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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0405 - Metodologia do Ensino de Português I
Methodology of the Teaching of Portuguese I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
1.	Refletir sobre teorias e práticas do ensino de Língua Portuguesa.2.	Fornecer subsídios metodológicos para o ensino de Língua Portuguesa.3.	Aproximar ensino e pesquisa, com o objetivo de incentivar a produção e a renovação de meios e recursos para o ensino de Língua Portuguesa.4.	Viabilizar e orientar práticas de estágio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
322354 - Claudemir Belintane
4728732 - Claudia Rosa Riolfi
5505631 - Emerson de Pietri
1307226 - Neide Luzia de Rezende
6578336 - Sandoval Nonato Gomes Santos
3448631 - Valdir Heitor Barzotto
 
Programa Resumido
Discussão e pesquisa sobre: perspectivas do ensino de língua materna adequada aos tempos contemporâneos; métodos e procedimentos; estratégias didáticas para as modalidades oral e escrita; materiais e recursos didáticos, considerando as novas tecnologias de obtenção e processamento de informação; formas de avaliação internas e externas à sala de aula.
 
 
 
Programa
1.	Ensino e aprendizagem de língua materna: objetivos e perspectivas.2.	Diagnóstico do desempenho lingüístico do aluno.3.	A produção do texto escrito na escola.4.	Reflexão sobre as práticas de leitura vigentes na escola.5.	Ensino e aprendizagem de gramática: princípios, problemas e práticas.6.	A literatura no ensino fundamental.7.	O oral e o escrito na sala de aula: estratégias didáticas.8.	Orientações oficiais e a prática de ensino.9.	Materiais didáticos: modalidades e usos.10.	Universidade e escola: o estágio supervisionado.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas expositivas e práticas. 2. Utilização de recursos didáticos: vídeos, transparências, slides, power point, softwares, Internet, jogos etc. Discussão em grupo, apresentação de propostas dos grupos para a classe, simulações de aula e outras dinâmicas.
Critério
Participação nas atividades de sala, relatórios de estágio, desenvolvimento de materiais didáticos e propostas de aula, simulação de aula, trabalhos escritos.
Norma de Recuperação
Realização integral do estágio e apresentação de relatório.Trabalho escrito sobre os conteúdos desenvolvidos.
 
Bibliografia
     
ABAURRE, M. B. M.; FIAD, R. S. & MAYRINK-SABINSON, M. L. Cenas de Aquisição da Escrita. São Paulo: Mercados de Letras, 2006.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. [trad.]. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BARTHES. O rumor da língua. [trad.]. São Paulo: Brasiliense, 1988.CALKINS, L. A arte de ensinar a escrever.[trad]. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.CHARTIER, R. Práticas de Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
LEITE, Ligia Chiappini M. (coord.) Aprender e ensinar com textos. São Paulo: Cortez, 1997. v. 1-10.
GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
ILARI, Rodolfo. Introdução à Semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2003.
LAJOLO, Marisa, ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história e histórias. São Paulo: Ática, 1985.
LUCKESI, Cipriano C. A avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1998.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
OSAKABE, Haquira. Linguagem e educação. In: MARTINS, Maria Helena (org.). Questões de linguagem. São Paulo: Contexto, 1991. P. 7-10
POSSENTI, Sirio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: ALB; Mercado de Letras, 1996.
POSSENTI, Sírio. “Ensinar o estilo?” In: Calidoscópio, vol. 5, n. 1, p. 19-23, jan-abr, 2007.
RAZZINI, M. P. G. O Espelho da Nação: A Antologia Nacional e o ensino de Português e de Literatura (1838-1971). Tese de Doutorado. Campinas: IEL/UNICAMP, 2000.
RIOLFI, C. R.; ROCHA, Andreza Roberta ; CANADAS, Marco Aurelio ; RAMOS, Rosana Ribeiro ; BARBOSA, M. V. ; MAGALHAES, M. . Ensino de Língua Portuguesa. 1. ed. São Paulo: Thomson Learning Edições Ltda, 2008. 232p .
RIOLFI, ClaudiaRosa. (Org.). Professor de português: como se forma,trabalha e entende sua prática. São Paulo: Paulistana, 2015.
SCHNEUWLY, Bernard, DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares. Das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação, n. 11, mai.-ago. 1999, p. 5-16 .
SOARES, M. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1986. 
SOARES, M. A. Português na escola – história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (org.). Linguística da Norma. São Paulo: Edições Loyola, 155-177, 2002.
ZILBERMAN, Regina. A Literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1985.
ZILBERMAN, Regina, SILVA, Ezequiel T. da (orgs.) Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: São Paulo: Ática, 1991.Artigos das revistas abaixo:· Linha D'Água. 
TRAVAGLIA, L. C. Gramática – ensino plural. São Paulo : Cortez, 2003.

Leitura: Teoria & prática.· Revista da Faculdade de Educação da USP.· Outros periódicos relevantes das áreas de ensino e linguagem.Documentos Oficiais : propostas e parâmetros curriculares.
 

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