Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0329 - Metodologia do Ensino de Ciências
Methodology of the Teaching of Sciences

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 30 h , Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Ao final do curso, o aluno deverá estar familiarizado com aspectos e particularidades do ensino de Ciências para crianças, a partir de uma visão ampla das várias propostas de ensino existentes, bem como dos referenciais teóricos que as sustentam e dos conceitos científicos abordados neste nível de ensino. Deverá vivenciar situações práticas do exercício profissional por meio da realização de estágios em escolas e deverá, por fim, possuir ferramental básico para preparar-se para o efetivo exercício docente na área específica, tanto na pré-escola, como nos primeiros anos do ensino fundamental.
 
 
 
Programa Resumido
A disciplina pretende introduzir o futuro professor na problemática do ensino de Ciências em um amplo espectro da escolaridade básica, incluindo a educação infantil e o ensino fundamental. A disciplina visa proporcionar subsídios para uma reflexão aprofundada sobre as especificidades do conhecimento científico, sua transposição didática, estratégias de ensino, avaliação, análise de materiais didáticos e propostas curriculares, tendo como contexto privilegiado da abordagem pedagógica as atividades cotidianas do professor. Tais propósito resultarão da articulação entre os temas desenvolvidos nas aulas da disciplina e as atividades realizadas pelos alunos nos estágios simultâneos.
 
 
 
Programa
a)Orientações e projetos para realização de estágio b-) O Ensino Ciências: um panorama das abordagens teóricas e pesquisas da área. c-) Referências curriculares nacionais e regionais para o ensino de ciências na pré-escola e ensino fundamental. d-) Os conteúdos no Ensino de Ciências. e-) Planejamento de atividades e definição de objetivos. f-) Atividades Práticas e Experimentação. g-) Recursos Didáticos no Ensino de Ciências: livros didáticos, materiais áudio-visuais e computadores. h-) Avaliação no Ensino de Ciências Nas aulas da disciplina serão utilizadas modalidades didáticas tais como exposições dialogadas, práticas de laboratório e de campo, exercícios simulados, jogos, TICs etc. Parte fundamental da disciplina corresponde às atividades realizadas durante os estágios; tais atividades serão acompanhadas ao longo das aulas, documentadas pelos alunos e constituirão um relatório.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será feita por meio de produções escritas, podendo compreender provas escritas, portfólios, resenhas e relatórios, e da realização do estágio.
Estas atividades compõem-se de trabalhos individuais e trabalhos em grupo, realizados em sala de aula ou horários de estudo.
Critério
A aprovação está condicionado à frequência mínima em 75% das aulas e a obtenção de média igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.
Médias entre 3,0 (três) e 4,9 (quatro e nove) pontos possibilitam que o alunos realize recuperação em período conforme calendário USP.
Norma de Recuperação
1. Realização integral dos estágios e apresentação de relatório.
2. Trabalho escrito sobre os conteúdos desenvolvidos
 
Bibliografia
     
BIZZO, N. Ciências: Fácil ou Difícil? (Coleção Formação Permanente). São Paulo, Ed. Ática, (no prelo)
Brasil, Lei no. 9394 de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, MEC, Brasília, 1996.
Brasil, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, MEC, Brasília, 2013.
- CARVALHO, A. M. P. et al, Ciências no Ensino Fundamental. O Conhecimento Físico (Coleção Pensamento e Ação no Magistério). São Paulo, Ed. Scipione, (1998)
- CARVALHO, A.M.P. et al, Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula, São Paulo, Cengage, 2013.
- CARVALHO, A.M.P. e GIL-PÉREZ, D., Formação de Professores de Ciências – Tendências e Inovações, 6ª. ed, São Paulo, Cortez, 2001.
- CHASSOT, A. E R. J. de oliveira (orgs.) Ciência, Ética e Cultura na Educação. São Leopoldo, Ed. Unisinos, (1998)
- CORSON, W. H. Manual Global de Ecologia. São Paulo, Ed. Augustus, 2ª edição, (1996).
- GIORDAN, A. E G. de Vecchi. As origens do Saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. Porto Alegre, Artes Médicas, 2ª edição (1996).
- HARLEN, W. Enseñanza y Aprendizaje de las Ciências. Madrid, MEC/Morata (1989).
- HAZEN, R. M. & J. Trefil. Saber Ciências: do Big Bang à Engenharia Genética. São Paulo, Cultura Editores Associados, (1995).
- KRASILCHIK, M. (org.) Ensino de Ciências. EM ABERTO 11 (55). Brasília, INEP/MEC, (1992).
- KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo, Harbra, 3ª edição, (1996).
- KRASILCHICK, M. e MARANDINO, M., Ensino de Ciências e Cidadania, São Paulo, Moderna, 2004.
- MATTEDI DIAS et al. (orgs). Perspectivas em Epistemologia e História da Ciência. Feira de Santana, UEFS, (1997).
- MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências Naturais. 1ª a 4ª Séries (1997) / 5ª a 8ª Séries (1998).
- MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais - pré-escola (1998).
- MEC/SEF. Guia de Livros Didáticos do PNLD (1996, 1997, 1999).
- OLIVEIRA, Daisy L. (org.) Ciências nas salas de Aula. Porto Alegre, Ed. Mediação, (1997).
- SHAPIRO, B. What Children Bring to Light: a constructivist perspective on childre's learning in science. N. Y. Columbia University, Teachers College Press (1994).
- TRIVELATO, S. L. F. (ed.) Coletânea da 3ª Escola de Verão para Professores de Prática de Ensino de Física, Química e Biologia. São Paulo, FEUSP (1995).
Textos e coletâneas de periódicos da área, abrangendo as publicações presentes em: Ciência & Educação, Ensaio: Pesquisa em educação em ciências, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Ciência em Tela, Investigações em Ensino de Ciências, entre outras.
 

Clique para consultar os requisitos para EDM0329

Clique para consultar o oferecimento para EDM0329

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP