e da educação especial e o diálogo com a saúde; - legislação da educação especial.
 
 
 
Programa
1) Apresentar os conceitos: Pedagogia e Didática; 2) Analisar a questão da educação para todos; 3) O campo da educação e a modalidade transversal da educação especial - um espaço para o diálogo; 4) Apresentar as bases legais e políticas da Educação e da Educação Especial desde 1996; 5) A interação entre educação a saúde: estudo de caso e/ou plano de intervenção.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas a partir de leituras indicadas; orientção de seminários, trabalhos em grupo e individuais, produção de resumos, fichamentos, resenhas e leituras; debates a partir de casos e de filmes;
Critério
Síntese expressa numa escala numérica de 0 (zero) a 10 (dez), obtida em avaliação contínua por meio da realização de atividades intra e extra classe, avaliações escritas, da apresentação de seminários e trabalho final da disciplina.
Norma de Recuperação
Obter nota igual ou acima de cinco, de acordo com as normas estabelecidas pela USP. As formas, os períodos e os assuntos que farão parte do processo de recuperação serão definidos pelo docente da disciplina.
 
Bibliografia
     
ANDRÉ. Marli Eliza Dalmazo Afonso de (org). Alternativas no ensino de didática. Campinas: Papirus, 1997
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Legislação e convenções internacionais
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BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, 23 de dezembro de 1996.
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UNICEF. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha, 1994
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