. Reconhecer as dimensões da profissionalidade docente articulando-as com as especificidades do ensino da língua inglesa; . Desenvolver a competência profissional, estabelecendo bases teórico-metodológicas e práticas reflexivas que promovam o diálogo entre o conhecimento acadêmico, o conhecimento adquirido nas vivências como aluno e o conhecimento adquirido nas vivências como estagiário; . Fomentar a criação e/ou o engajamento em comunidades de prática profissional Objetivos Específicos: . Planejar, implementar e avaliar programas de ensino da língua inglesa em diferentes contextos, com ênfase para a Educação Básica como atividade central de estágio; . Ampliar o repertório de práticas de ensino da língua inglesa, tomando-as como ponto de partida para problematização; . Construir referencial teórico-metodológico no que diz respeito à avaliação da aprendizagem de línguas estrangeiras, com ênfase para conteúdos, propósitos e modalidades avaliativas. . Elaborar e comparar planos de aula, tomando-os como objeto de estudo e de reflexão sobre os conceitos discutidos ao longo do curso.
A disciplina Metodologia do Ensino de Inglês II, situada no currículo do curso de Licenciatura em Letras, tem como principal objetivo possibilitar a compreensão das dimensões política, formativa e cultural associadas ao ensino de língua inglesa no currículo da Educação Básica. Para tanto, visa consolidar e expandir os conhecimentos teórico-metodológicos introduzidos na disciplina Metodologia do Ensino de Inglês I, imprimindo maior ênfase à postura crítica do aluno futuro professor diante de temas recentes no âmbito do ensino de línguas estrangeiras face ao cenário complexo e multifacetado da era digital e global. Ao longo da disciplina, espera-se que o aluno futuro professor possa compreender a relação dialética entre teorias e práticas, em especial nas suas vivências de estágio, para que possa se reconhecer como sujeito integrante de sua comunidade profissional, compreendendo a relevância do trabalho colaborativo em seu contexto de atuação. A formação de professores de língua inglesa na Universidade deve levar em consideração o fato de que muitos alunos já atuam como professores em cursos livres de idiomas ou em aulas particulares. Nesses contextos, há, em geral, forte aderência à noção de que o método é o grande responsável pelo ensino, sendo o professor, sob essa ótica, mero reprodutor de princípios e procedimentos, não havendo espaço para maior agenciamento em sua práxis. O curso busca articular os saberes experienciais adquiridos pelo licenciando em sua vivência como aluno, estagiário e professor aos saberes pedagógicos específicos do campo de ensino de línguas estrangeiras, fomentando, assim, um percurso de formação fundamentado na práxis reflexiva, crítica e autônoma.
1. A relação pedagógica: dilemas, conflitos e possibilidades 2. Novas tecnologias e mídias digitais: implicações para o ensino de línguas estrangeiras 3. Planejamento didático: princípios e procedimentos 4. Processos e procedimentos de ensino e aprendizagem 5. Avaliação no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: princípios, conteúdos, propósitos e modalidades 6. Construção e partilha de repertórios de atividades
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