Trabalhar o reconhecimento das Ciências da Natureza como um corpo de conhecimento, explorando o fazer científico e evidenciando características da natureza da ciência em suas dimensões políticas, sociais e institucionais. Possibilitar a vivência de práticas das ciências que aproximem os estudantes dos processos, espaços e tempos de construção de conhecimento científico. Promover a apropriação, pelos estudantes, de conteúdos, métodos e representações relacionados às ciências na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Promover a inserção dos estudantes em aspectos da cultura científica de modo a problematizar o ensino de ciências. Trabalhar os aspectos históricos e metodológicos do ensino de ciências.
Natureza da ciência. Eixos temáticos conceituais das ciências no Ensino Fundamental I e Educação Infantil. Vivências em experimentos e práticas que colaborem para o entendimento das ciências, seus conteúdos e suas abordagens metodológicas.
1. Discussão sobre visões de ciências e a problematização destas ideias em sua abordagem pedagógica. 2. Relações das ciências com outras áreas conceituais nos processos de construção de novos conhecimentos e no ensino da disciplina. 3. Relações entre ciência, tecnologia e sociedade e as múltiplas influências na prática científica e sua inserção na prática pedagógica. 4. Eixos temáticos curriculares propostos nos documentos oficiais para a área de ciências da natureza na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. 5. Fundamentos históricos e metodológicos do ensino de ciências. 6. Abordagem de conceitos científicos relacionados aos eixos temáticos por meio de vivência em processos investigativos.
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