O curso propõe fornecer um referencial teórico-prático para os alunos de pedagogia que lhes possibilite:• Caracterizar o estado atual do atendimento e educação da criança de zero a seis anos no Brasil;• Compreender o processo histórico desta etapa da Educação Básica, nas suas dimensões sócio-culturais, articulando-o a questões do presente;• Conhecer e construir propostas de trabalho significativas para crianças de zero a seis anos, em tempo integral ou parcial;• Articular conceitos teóricos ao trabalho prático com as linguagens expressivas na educação infantil;- Aprofundar e prosseguir o trabalho de pesquisa nesta área.
A disciplina visa iniciar os alunos do curso de Pedagogia às questões essenciais referentes ao campo da educação infantil no Brasil, em relação à implementação de programas para crianças até seis anos, possibilitando a construção de referencial teórico-prático necessário ao aprofundamento do estudo e da pesquisa nessa área.
1. Creches e Pré-escolas no Brasil: origens, concepções e desafios.2. Direito à infância e direito à brincadeira: objetivos da Educação Infantil de Qualidade.3. Concepções de infância e de Educação Infantil - da escolarização precoce aos processos coletivos de produção de conhecimentos pelas crianças.4. Planejamento e Organização do tempo e espaço educativos.5. Registro e Documentação na Educação Infantil.6. Múltiplas linguagens e dimensões humanas.7. A Arte como fundamento em construção na Educação dos bebês e das crianças pequenas.8. Culturas infantis e diversidade. 9. Pesquisa com crianças, Prática e Formação Docente. 10. Tendências contemporâneas na Educação Infantil brasileira e estrangeira
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