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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0409 - Metodologia do Ensino de Inglês I
Methodology of the Teaching of English I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Objetivos Gerais:
 .Reconhecer as dimensões da profissionalidade docente articulando-as com as especificidades do ensino da língua inglesa;
. Desenvolver a competência profissional, estabelecendo bases teórico-metodológicas e práticas reflexivas que promovam o diálogo entre o conhecimento acadêmico, o conhecimento adquirido nas vivências como aluno e o conhecimento adquirido nas vivências como estagiário;
. Refletir sobre a forma como concepções e metodologias de ensino de línguas estrangeiras, a trajetória pessoal de formação e o contexto sociocultural influenciam a prática docente.
Objetivos Específicos:
. Compreender historicamente as principais mudanças teórico-metodológicas no ensino de línguas estrangeiras relacionando-as com teorias filosóficas, linguísticas e pedagógicas
. Conhecer e problematizar os principais documentos reguladores da Educação Básica voltados para o ensino da língua inglesa, relacionando-os com as vivências possibilitadas pelo estágio; 
. Expandir o conhecimento teórico-metodológico voltado para o ensino da língua inglesa, com ênfase para a reflexão crítica sobre os novos papeis do inglês no mundo global;
. Analisar criticamente recursos e materiais didáticos disponíveis no mercado para diferentes contextos educacionais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5237560 - Ana Paula Martinez Duboc
742505 - Livia de Araujo Donnini Rodrigues
 
Programa Resumido
A disciplina Metodologia do Ensino de Inglês I, situada no currículo do curso de Licenciatura em Letras, tem como principal objetivo possibilitar a compreensão das dimensões política, formativa e cultural associadas ao ensino de língua inglesa no currículo da Educação Básica. Para tanto, o curso introduz princípios teórico-metodológicos do campo do ensino de línguas estrangeiras, articulando-os com teorias filosóficas, linguísticas e educacionais com ênfase para a Educação Básica brasileira. Tal estudo de caráter teórico-metodológico é articulado às vivências possibilitadas pelo estágio, o qual se caracteriza, pela observação, participação, análise e reflexão crítica das práticas docentes com as quais o aluno estagiário entra em contato. Ao longo do curso, espera-se que o aluno futuro professor compreenda as especificidades do ensino e aprendizagem de inglês de forma significativa e crítica, fomentando, assim, a formação de professores de línguas conscientes, autônomos e atuantes. O encontro com a complexidade do universo da sala de aula, permeado pelas reflexões teóricas e pela práxis do estágio, visa fornecer ao futuro professor algumas das estratégias, habilidades e competências necessárias para o exercício profissional da docência conforme demandas contemporâneas.
A formação de professores de língua inglesa na Universidade deve levar em consideração o fato de que muitos alunos já atuam como professores em cursos livres de idiomas ou em aulas particulares. Nesses contextos, há, em geral, forte aderência à noção de que o método é o grande responsável pelo ensino, sendo o professor, sob essa ótica, mero reprodutor de princípios e procedimentos, não havendo espaço para maior agenciamento em sua práxis. O curso busca articular os saberes experienciais adquiridos pelo licenciando em sua vivência como aluno, estagiário e professor aos saberes pedagógicos específicos do campo de ensino de línguas estrangeiras, fomentando, assim, um percurso de formação fundamentado na práxis reflexiva, crítica e autônoma.
 
 
 
Programa
1.	Ser aluno / ser professor de línguas na contemporaneidade: a construção de identidades docentes
2.	Globalização e os diferentes papeis do inglês (língua estrangeira, língua franca, língua internacional, língua global, língua adicional, World Englishes): implicações identitárias, culturais e metodológicas
3.	Concepções de língua e de aprendizagem e ensino
4.	Abordagens e métodos de ensino de línguas estrangeiras: da Gramática e Tradução à Era Pós-Método
5.	O ensino de inglês na Educação Básica: legislação, documentos reguladores, princípios norteadores, e contrapontos com o ensino em outros contextos
6.	Análise crítica de materiais didáticos
 
 
 
Avaliação
     
Método
leituras dirigidas aulas expositivas dialogadas análise dirigida de materiais didáticos debates seminários planos de estágio relatórios de estágio narrativas / relatos de experiência durante as aulas e/ou em AVA
Critério
• frequência mínima conforme regimento da instituição • cumprimento de leituras obrigatórias • engajamento nos debates • cumprimento das atividades de estágio • trabalhos orais e/ou escritos de natureza diversa: seminários, projetos, relatórios, relatos, resenhas, ensaios
Norma de Recuperação
Prova escrita e/ou trabalho Época de realização: conforme calendário oficial da USP
 
Bibliografia
     
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WIDDOWSON, H.G. O ensino de línguas para a comunicação. Campinas: Pontes, 1991.
 

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