Objetivos Gerais: * Desenvolver bases teórico-metodológicas que articulem conhecimento acadêmico, vivência na universidade e experiências adquiridas em estágios, a fim de construir competência profissional *Estimular o conhecimento teórico e capacidade crítica a respeito de abordagens e métodos e normas legais relativos ao de ensino de línguas estrangeiras; * Criar condições para conhecimento teórico referente às Teorias de Aquisição/Aprendizagem de línguas estrangeiras. Objetivos Específicos: - Oferecer referencial teórico-metodológico a fim de planejar e avaliar de modo crítico aulas, cursos e materiais de ensino para o ensino de línguas orientais; - Capacitar para a utilização autônoma de abordagens e/ou métodos, manuais didáticos, recursos, técnicas e outros meios fundamentados pelas mais novas pesquisas e tendências no ensino de línguas orientais.
A disciplina Metodologia do Ensino de Línguas Orientais I, parte do currículo da Licenciatura em Letras, tem por objetivo estabelecer a integração entre conteúdos pedagógicos e os específicos. Possui como foco apresentar conceitos teórico-metodológicos do campo da Linguística Aplicada, relacionando-os com teorias linguísticas, educacionais e filosóficas. Tais articulações visam oferecer a possibilidade de os licenciandos construírem pontes entre teorias pertinentes à aprendizagem, ao ensino e à produção de conhecimento e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, busca oferecer aos futuros professores conhecimentos relativos a abordagens e métodos de ensino, legislação brasileira específica relativa ao ensino de línguas estrangeiras (sobretudo com respeito aos idiomas que não figuram na grade curricular da rede oficial de ensino) ; papel das diferenças individuais no processo de aprendizagem das línguas estrangeiras; oportunidades de análise, reflexão e avaliação do processo de ensino e seus resultados. Através da regência de minicursos e produção de material didático original, permite relacionar aspectos teóricos e práticos vinculados à prática reflexiva da docência, seleção de materiais de ensino e definição de objetivos de curso e vivenciar níveis e fases de planejamento, execução e avaliação.A produção obrigatória de Trabalho de Conclusão de Curso (referente a tema pertinente ao curso), permite aprofundar a pesquisa e o conhecimento teórico-prático sobre questões de interesse individual dos licenciandos.
- Fundamentação teórica: questões básicas em Linguística Aplicada - História dos métodos e abordagens de ensino de línguas estrangeiras. - Fundamentação teórica das abordagens de ensino de línguas estrangeiras. - Instrumentos teóricos e práticos para avaliação de materiais didáticos. -Análise crítica dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Quadro Europeu Comum de Referência par as Línguas. - Interrelações Língua 1versus Língua 2 - Oral e escrito: interrelações e especificidades no ensino de línguas estrangeiras -Fundamentação teórica das principais Teorias de Aquisição(Aprendizagem) de línguas estrangeiras.
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes – Lingüística Aplicada, Ensino de Línguas e Comunicação. Campinas: Pontes, 2005. BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Guia de livros didáticos PNLD 2011- Língua estrangeira moderna (anos finais do ensino fundamental). Brasília: MEC, 2010. COUNCIL OF EUROPE.The Common European Framework of Reference for Languages: learning, teaching, assessment. 2001. DUBIN, F. et E. OLSHTAIN. 1986. Course Design. Developing Programas and Materials for Language Learning.Cambridge, Cambridge University Press. ELLIS, R. - Understanding Second Language Acquisition. Oxford, Oxford University Press, 1985. GERMAIN, C.Évolution de l´enseignement des langues: 5000 anosd´histoire. Paris: CLE International, 1993. KELLY, L.G. – 25 Centuries of Language Teaching (500 B.C. – 969). Rowley (Mass.): Newbury House Publishers, 1969. PUREN, C. Histoire des méthodologies :del'enseignement des langues. Paris: Clé International, 1988. RICHARDS, J. C. & T. RODGERS. – Approaches and methods in language teaching. A descriptionandanalysis. Cambridge, Cambridge University Press, 1986. SÁNCHEZ PÉREZ, A. Los métodos en la enseñanza de idiomas :evolución histórica y análisis didáctico.Madrid : Sociedad General Española de Librería, 2000. VAN LIER, L. –Interaction in the Language Curriculum.Awareness, Autonomy and Authenticity.London: Longman. 1996. Bibliografia específica Obras e textos teóricos na língua-objeto de formação dos licenciandos; obras e textos teóricos direcionados especificamente para os temas de cada Trabalho de Conclusão de Curso ; materiais de ensino para públicos-alvo diversos;