1. Oferecer aos licenciandos uma reflexão sobre as concepções a respeito da língua, bem como sobre o modo através do qual elas influenciam a prática docente. 2. Estabelecer bases metodológicas e práticas para o ensino da língua em situações concretas de sala de aula, com enfoque específico para: a) noções básicas a respeito da aquisição e aprendizagem de línguas; b) abordagens e métodos de ensino de línguas; c) objetivos e processos de ensino e aprendizagem; d) elaboração de currículos e programas; 3. Propiciar discussões sobre a legislação em vigor referente ao ensino de línguas estrangeiras em geral e para o ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) no Ensino Fundamental e Médio. 4. Analisar e discutir objetivos, conteúdos e metodologia de ensino e aprendizagem identificadas em aulas ministradas por outros professores de FLE ao longo do estágio de observação, desenvolvido nos programas de Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). 5. Analisar criticamente recursos e materiais didáticos disponíveis no mercado para o ensino de FLE.
A disciplina Metodologia do Ensino de Francês I está situada no currículo da Licenciatura tendo por objetivo estabelecer a integração entre os conteúdos pedagógicos e os específicos (língua francesa), assim como entre as teorias pertinentes à aprendizagem, ao ensino e à produção de conhecimento e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, busca oferecer aos alunos - futuros professores -, oportunidades de estudo e reflexão das teorias, abordagens e métodos de ensino da língua e da sua aplicação no conteúdo educacional. Procura também propiciar discussões sobre as questões didático-pedagógicas identificadas em aulas ministradas por outros professores de FLE ao longo dos estágios de observação. Tais discussões poderão ser desenvolvidas com o apoio de plataformas educacionais (por exemplo, Moodle) ou outras mídias digitais.
1. Concepções de línguas e suas conseqüências para o ensino. 2. Aquisição e aprendizagem de francês língua estrangeira (FLE). 3. Processos de ensino e abordagens do processo. 4. Descrição, análise e reflexão sobre as abordagens e/ou métodos de ensino de línguas estrangeiras, especificamente de francês. 5. A legislação e as orientações vigentes para o ensino de línguas estrangeiras. Questões gerais e específicas do ensino de FLE no Brasil. 6. Os centros de línguas e os projetos especiais de ensino de FLE para alunos da Educação Básica. 7. Análise de recursos e materiais didáticos impressos e online.
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