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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0327 - Educação Infantil
EDM0327 4 Pre-School Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 30 h , Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
O curso propõe fornecer um referencial teórico-prático para os alunos de pedagogia que lhes possibilite:
• Caracterizar o estado atual do atendimento e educação da criança de zero a seis anos no Brasil;
• Compreender o processo histórico desta etapa da Educação Básica, nas suas dimensões sócio-culturais, articulando-o a questões do presente;
• Conhecer e construir propostas de trabalho significativas para crianças de zero a seis anos, em tempo integral ou parcial;
• Articular conceitos teóricos ao trabalho prático com as linguagens expressivas na educação infantil;
- Aprofundar e prosseguir o trabalho de pesquisa nesta área.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2096401 - Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
6577784 - Patricia Dias Prado
40749 - Tizuko Morchida Kishimoto
 
Programa Resumido
A disciplina visa iniciar os alunos do curso de Pedagogia às questões essenciais referentes ao campo da educação infantil no Brasil, em relação à implementação de programas para crianças até seis anos, possibilitando a construção de referencial teórico-prático necessário ao aprofundamento do estudo e da pesquisa nessa área.
 
 
 
Programa
1. Creches e Pré-escolas no Brasil: origens, concepções e desafios.
2. Direito à infância e direito à brincadeira: objetivos da Educação Infantil de Qualidade.
3. Concepções de infância e de Educação Infantil - da escolarização precoce aos processos coletivos de produção de conhecimentos pelas crianças.
4. Planejamento e Organização do tempo e espaço educativos.
5. Registro e Documentação na Educação Infantil.
6. Múltiplas linguagens e dimensões humanas.
7. A Arte como fundamento em construção na Educação dos bebês e das crianças pequenas.
8. Culturas infantis e diversidade.
9. Pesquisa com crianças, Prática e Formação Docente.
10. Tendências contemporâneas na Educação Infantil brasileira e estrangeira
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas, leitura e discussão de textos, trabalhos em pequenos grupos.
Critério
Trabalhos e prova.
Norma de Recuperação
Pesquisa sobre temas abordados.
 
Bibliografia
     
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ZABALZA, M. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998
 

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