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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0406 - Metodologia do Ensino de Português II
Methodology of the Teaching of Portuguese II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
1.	Refletir sobre teorias e práticas do ensino de Língua Portuguesa.
2.	Fornecer subsídios metodológicos para o ensino de Língua Portuguesa.
3.	Aproximar ensino e pesquisa, com o objetivo de incentivar a produção e a renovação de meios e recursos para o ensino de Língua Portuguesa.
4.	Viabilizar e orientar práticas de estágio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
322354 - Claudemir Belintane
4728732 - Claudia Rosa Riolfi
5505631 - Emerson de Pietri
1307226 - Neide Luzia de Rezende
6578336 - Sandoval Nonato Gomes Santos
3448631 - Valdir Heitor Barzotto
 
Programa Resumido
Discussão e pesquisa sobre: perspectivas do ensino de língua materna e literatura adequada aos tempos contemporâneos; métodos e procedimentos, considerando as novas tecnologias de obtenção e processamento de informação; estratégias didáticas para as modalidades oral e escrita; materiais e recursos didáticos; formas de avaliação internas e externas à sala de aula; discussão, apresentação de situações de estágio na escola e orientação de propostas de estágio para desenvolvimento na sala de aula.
 
 
 
Programa
1. A produção do texto escrito na escola: correlação entre teorias e práticas.
2. Estratégias para desenvolvimento da produção escrita.
3. A gramática entre outras dimensões do ensino de língua materna.
4. Particularidades do ensino e aprendizagem de língua materna nos níveis fundamental e médio.
5. Teorias e práticas de leitura.
6. A literatura no ensino médio.
7. O ensino e aprendizagem de língua portuguesa no contexto das novas tecnologias.
8. Estratégias didáticas para ensino e aprendizagem de língua materna: propostas, projetos e tecnologias mobilizadas.
9. As diferentes formas de avaliação no ensino de língua portuguesa.
10. Estágio supervisionado: modalidades e problemas; 
11. Apresentação em sala de aula e em seminários de resultados do estágio feito nas escolas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas expositivas e práticas.2. Utilização de recursos didáticos: vídeos, transparências, slides, power point, softwares, Internet, jogos etc.3. Discussão em grupo, apresentação de propostas dos grupos para a classe, simulações de aula e outras dinâmicas.
Critério
Participação, relatórios de estágio, desenvolvimento de materiais didáticos, propostas de aula, simulação de aula, trabalhos escritos.
Norma de Recuperação
Realização integral do estágio e apresentação de relatório.Trabalho escrito sobre os conteúdos desenvolvidos.
 
Bibliografia
     
BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2013.
BOSI, Alfredo.
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GERALDI, João W. Linguagem e ensino. Campinas: Mercado de Letras-ALB, 1996.
______. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
KOCH, I. V. , A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1991.
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MARCUSCHI, L. Antonio. Da fala para a escrita. Atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2002.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
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PECHEUX, M. Estrutura ou acontecimento. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas, SP: Pontes, 1997.
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RAZZINI, M. P. G. O Espelho da Nação: A Antologia Nacional e o ensino de Português e de Literatura (1838-1971). Tese de Doutorado. Campinas: IEL/UNICAMP, 2000.
RIOLFI, Claudia Rosa. A Língua Espraiada. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2015. v. 300. 332p .
RIOLFI, Claudia Rosa. Professor de Português: como se forma, trabalha e entende sua prática. 1. ed. São Paulo: Paulistana, 2015.
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SOARES, M. A. Português na escola – história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (org.). Linguística da Norma. São Paulo: Edições Loyola, 155-177, 2002.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática – ensino plural. São Paulo : Cortez, 2003.


Revistas:1) Linha D'Água - Revista da APLL - Associação dos Professores de Língua e Literatura2) Leitura: Teoria e Prática. Revista da Associação de Leitores do Brasil. Campinas.Documentos Oficiais : propostas e parâmetros curriculares.
 

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