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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0347 - Fundamentos Teórico- Metodológicos do Ensino de Arte
Theoretical and Methodological Foundations for the Teaching of Art

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Promover a compreensão do futuro pedagogo sobre a interlocução do ensino com os modos de aprendizagem em Arte na educação escolar . Compreender a articulação entre a produção social e a diversidade cultural da arte, como objeto de conhecimento na escola. Promover a construção de competências para saber dar aulas de arte e a assimilação de saberes sobre a arte com objeto sócio-histórico em transformação permanente nas diferentes culturas e na Educação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2095355 - Rosa Iavelberg
 
Programa Resumido
Na disciplina considera-se Arte como área de conhecimento com conteúdos próprios a serem ensinados e aprendidos na escola. Observa-se os modos de aprendizagem em Arte como guia das orientações didáticas e trabalha-se a criação em arte e o saber sobre arte em diferentes recortes da História da Arte. O desenho curricular, seus componentes e conteúdos são atribuições do educador e sua equipe em consonância com a legislação e documentos oficiais obrigatórios e, é compreendido como produto e processo autoral, compartilhado e transformado permanentemente em função da prática nas escolas.
 
In this course, Art is considered as an area of knowledge with its own contents to be taught and learned at school. We observe the different ways of learning in Art class, as a guide to didactic orientations, and work on art creation and knowledge about art in different moments of Art History. The curriculum design, its components and contents are the teacher and his team duty, in accordance with the educational legislation and official policies documents. It is seen as an authorial process and product, which is shared and permanently transformed, due to the practices within the schools.
 
 
Programa
1.O que se entende por arte na educação: breve histórico, críticas. Mudanças a respeito dos conceitos de: ensino, arte da criança e do jovem, aprendizagem em arte, papel do professor em arte.
2.A arte da criança e do jovem e sua interlocução com a produção social e histórica da arte na história do ensino de arte. Da livre expressão à aprendizagem compartilhada entre pares e com produções artisticas.
3.Relações entre objetivos, conteúdos, métodos/procedimentos/atividades de ensino e aprendizagem, meios de avaliação nas aulas de Arte. Fundamentos para currículo de Arte na Educação Infantil e em Escolas de Ensino Fundamental.
4.Interface entre escola e instituições culturais. A visita a museus e instituições culturais como parte das atividades escolares. Preparação da visita: um trabalho em cooperação com os educadores dos museus e das instituições culturais
5.Autores da arte na educação moderna e contemporânea.
6.O desenho cultivado da criança e do jovem.
7.A leitura da imagem.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas e práticas. Análise e discussão dos textos básicos sobre o conteúdo programático. Realização de observações de campo sobre as temáticas relativas à arte/educação em museus ou instituições culturais . Compreensão da arte na educação por meio de aulas expositivas, leitura de textos, seminários de História da Arte entre os pares, atividades de criação e de observação da interface entre as escolas, os museus e as instituições culturais. Análise e discussão dos conteúdos assimilados nos seminários. Nesta disciplina a Prática como Componente Curricular se dá em museus ou instituições culturais da cidade de São Paulo, com vistas a estabelecer interfaces entre estas instituições e educação escolar.
Critério
Os alunos serão avaliados na prova de avaliação final em subgrupos com base na leitura dos textos oferecidos; na apresentação dos seminários de História da Arte, nas atividades de criação artística e no relatório da atividades de PCC junto aos museus ou instituições culturais. Serão avaliados também na realização das atividades propostas e na frequência.
Norma de Recuperação
Elaboração de trabalho escrito referente ao conteúdo do curso. Época: 1ª semana após o término do curso no semestre.
 
Bibliografia
     
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Edu¬cação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB/Dicei, 2013. 
______. Governo Federal. Base Nacional Comum Curricular: BNCC: 4a versão. Brasília: MEC, 2018. 
HOUSEN, Abigail. O olhar do observador: investigação, teoria e prática. In: Educação estética e artística: abordagens transdisciplinares. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011, p. 149-170.
IAVELBERG, Rosa. Arte/educação modernista e pós/modernista: fluxos na sala de aula. Ed. Penso, Porto Alegre, 2017. 
______________. O Desenho Cultivado da Criança: práticas e formação de educadores. Porto Alegre: Zouk, 2006.
__________. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
__________. Desenho na educação infantil. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
LOWENFELD, Viktor e BRITTAIN, W. Lambert. Desenvolvimento da Capacidade Criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
MÈREDIEU, Florence de. O desenho infantil. São Paulo: Cultrix, 1979.
PIAGET, Jean; FRAISE, Paul. O desenho infantil. In: Tratado de Psicologia Experimental. Rio de Janeiro: Forense, 1969. V. 8, p.188-224.
PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999.
FERRAZ, Heloísa C. de T.; FUSARI, Maria F. de Rezende e. Metodologia do ensino da arte. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2009. 
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
VYGOTSKY, Leontiev S. Pensamento e linguagem. Lisboa: Antídoto, 1979.
WILSON, Brent. In, Arte/educação contemporânea, consonâncias internacionais (Ana Mae Barbosa (org.), São Paulo: Cortez, 2005, p 81-97. 
 

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