1. Orientar e supervisionar o licenciando de modo a que ele desenvolva:a) vivência no ensino de francês como língua estrangeira, através da observação e regência de aulas.b) capacidade de planejamento, execução e avaliação de aulas e curso de Francês como língua estrangeira (FLE);2. Estabelecer bases metodológicas - teóricas e práticas que permitam ao futuro professor selecionar, adaptar e avaliar situações de ensino e atividades didáticas.3. Propiciar discussões sobre a legislação e orientações oficiais em vigor referente ao ensino de línguas estrangeiras no ensino fundamental e médio.4. Analisar, selecionar, organizar e avaliar os diferentes conteúdos lingüísticos, socioculturais, discursivos e estratégicos que integram e/ou devem integrar os programas curriculares dos cursos de FLE.5. Refletir sobre a importância e a contribuição das novas tecnologias para o ensino e aprendizagem do FLE.6. Introduzir os futuros professores no campo da pesquisa acadêmica sobre questões referentes ao ensino e aprendizagem do FLE.
A disciplina Metodologia do Ensino de Francês II está situada no currículo da Licenciatura tendo por objetivo estabelecer a integração entre os conteúdos pedagógicos e os específicos (língua francesa), assim como entre as teorias pertinentes à aprendizagem, ao ensino e à produção de conhecimento e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, busca oferecer aos alunos - futuros professores -, oportunidades de análise, reflexão e avaliação do processo de ensino e seus resultados. Através da regência de minicursos, pretende-se que os licenciandos sejam capazes de relacionar aspectos teóricos e práticos vinculados à seleção de materiais de ensino e definição de objetivos de curso, além de vivenciar níveis e fases de planejamento, execução e avaliação da aprendizagem. Da mesma forma, a elaboração de uma pesquisa acadêmica vinculada a questões de ensino e aprendizagem do francês a brasileiros procura introduzir os futuros professores na reflexão aprofundada e continuada de aspectos relacionados à prática docente. Procura também propiciar discussões sobre as questões didático-pedagógicas identificadas nos minicursos ministrados. Tais discussões poderão ser desenvolvidas presencialmente ou em AVA.
1. Seleção e gradação de conteúdos de FLE. 2. Elaboração de sequências didáticas para aulas de FLE. 3. O ensino de FLE: a) no ensino fundamental b) no ensino médio c) nos institutos especializados d) em outros contextos 4. Ensino de FLE e educação inclusiva 5. Novas tecnologias e ensino/aprendizagem de francês como língua estrangeira 6. Análise de erros e análise contrastiva 7. Interlíngua e interferência linguística 8. Avaliação de atividades de ensino, do desempenho de alunos e do professor e do processo de aprendizagem
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