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Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0410 - Metodologia do Ensino de Inglês II
Methodology of the Teaching of English II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
. Reconhecer as dimensões da profissionalidade docente articulando-as com as especificidades do ensino da língua inglesa;
. Desenvolver a competência profissional, estabelecendo bases teórico-metodológicas e práticas reflexivas que promovam o diálogo entre o conhecimento acadêmico, o conhecimento adquirido nas vivências como aluno e o conhecimento adquirido nas vivências como estagiário;
. Fomentar a criação e/ou o engajamento em comunidades de prática profissional

Objetivos Específicos:
. Planejar, implementar e avaliar programas de ensino da língua inglesa em diferentes contextos, com ênfase para a Educação Básica como atividade central de estágio;
. Ampliar o repertório de práticas de ensino da língua inglesa, tomando-as como ponto de partida para problematização;
. Construir referencial teórico-metodológico no que diz respeito à avaliação da aprendizagem de línguas estrangeiras, com ênfase para conteúdos, propósitos e modalidades avaliativas.
. Elaborar e comparar planos de aula, tomando-os como objeto de estudo e de reflexão sobre os conceitos discutidos ao longo do curso.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5237560 - Ana Paula Martinez Duboc
742505 - Livia de Araujo Donnini Rodrigues
 
Programa Resumido
A disciplina Metodologia do Ensino de Inglês II, situada no currículo do curso de Licenciatura em Letras, tem como principal objetivo possibilitar a compreensão das dimensões política, formativa e cultural associadas ao ensino de língua inglesa no currículo da Educação Básica. Para tanto, visa consolidar e expandir os conhecimentos teórico-metodológicos introduzidos na disciplina Metodologia do Ensino de Inglês I, imprimindo maior ênfase à postura crítica do aluno futuro professor diante de temas recentes no âmbito do ensino de línguas estrangeiras face ao cenário complexo e multifacetado da era digital e global. Ao longo da disciplina, espera-se que o aluno futuro professor possa compreender a relação dialética entre teorias e práticas, em especial nas suas vivências de estágio, para que possa se reconhecer como sujeito integrante de sua comunidade profissional, compreendendo a relevância do trabalho colaborativo em seu contexto de atuação. 

A formação de professores de língua inglesa na Universidade deve levar em consideração o fato de que muitos alunos já atuam como professores em cursos livres de idiomas ou em aulas particulares. Nesses contextos, há, em geral, forte aderência à noção de que o método é o grande responsável pelo ensino, sendo o professor, sob essa ótica, mero reprodutor de princípios e procedimentos, não havendo espaço para maior agenciamento em sua práxis. O curso busca articular os saberes experienciais adquiridos pelo licenciando em sua vivência como aluno, estagiário e professor aos saberes pedagógicos específicos do campo de ensino de línguas estrangeiras, fomentando, assim, um percurso de formação fundamentado na práxis reflexiva, crítica e autônoma.
 
 
 
Programa
1.	A relação pedagógica: dilemas, conflitos e possibilidades
2.	Novas tecnologias e mídias digitais: implicações para o ensino de línguas estrangeiras
3.	Planejamento didático: princípios e procedimentos
4.	Processos e procedimentos de ensino e aprendizagem
5.	Avaliação no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: princípios, conteúdos, propósitos e modalidades
6.	Construção e partilha de repertórios de atividades
 
 
 
Avaliação
     
Método
• leituras dirigidas • aulas expositivas dialogadas • debates • seminários • elaboração de sequências didáticas • planos de estágio • relatórios de estágio • relatos de experiência durante as aulas e/ou em AVA
Critério
• frequência mínima conforme regimento da instituição • cumprimento de leituras obrigatórias • engajamento nos debates • cumprimento das atividades de estágio • trabalhos orais e/ou escritos de natureza diversa: seminários, projetos, relatórios, relatos, resenhas, ensaios
Norma de Recuperação
Prova escrita e/ou trabalho (somente para aqueles que tenham realizado o estágio obrigatório) Época: de acordo com o calendário da CG
 
Bibliografia
     
BIESTA, G. Beyond learning: democratic education for a human future. London: Paradigm Publishers, 2006.
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HINKEL, E. Current Perspectives on Teaching the Four Skills. TESOL QUARTERLY Vol. 40, No. 1, March 2006.
JORDÃO, C. Pedagogia de Projetos e Língua Inglesa. In: EL KADRI, M.; PASSONI, T. P.; GAMERO, R. (orgs.). Tendências contemporâneas para o Ensino de língua inglesa: propostas didáticas para a educação básica. Campinas: Pontes, 2016
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KRAMSCH, C. Language and Culture. Oxford: Oxford University Press, 2003.
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LANTOLF, J. P. (ed.) Sociocultural Theory and Second Language Learning. OUP, 2000.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. O professor de inglês e os Letramentos no século XXI: métodos ou ética? In: JORDÃO, C. et al (Orgs.). Formação “Desformatada” Prática com Professores de Língua Inglesa. Campinas: Pontes, 2011.
MONTE MÓR, W. Foreign languages teaching, education and the new literacies studies: expanding views. In: GONÇALVES, G. R. et al (Orgs.). New Challenges in Language and Literature. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2009.
MEIRIEU, P. Aprender... sim, mas como?  Porto Alegre: ArtMed, 1998. 
UR, P. A course in Language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
VASCONCELLOS, C. dos S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 2003, p. 41-89.
 

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