Ao final do curso, o aluno deverá estar familiarizado com aspectos e particularidades do ensino de Ciências para crianças, a partir de uma visão ampla das várias propostas de ensino existentes, bem como dos referenciais teóricos que as sustentam e dos conceitos científicos abordados neste nível de ensino. Deverá vivenciar situações práticas do exercício profissional por meio da realização de estágios em escolas e deverá, por fim, possuir ferramental básico para preparar-se para o efetivo exercício docente na área específica, tanto na pré-escola, como nos primeiros anos do ensino fundamental.
A disciplina pretende introduzir o futuro professor na problemática do ensino de Ciências em um amplo espectro da escolaridade básica, incluindo a educação infantil e o ensino fundamental. A disciplina visa proporcionar subsídios para uma reflexão aprofundada sobre as especificidades do conhecimento científico, sua transposição didática, estratégias de ensino, avaliação, análise de materiais didáticos e propostas curriculares, tendo como contexto privilegiado da abordagem pedagógica as atividades cotidianas do professor. Tais propósito resultarão da articulação entre os temas desenvolvidos nas aulas da disciplina e as atividades realizadas pelos alunos nos estágios simultâneos.
a)Orientações e projetos para realização de estágio b-) O Ensino Ciências: um panorama das abordagens teóricas e pesquisas da área. c-) Referências curriculares nacionais e regionais para o ensino de ciências na pré-escola e ensino fundamental. d-) Os conteúdos no Ensino de Ciências. e-) Planejamento de atividades e definição de objetivos. f-) Atividades Práticas e Experimentação. g-) Recursos Didáticos no Ensino de Ciências: livros didáticos, materiais áudio-visuais e computadores. h-) Avaliação no Ensino de Ciências Nas aulas da disciplina serão utilizadas modalidades didáticas tais como exposições dialogadas, práticas de laboratório e de campo, exercícios simulados, jogos, TICs etc. Parte fundamental da disciplina corresponde às atividades realizadas durante os estágios; tais atividades serão acompanhadas ao longo das aulas, documentadas pelos alunos e constituirão um relatório.
BIZZO, N. Ciências: Fácil ou Difícil? (Coleção Formação Permanente). São Paulo, Ed. Ática, (no prelo)Brasil, Lei no. 9394 de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, MEC, Brasília, 1996.Brasil, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, MEC, Brasília, 2013.- CARVALHO, A. M. P. et al, Ciências no Ensino Fundamental. O Conhecimento Físico (Coleção Pensamento e Ação no Magistério). São Paulo, Ed. Scipione, (1998)- CARVALHO, A.M.P. et al, Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula, São Paulo, Cengage, 2013.- CARVALHO, A.M.P. e GIL-PÉREZ, D., Formação de Professores de Ciências – Tendências e Inovações, 6ª. ed, São Paulo, Cortez, 2001.- CHASSOT, A. E R. J. de oliveira (orgs.) Ciência, Ética e Cultura na Educação. São Leopoldo, Ed. Unisinos, (1998)- CORSON, W. H. Manual Global de Ecologia. São Paulo, Ed. Augustus, 2ª edição, (1996).- GIORDAN, A. E G. de Vecchi. As origens do Saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. Porto Alegre, Artes Médicas, 2ª edição (1996).- HARLEN, W. Enseñanza y Aprendizaje de las Ciências. Madrid, MEC/Morata (1989).- HAZEN, R. M. & J. Trefil. Saber Ciências: do Big Bang à Engenharia Genética. São Paulo, Cultura Editores Associados, (1995).- KRASILCHIK, M. (org.) Ensino de Ciências. EM ABERTO 11 (55). Brasília, INEP/MEC, (1992).- KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo, Harbra, 3ª edição, (1996).- KRASILCHICK, M. e MARANDINO, M., Ensino de Ciências e Cidadania, São Paulo, Moderna, 2004.- MATTEDI DIAS et al. (orgs). Perspectivas em Epistemologia e História da Ciência. Feira de Santana, UEFS, (1997).- MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências Naturais. 1ª a 4ª Séries (1997) / 5ª a 8ª Séries (1998).- MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais - pré-escola (1998).- MEC/SEF. Guia de Livros Didáticos do PNLD (1996, 1997, 1999).- OLIVEIRA, Daisy L. (org.) Ciências nas salas de Aula. Porto Alegre, Ed. Mediação, (1997).- SHAPIRO, B. What Children Bring to Light: a constructivist perspective on childre's learning in science. N. Y. Columbia University, Teachers College Press (1994).- TRIVELATO, S. L. F. (ed.) Coletânea da 3ª Escola de Verão para Professores de Prática de Ensino de Física, Química e Biologia. São Paulo, FEUSP (1995).Textos e coletâneas de periódicos da área, abrangendo as publicações presentes em: Ciência & Educação, Ensaio: Pesquisa em educação em ciências, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Ciência em Tela, Investigações em Ensino de Ciências, entre outras.