Promover a compreensão do futuro pedagogo sobre a interlocução do ensino com os modos de aprendizagem em Arte na educação escolar . Compreender a articulação entre a produção social e a diversidade cultural da arte, como objeto de conhecimento na escola. Promover a construção de competências para saber dar aulas de arte e a assimilação de saberes sobre a arte com objeto sócio-histórico em transformação permanente nas diferentes culturas e na Educação.
Na disciplina considera-se Arte como área de conhecimento com conteúdos próprios a serem ensinados e aprendidos na escola. Observa-se os modos de aprendizagem em Arte como guia das orientações didáticas e trabalha-se a criação em arte e o saber sobre arte em diferentes recortes da História da Arte. O desenho curricular, seus componentes e conteúdos são atribuições do educador e sua equipe em consonância com a legislação e documentos oficiais obrigatórios e, é compreendido como produto e processo autoral, compartilhado e transformado permanentemente em função da prática nas escolas.
1.O que se entende por arte na educação: breve histórico, críticas. Mudanças a respeito dos conceitos de: ensino, arte da criança e do jovem, aprendizagem em arte, papel do professor em arte. 2.A arte da criança e do jovem e sua interlocução com a produção social e histórica da arte na história do ensino de arte. Da livre expressão à aprendizagem compartilhada entre pares e com produções artisticas. 3.Relações entre objetivos, conteúdos, métodos/procedimentos/atividades de ensino e aprendizagem, meios de avaliação nas aulas de Arte. Fundamentos para currículo de Arte na Educação Infantil e em Escolas de Ensino Fundamental. 4.Interface entre escola e instituições culturais. A visita a museus e instituições culturais como parte das atividades escolares. Preparação da visita: um trabalho em cooperação com os educadores dos museus e das instituições culturais 5.Autores da arte na educação moderna e contemporânea. 6.O desenho cultivado da criança e do jovem. 7.A leitura da imagem.
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