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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0402 - Didática
Didatics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Estágio: 30 h , Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
A disciplina Didática pretende contribuir para a formação do professor, como agente de ensino na educação institucional, mediante:
Análise das teorizações sobre o ensino e sua relação com a prática pedagógica;
Estudo de diferentes perspectivas de análise dos processos de  ensino e aprendizagem  e das relações do professor- aluno;
Discussão de questões contemporâneas da prática pedagógica no cotidiano escolar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
167942 - Adriana Bauer
46273 - Belmira Amelia de Barros Oliveira Bueno
7067602 - Claudia Valentina Assumpção Galian
863900 - Jaime Francisco Parreira Cordeiro
7723980 - Karina Soledad Maldonado Molina
3140642 - Katiene Nogueira da Silva
1354702 - Maria Isabel de Almeida
1246802 - Monica Appezzato Pinazza
1645036 - Paula Perin Vicentini
1987070 - Rita de Cassia Gallego
1889824 - Vivian Batista da Silva
 
Programa Resumido
O Curso de Didática pretende contribuir para a formação do professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na instituição escolar. Para tanto, propõe o estudo de teorizações sobre o ensino, de práticas da sala de aula e de possibilidades de desenvolvimento do trabalho pedagógico frente às conjunturas sociais. Trata-se, portanto, de analisar as situações de sala de aula, buscando compreender a relação professor-aluno-conhecimento, de maneira a propiciar ao futuro professor condições para criar alternativas de atuação. Os estágios, com carga horária de 30 horas, poderão contemplar diferentes aspectos do processo de ensino e aprendizagem e envolver atividades de observação de aulas, entrevistas com os agentes da escola, desenvolvimento de projetos de pesquisa, regência e/ou análise de documentos da escola, dos professores ou dos alunos. Como Práticas como Componentes Curriculares (PCCs) essas terão a carga horária de 20 horas, devendo-se ser consideradas atividades voltadas à análise de situações do cotidiano escolar, seja por meio de estudo de casos, seja por meio de discussão de relatos/entrevistas de professores e alunos, análise e elaboração de materiais didáticos, assim como discussões acerca de situações do cotidiano que envolvam possibilidades de intervenção.
 
 
 
Programa
A Didática, o ensino e seu caráter na escola contemporânea.
1.1. Teorizações sobre o ensino na perspectiva histórica.

Organização do trabalho  docente na escola.
2.1. Projeto pedagógico, currículo e planejamento de ensino.
2.2. A natureza do trabalho docente e suas relações com o sistema de ensino e a sociedade.

3. Situações de ensino na sala de aula.
3.1. A relação pedagógica e a dinâmica professor-aluno-conhecimento.
3.2. Organização das atividades do professor e do aluno.
3.3. Recursos e tecnologias  para o ensino.

Questões críticas da didática: disciplina/indisciplina, ciclos escolares e avaliações.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Organização das aulas A disciplina será desenvolvida por meio de discussões, análise de textos, trabalhos práticos e realizações de estágio de 30 horas. Utilizar-se-ão trabalhos individualizados e em grupos. O estágio obrigatório será cumprido preferencialmente em escola pública, no Ensino Fundamental ou Ensino Médio, podendo ser contemplada a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Critério
A avaliação levará em conta a participação do aluno nas atividades de classe e extra classe, as leituras realizadas, os trabalhos, as provas e o estágio. De acordo com as orientações do professor responsável pela disciplina, a avaliação do estágio poderá corresponder a relatório escrito ou outro gênero (como ensaio, artigo, cartas analíticas etc.), sendo as experiências socializadas com a turma por meio de apresentação de relatos das atividades desenvolvidas no estágio (de produção individual ou em grupo) e as análises das mesmas.
Norma de Recuperação
De acordo com orientações do docente da disciplina.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA, Guido de O professor que não ensina. São Paulo: Summus, 1996. AZANHA, José Mario
Pires Uma reflexão sobre a Didática. 3º Seminário A Didática em questão. Atas, v.I, 1985, p.24-
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Denice Barbara & SOUSA, Cynthia Pereira de A vida e o ofício dos professores. São Paulo:
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Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira/Thomson
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Denice B. et.al.(orgs) . Docência, Memória e Gênero: estudos sobre formação. SP:
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10. Jul-Ago/96:5-15. CHARLOT, B. Da relação com o saber. Artmed, 2000. CHERVEL, André.
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2009. PERRENOUD, Philippe Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas
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Básica, nos níveis fundamental e médio, no Sistema Estadual de Ensino de São Paulo e
dá providências correlatas. Acesso em: 13 de julho de 2020. Disponível em:
http://iage.fclar.unesp.br/ceesp/textos/2017/673-88-Delib-155-17-Indic-161-17-alt-Del-161-
18.pdf. SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Deliberação CEE
186/2020 - Fixa normas relativas ao Currículo Paulista do Ensino Médio, de acordo com a
Lei 13.415/2017, para a rede estadual, rede privada e redes municipais que possuem
instituições vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, e dá outras
providências. Disponível em: http://www.ceesp.sp.gov.br/ceesp/textos/2020/2020-00267-
Delib-186-20-Indic-198-20.pdf. SANTIAGO, Anna Rosa F.. Projeto Político-Pedagógico: escola
básica e a crise de paradigmas. IN: BRASIL, MEC. Anais de Conferência Nacional de Educação para
Todos. Brasília/DF. 1994: 597-604. SCHEFFLER, Israel. A linguagem da educação. (Tradução de

Baltazar Barboda Filho). São Paulo, EDUSP/Saraiva, 1974. TARDIF, Maurice Saberes profissionais
dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática
profissional dos professores e suas conseqüências com relação à formação do magistério. Revista
Brasileira de Educação, jan-mar/2000, nº 13, p. 5-24. THOMPSON, Paul A voz do passado: história
oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. WOODS, Peter. Investigar a Arte de Ensinar. Porto/Pt:
Porto Editora, 1999, p 27-44.
 

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