Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0411 - Metodologia do Ensino de Alemão I
Methodology of the Teaching of German I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Objetivos Gerais:
* Desenvolver bases teórico-metodológicas que articulem conhecimento acadêmico, vivência na universidade e experiências adquiridas em estágios, a fim de construir competência profissional
* Estimular o conhecimento teórico e capacidade crítica a respeito de abordagens e métodos e  normas legais  relativos ao de ensino de  línguas estrangeiras;
* Criar condições para conhecimento teórico referente às Teorias de Aquisição/Aprendizagem de línguas estrangeiras.

Objetivos Específicos: 

- Oferecer referencial teórico-metodológico a fim de planejar e avaliar de modo crítico aulas, cursos e materiais  de ensino para o ensino  de alemão;
- Capacitar para a utilização autônoma de abordagens e/ou métodos, manuais didáticos, recursos, técnicas e outros meios fundamentados pelas mais novas pesquisas e tendências no ensino do alemão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
80470 - Vojislav Aleksandar Jovanovic
 
Programa Resumido
A disciplina Metodologia do Ensino de Alemão I, parte do currículo da Licenciatura em Letras, tem por objetivo estabelecer a integração entre conteúdos pedagógicos e os específicos. Possui como foco apresentar conceitos teórico-metodológicos do campo da Linguística Aplicada, relacionando-os com teorias linguísticas, educacionais e filosóficas. Tais articulações visam oferecer a possibilidade de os licenciandos construírem pontes entre teorias pertinentes à aprendizagem, ao ensino e à produção de conhecimento e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, busca oferecer aos futuros professores conhecimentos relativos a abordagens e métodos de ensino, legislação brasileira específica relativa ao ensino de línguas estrangeiras (sobretudo idiomas com oferta específica, situada fora da grade curricular da rede de ensino oficial); papel das diferenças individuais no processo de aprendizagem das línguas estrangeiras; oportunidades de análise, reflexão e avaliação do processo de ensino e seus resultados. Através da regência de minicursos e produção de material didático original, permite relacionar aspectos teóricos e práticos vinculados à prática reflexiva da docência, seleção de materiais de ensino e definição de objetivos de curso e vivenciar níveis e fases de planejamento, execução e avaliação. A produção obrigatória de Trabalho de Conclusão de Curso (referente a tema pertinente ao curso), permite aprofundar a pesquisa e o conhecimento teórico-prático sobre questões de interesse individual dos licenciandos.
 
 
 
Programa
- Fundamentação teórica: questões básicas em Linguística Aplicada 
- História dos métodos e abordagens de ensino de línguas estrangeiras. 
- Fundamentação teórica das abordagens de ensino de línguas estrangeiras. 
- Instrumentos teóricos e práticos para avaliação de materiais didáticos.
-Análise crítica dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Quadro Europeu Comum de Referência par as Línguas. 
- Interrelações Língua 1 versus Língua 2 
- Oral e escrito: interrelações e especificidades no ensino de línguas estrangeiras
-Fundamentação teórica das principais Teorias de Aquisição/Aprendizagem de línguas estrangeiras.
- Prova didática, prova e trabalhos escritos, seminários, microaulas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
. Prova didática, prova e trabalhos escritos, seminários, microaulas. Aulas expositivas . Seminários . Micro aulas com avaliação e debate . Resenhas obrigatórias de obras selecionadas . Relatórios de estágio de observação e regência . Produção de material didático próprio . Trabalho de Conclusão de Curso ( a ser entregue, apresentado, e debatido no final do curso de Metodologia do Ensino de Alemão II) sobre tema específico e de escolha do licenciando, com pesquisa acompanhada de orientação em ambos os semestres letivos da disciplina
Critério
. Pontualidade . Frequência mínima baseada nas normas regimentais da universidade . Participação ativa e rendimento em todas as atividades . Estágio obrigatório . Trabalhos escritos e/ou orais: resenhas, análise/avaliação de materiais de ensino, micro aulas.
Norma de Recuperação
. Prova escrita e/ou trabalho (para os estudantes com presença mínima de 70% às aulas e que realizaram estágio obrigatório) . Em estrito acordo com o Calendário da USP
 
Bibliografia
     
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes – Lingüística Aplicada, Ensino de Línguas e Comunicação. Campinas: Pontes, 2005.
BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Guia de livros didáticos PNLD 2011- Língua estrangeira moderna (anos finais do ensino fundamental). Brasília: MEC, 2010.
COUNCIL OF EUROPE.The Common European Framework of Reference for Languages: learning, teaching, assessment. 2001. 
DUBIN, F. et E. OLSHTAIN. 1986. Course Design. Developing Programas and Materials for Language Learning.Cambridge, Cambridge University Press.
ELLIS, R. - Understanding Second Language Acquisition. Oxford, Oxford University Press, 1985.
GERMAIN, C.Évolution de l´enseignement des langues: 5000 anosd´histoire. Paris: CLE International, 1993.
KELLY, L.G. – 25 Centuries of Language Teaching (500 B.C. – 969). Rowley (Mass.): Newbury House Publishers, 1969. 
NEUNER, G. KRUGER, M. GREWER, U. - UebungstypologiezumkommuniikativenDeutschunterricht, Langenscheidt, Berlin/München, 1990.
PUREN, C.  Histoire des méthodologies :del'enseignement des langues. Paris: Clé International, 1988.
RICHARDS, J. C. & T. RODGERS. – Approaches and methods in language teaching. A descriptionandanalysis. Cambridge, Cambridge University Press, 1986.
SÁNCHEZ PÉREZ, A. Los métodos en la enseñanza de idiomas :evolución histórica y análisis didáctico.Madrid : Sociedad General Española de Librería, 2000.
VAN LIER, L. –Interaction in the Language Curriculum.Awareness, Autonomy and Authenticity.London: Longman. 1996.

Bibliografia específica

Obras e textos teóricos na língua-objeto de formação dos licenciandos; obras e textos teóricos direcionados especificamente para os temas de cada Trabalho de Conclusão de Curso ; materiais de ensino para públicos-alvo diversos; 
 

Clique para consultar os requisitos para EDM0411

Clique para consultar o oferecimento para EDM0411

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP