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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0351 - Ensino de Línguas Estrangeiras para Crianças
Teaching Foreign Languages for Children

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
1 Objetivos Gerais

•	Compreender o cenário nacional em que ocorre a expansão da educação escolar bilíngue e da antecipação do ensino de línguas estrangeiras para crianças. 
•	Problematizar os diferentes conceitos de língua (materna, estrangeira, adicional, etc.) e como eles se relacionam com as noções de monolinguismo, bilinguismo, multilinguismo, plurilinguismo e translinguismo nas sociedades e na escola. 
•	Fomentar a formação do pedagogo/professor de línguas sob a ideia de comunidade profissional, de maneira a teorizar as práticas e praticar as teorias circulantes na pedagogia de ensino de línguas para crianças por meio de partilha de vivências e repertórios.
 
2 Objetivos Específicos

•	Mapear, em uma perspectiva histórica, como os conceitos de língua materna, língua estrangeira, segunda língua, língua adicional, língua de herança, língua franca e língua internacional se imbricam em movimentos de colonização e globalização (territorial, cultural e econômica).
•	Relacionar como a circulação de pessoas falantes de diferentes línguas se estabelece em diferentes sociedades e como essa circulação se transpõe para o contexto escolar, traduzida em legislação e políticas linguísticas que, muitas vezes, dão destaque quase exclusivo ao ensino de língua inglesa.
•	Conhecer algumas das perspectivas e teorias de aquisição de línguas em suas dimensões psicolinguísticas e discursivas. 
•	Problematizar alguns dos mitos que sustentam a expansão da educação escolar bilíngue, especialmente a questão do “quanto mais cedo, melhor” e da vantagem bilíngue. 
•	Investigar alguns dos modelos de educação escolar bilíngue (transicional, imersão, imersão dupla, subsequente) em que duas línguas têm o estatuto de língua de instrução. 
•	Partilhar repertórios de práticas voltadas à pedagogia de ensino de línguas para crianças. 
•	Planejar sequências didáticas e projetos para o ensino de línguas nos anos iniciais da Educação Básica, com destaque às especificidades do trabalho com crianças em uma perspectiva plurilíngue e inter/transcultural.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5237560 - Ana Paula Martinez Duboc
742505 - Livia de Araujo Donnini Rodrigues
 
Programa Resumido
A disciplina Ensino de Línguas Estrangeiras para Crianças tem como principal objetivo situar o futuro pedagogo/professor de línguas nas discussões sobre a expansão da educação bilíngue no Brasil e da antecipação do ensino de línguas para crianças na Educação Básica. Para tanto, propõe discutir tanto os contextos quanto os processos envolvidos em uma pedagogia de ensino de línguas para crianças Partindo da ideia de comunidade profissional, a disciplina visa pensar a fundamentação teórica de forma aproximada às vivências dos alunos futuros professores, por meio da partilha de repertórios e planejamento de ações, voltando-se para a elaboração de sequências didáticas e projetos em uma perspectiva plurilíngue e inter/transcultural, em um movimento de aproximação entre teorizar as práticas e praticar as teorias (Kumaravadivelu, 2012, 2014).
 
 
 
Programa
Parte I – Fundamentos
Conceitos de língua materna, língua estrangeira, segunda língua, língua adicional, língua de herança, língua franca, língua internacional.
Conceitos de monolinguismo, bilinguismo, multilinguismo e plurilinguismo na sociedade e na escola.
Aquisição de outras línguas: aspectos discursivos e psicolinguísticos
Mitos sobre o ensino de línguas para crianças (quanto mais cedo melhor, vantagem bilíngue)
Modelos e arranjos curriculares na educação bilíngue 
Legislação brasileira sobre ensino de línguas estrangeiras/adicionais
Parte II – Repertórios
Rimas, parlendas e músicas 
Contação e dramatização de histórias 
Jogos e brincadeiras dentro e fora da sala de aula 
Parte III – Práticas 
Planejamento e sequenciamento didático: rotinas, rituais e variação de ritmo (a aula, a semana, o período letivo, o ano acadêmico)
Organização de projetos em perspectiva plurilíngue e inter/transcultural
 
 
 
Avaliação
     
Método
• aulas expositivas teóricas e dialogadas • oficinas • estudo de textos seguido de debates • elaboração de projetos e/ou sequências didáticas • partilha de repertórios e referências
Critério
• frequência mínima conforme regimento da instituição • cumprimento de leituras obrigatórias • engajamento nos debates, partilhas e oficinas • trabalhos escritos: elaboração de ensaios e/ou sequências didáticas e/ou projetos
Norma de Recuperação
• Instrumento: trabalho escrito • Época de realização: conforme calendário oficial da USP
 
Bibliografia
     
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