Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0342 - Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino de Ciências
Theoretical and Methodological Foundations for the Teaching of Natural Sciences

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Trabalhar o reconhecimento das Ciências da Natureza como um corpo de conhecimento, explorando o fazer científico e evidenciando características da natureza da ciência em suas dimensões políticas, sociais e institucionais. Possibilitar a vivência de práticas das ciências que aproximem os estudantes dos processos, espaços e tempos de construção de conhecimento científico. Promover a apropriação, pelos estudantes, de conteúdos, métodos e representações relacionados às ciências na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Promover a inserção dos estudantes em aspectos da cultura científica de modo a problematizar o ensino de ciências. Trabalhar os aspectos históricos e metodológicos do ensino de ciências.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
504200 - Agnaldo Arroio
6578131 - Elio Carlos Ricardo
5983069 - Ermelinda Moutinho Pataca
2961052 - Lúcia Helena Sasseron Roberto
1644612 - Maria Lucia Vital dos Santos Abib
2987179 - Martha Marandino
2104163 - Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
80098 - Silvia Luzia Frateschi Trivellato
 
Programa Resumido
Natureza da ciência. Eixos temáticos conceituais das ciências no Ensino Fundamental I e Educação Infantil. Vivências em experimentos e práticas que colaborem para o entendimento das ciências, seus conteúdos e suas abordagens metodológicas.
 
The nature of science. Conceptual thematic axes of science on Early Childhood and Primary Education. Participation in experiments and practices that contribute to the understanding of science, its contents, and its methodological approaches.
 
 
Programa
1. Discussão sobre visões de ciências e a problematização destas ideias em sua abordagem pedagógica. 
2. Relações das ciências com outras áreas conceituais nos processos de construção de novos conhecimentos e no ensino da disciplina. 
3. Relações entre ciência, tecnologia e sociedade e as múltiplas influências na prática científica e sua inserção na prática pedagógica.
4. Eixos temáticos curriculares propostos nos documentos oficiais para a área de ciências da natureza na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
5. Fundamentos históricos e metodológicos do ensino de ciências.
6. Abordagem de conceitos científicos relacionados aos eixos temáticos por meio de vivência em processos investigativos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será feita por meio de apresentações orais e/ou de produções escritas, podendo compreender provas escritas, portfólios, resenhas e relatórios. Estas atividades compreendem trabalhos individuais e trabalhos em grupo, realizados em sala de aula ou em horários de estudo. Poderão considerar as Práticas como Componentes Curriculares atividades solicitadas aos estudantes para que sejam desenvolvidas fora da sala de aula, mas que se relacionem com algum tema em debate em aula como, por exemplo, participação em seminários e reuniões científicas, assistir a filmes, visita a museus e centros de ciências, leitura de livros, produção de textos.
Critério
A aprovação está condicionada à frequência mínima em 75% das aulas, à obtenção de média igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos. Médias entre 3,0 (três) e 4,9 (quatro e nove) pontos possibilitam que o alunos realize recuperação em período conforme calendário USP.
Norma de Recuperação
Prova escrita e/ou trabalho.
 
Bibliografia
     
Brasil, Lei no. 9394 de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, MEC, Brasília, 1996.

Brasil, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, MEC, Brasília, 2013.

Brasil, Base Nacional Comum Curricular – 3a versão, MEC, Brasília, 2017.

CARVALHO, A. M. P. et al, Ciências no Ensino Fundamental. O Conhecimento Físico (Coleção Pensamento e Ação no Magistério). São Paulo, Ed. Scipione, (1998)

CARVALHO, A.M.P. et al, Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula, São Paulo, Cengage, 2013.

DELIZOICOV, D. e ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Ciências, São Paulo, Cortês. 1991
Hewitt, P.G., Física Conceitual, São Paulo, Artmed, 2004.

KRASILCHICK, M. e MARANDINO, M., Ensino de Ciências e Cidadania, São Paulo, Moderna, 2004.

MARANDINO, M. Formação Inicial de Professores e os Museus de Ciências. In: SELLES, S. E. & FERREIRA, M S. (orgs.). Formação Docente em Ciências: memórias e práticas. Niterói: EDUFF, p. 59-76. 2003
MARANDINO, M. Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências. In: Revista Brasileira de Educação, 2004.
MARANDINO, M. MUSEU E ESCOLA: PARCEIROS NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DO CIDADÃO IN:  REINVENTAR A ESCOLA ED. PETRÓPOLIS : EDITORA VOZES, P. 189-220. 2000
SADAVA, D; HELLER, C; ORIONS G; PURVES, W; HILLIS,D.- Vida: A Ciência da Biologia 3 v.- 8. ed.- Porto Alegre: Artemed, 2009.

SASSERON, L. Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e argumentação: relações entre Ciências da Natureza e escola. Revista Ensaio, v.17, p. 49-67,  2015

SASSERON, L. H, CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n.1. p. 59-77, 2011.

Trivelato,S; Silva,R., Ensino de Ciências (Coleção Ideias em Ação). São Paulo, Cengage, 2011.

Revistas e periódicos de ensino de Ciências e de pesquisa em ensino de Ciências, em especial: Investigações em Ensino de Ciências, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Ciência & Educação, Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências.
 

Clique para consultar os requisitos para EDM0342

Clique para consultar o oferecimento para EDM0342

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP