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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0408 - Metodologia do Ensino de Francês II
Methodology of the Teaching of French II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação: 14/07/2018

Objetivos
1.	Orientar e supervisionar o licenciando de modo a que ele desenvolva:a)	vivência no ensino de francês como língua estrangeira, através da observação e regência de aulas.b)	capacidade de planejamento, execução e avaliação de aulas e curso de Francês como língua estrangeira (FLE);2.	Estabelecer bases metodológicas - teóricas e práticas que permitam ao futuro professor selecionar, adaptar e avaliar situações de ensino e atividades didáticas.3.	Propiciar discussões sobre a legislação e orientações oficiais em vigor referente ao ensino de línguas estrangeiras no ensino fundamental e médio.4.	Analisar, selecionar, organizar e avaliar os diferentes conteúdos lingüísticos, socioculturais, discursivos e estratégicos que integram e/ou devem integrar os programas curriculares dos cursos de FLE.5.	Refletir sobre a importância e a contribuição das novas tecnologias para o ensino e aprendizagem do FLE.6.	Introduzir os futuros professores no campo da pesquisa acadêmica sobre questões referentes ao ensino e aprendizagem do FLE.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1859201 - Vera Lucia Marinelli
 
Programa Resumido
A disciplina Metodologia do Ensino de Francês II está situada no currículo da Licenciatura tendo por objetivo estabelecer a integração entre os conteúdos pedagógicos e os específicos (língua francesa), assim como entre as teorias pertinentes à aprendizagem, ao ensino e à produção de conhecimento e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, busca oferecer aos alunos - futuros professores -, oportunidades de análise, reflexão e avaliação do processo de ensino e seus resultados. Através da regência de minicursos, pretende-se que os licenciandos sejam capazes de relacionar aspectos teóricos e práticos vinculados à seleção de materiais de ensino e definição de objetivos de curso, além de vivenciar níveis e fases de planejamento, execução e avaliação da aprendizagem. Da mesma forma, a elaboração de uma pesquisa acadêmica vinculada a questões de ensino e aprendizagem do francês a brasileiros procura introduzir os futuros professores na reflexão aprofundada e continuada de aspectos relacionados à prática docente. Procura também propiciar discussões sobre as questões didático-pedagógicas  identificadas nos minicursos ministrados.  Tais discussões poderão ser desenvolvidas com o apoio de plataformas educacionais (como o Moodle, entre outras).
 
 
 
Programa
1. Seleção e gradação de conteúdos de FLE.
2. Elaboração de material didático.
4. Atividades didáticas para aulas de FLE.
5. O ensino de FLE:
a) no ensino fundamental (público e privado)
b) no ensino médio (público e privado)
c) nos institutos especializados
d) em outros contextos

6. Ensino de FLE e educação inclusiva

7. Novas tecnologias e ensino/aprendizagem de francês como língua estrangeira

8. Francês língua estrangeira e ensino inclusivo

9. O Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Os descritores de avaliação
10. Análise de erros e análise contrastiva
11. Interlíngua e interferência lingüística
12. Avaliação de atividades de ensino, do desempenho de alunos e do professor e do processo de aprendizagem
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas expositivas dialogadas 2. Discussões e/ou seminários em torno a leituras 3. Micro-aulas práticas e/ou aulas simuladas 4. Relatos de experiências 5. Discussões acerca dos estágios de regência (minicursos/oficinas em escolas da educação básica e em outros espaços educacionais) feitos presencialmente ou com uso de recursos tecnológicos (blog, Moodle, entre outros).
Critério
1. Freqüência, participação e atuação em classe 2. Freqüência, participação e atuação nos estágios 3. Prova e/ou trabalhos no decorrer do semestre 4. Relatórios escritos dos estágios 5. Realização de seminários 6. Preparação, desenvolvimento e avaliação de programa de curso de francês em nível básico. 7. Elaboração de monografia/pesquisa sobre ensino e aprendizagem de FLE
Norma de Recuperação
Prova escrita e/ou trabalho (somente para aqueles que tenham realizado os estágios) Época de realização: conforme calendário oficial da USP
 
Bibliografia
     
BALMET & LEGGE Pratiques du français scientifique. Paris, Hachette/AUPELF, 1992. 
HIDDEN, M.O. – Pratiques d’écriture. Apprendre à rédiger en langue étrangère. Paris, Hachette, 2013.
HIRSCHSPRUNG, N. – Apprendre et enseigner avec le multimédia, Paris, Hachette, 2005.
LANCIEN, T.  De la vidéo à Internet : 80 fiches thématiques. Paris, Hachette, 2004.
MANGENOT, F. & LOUVEAU, E.  Internet et la classe de langue. Paris, Cle International, 2006.
MARINELLI, V.L.   -   Ensino/Aprendizagem de Francês como Língua Estrangeira (FLE) e a Importância de Alguns Meios de Comunicação Social: Telejornais Belgas, Suíços e Franceses na Sala de Aula – Tese de doutorado -  FE-USP, 1999. 
MOIRAND, S. Situations d’écrit, Paris, CLE International, 1979.
NOEL-JOTHY, F & SAMPSONIS, B. – Certifications et outils d’évaluation en FLE. Paris, Hachette, 2006. 
PARPETTE , C. &  MANGIANTE, J.C.  – Le Français sur objectif spécifique: de l’analyse des besoins à l’élaboration d’un cours. Paris, Hachette, 2004. 
PARPETTE , C. &  MANGIANTE, J.C. – Le français sur objectif universitaire. Grenoble, PUG, 2011.
PIETRARÓIA, C.M.C  Questões de Leitura : Aspectos prático e teóricos na Leitura em Francês Língua Estrangeira . São Paulo, Annablume, 1997.
RAVAZZOLO, E. et alii. – Intéractions, dialogues, conversations: l’oral en français langue  étrangère. Paris, Hachette, 2015.
ROBERT, J.M. – Manières d’apprendre – pour des stratégies d’apprentissage différenciées. Paris, Hachette, 2009.
ROBERT, J.M. et alii – Faire clase en FLE. Une aproche actionnelle et pragmatique. Paris, Hachette, 2011.
SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, Cortez, 2008.
TAGLIANTE,  C. La classe de langue. Paris, Cle International, 2006.
TELLIER, M & CADET, L. Le corps et la voix de l’enseignant : théorie et pratique. Paris, Maison des langues, 2014.
VANTHIER, H. – L’enseignement aux enfants en classe de langue. Paris, Cle International, 2009.
VIGNER, G.  La grammaire en FLE. Paris, Hachette, 2004.
 

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