Tendo como compromisso a formação de profissionais capazes de atuar de forma efetiva na interface saúde e educação esta disciplina pretende oferecer subsídios teóricos da Pedagogia e Didática aos profissionais da saúde. Oferecendo fundamentos, bases legais e políticas que subsidiem a compreensão dos profissionais da saúde da Educação Básica com destaque para a modalidade transversal da educação especial.
- conceitos de Pedagogia e Didática; - princípios e conceitos do campo da educação e da educação especial e o diálogo com a saúde; - legislação da educação especial.
1) Apresentar os conceitos: Pedagogia e Didática; 2) Analisar a questão da educação para todos; 3) O campo da educação e a modalidade transversal da educação especial - um espaço para o diálogo; 4) Apresentar as bases legais e políticas da Educação e da Educação Especial desde 1996; 5) A interação entre educação a saúde: estudo de caso e/ou plano de intervenção.
ANDRÉ. Marli Eliza Dalmazo Afonso de (org). Alternativas no ensino de didática. Campinas: Papirus, 1997 ARANTES, V. A. (Org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006. CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora Unesp, 1999.CANDAU, Vera. A didática em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1984.CARVALHO, Rosita Edler . A realidade educacional brasileira e a produção da deficiência e A educação especial: tendências atuais. In: Temas em educação especial. Rio de Janeiro, WVA, 1998. CARVALHO, Rosita Edler. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA, 1997. CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento – fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 2009.FERNANDES, Eulália. (Org) Surdez e Bilingüismo. Porto Alegre: Mediação.2012FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia- saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2008.MAGALHÃES, Antonio M. Pensar as diferenças: contributos para a educação inclusiva. In: RODRIGUES, David. (org) Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas de formação. Lisboa: Divisão Editorial do Instituto Piaget, 2011. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon: Editora SENAC, 1997. p. 184-195. MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996. MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 11, n.º 33, set. / dez. 2006. PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Didática – embates contemporâneos. São Paulo: Loyola. 2010.RODRIGUES, David. (Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre educação inclusiva. São Paulo: Summus Editorial, 2006.SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2008.STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: ArtMed Editora, 1999, p. 35-47.TORRES GONZÁLEZ, José Antonio. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: ArtMed, 2002.VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas: Papirus, 1989.VEIGA, Ilma Passos Alencasto(org). Lições de Didática. Campinas: Papirus, 2006.VEIGA, Ilma Passos Alencasto(org). Didática: o ensino e suas relações. Campinas: Papirus, 1996.VYGOTSKY, Lev Semenovitch A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2005Legislação e convenções internacionaisBRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.BRASIL. Congresso Nacional. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Brasília, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, 1990. BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, 23 de dezembro de 1996.BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. MEC, SEESP, 2008. UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos e Plano de Ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien,Tailândia, 1990. UNICEF. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha, 1994 UNESCO. Declaração da Guatemala, 2001 (Decreto nº. 3.956 de 2001). Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Brasília, 2001.