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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0417 - Metodologia do Ensino de História I
Methodology of the Teaching of History I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
11. Objetivos:
1. Refletir sobre a realidade educacional brasileira e o papel da História no ensino fundamental e médio.
2. Compreender a condição profissional do professor de História e sua formação, entendida esta como um processo contínuo, desde a inicial até a formação continuada.
3. Considerar as questões epistemológicas da disciplina escolar constituídas pelo conhecimento cientificamente elaborado e conhecimento empírico.
5. Analisar a história da disciplina e as implicações colocadas pelas transformações do mundo contemporâneo, analisando os documentos educacionais oficiais, em especial aqueles que se referem ao ensino de História .
6. Consolidar o valor da relação teoria/prática na construção da "praxis" docente pela realização do estágio.
7. Fazer dos estágios uma oportunidade de reorientação de experiências escolares e de provocação de novas.
8. Introduzir a reflexão sobre a pesquisa de ensino e aprendizagem da História, enquanto disciplina escolar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
95827 - Katia Maria Abud Lopes
1313387 - Nelson Schapochnik
 
Programa Resumido
12. Ementa (programa resumido):
O curso de Metodologia do Ensino de História I tem por meta a formação de professores de História proporcionando a reflexão sobre a atuação do professor em sala de aula, com ênfase nos métodos de ensino e nos materiais didáticos, próprios para o ensino de História em todos os níveis do ensino básico.
 
 
 
Programa
13. Conteúdo(programa):


1.A formação do professor de História: questões colocadas na contemporaneidade
2. Os currículos de História nas escolas brasileiras e o saber escolar a ser ensinado.
2.1. O conhecimento histórico escolar na história dos currículos da escola pública brasileira.
2.2. Análise de currículos de História pelos documentos oficiais.
3. A construção do conhecimento histórico em sala de aula
3.1.A construção da uma didática da História
3.2. Conceitos fundamentais para a construção do conhecimento escolar.

Estágio supervisionado:
1. Análise do meio de aprendizagem: observação e registro sobre a escola e a sala de aula.
2. Estágio de observação e registro sobre a escola e a sala de aula:
a) conteúdos e metodologias na sala de aula;
b) noções de tempo e espaço no trabalho do professor e para o aluno;
c) a utilização de materiais didáticos na sala de aula.
3. Elaboração de um projeto de construção e aplicação de material didático.
 
 
 
Avaliação
     
Método
15. Métodos utilizados:
Aulas teórico - expositivas
Aulas com utilização de recursos didáticos: vídeos, transparências, cd-room, etc.
Seminários
Aulas práticas
Discussão individual com alunos nos estágios
Critério
16. Critérios de avaliação de aprendizagem:

Participação em debates em classes, aulas e seminários
Trabalhos escritos em grupo e individuais
Relatório de estágio
Projetos de ensino
Norma de Recuperação
17. Normas de recuperação (critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos):
- Realização integral dos estágios e apresentação de relatório
- Trabalhos escritos sobre os conteúdos desenvolvidos.
 
Bibliografia
     
21. Bibliografia Básica:
ABUD, Kátia Maria. O ensino de História como fator de coesão nacional: os programas de 1931. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13 (25/26): 163-174, set. 92/ago.93.
ABUD, Katia Maria. Formação da alma e do caráter nacional: ensino de História na era Vargas. Revista Brasileira de História. V. 18, n. 36, p. 106-113, 1998.
AISENBERG, B. y ALDEROQUI, S. Didactica de las ciencias sociales. Aportes y reflexiones. Buenos Aires: Paidos, 1994.
Anais do II Encontro Perspectivas do Ensino de História (1996) São Paulo: FEUSP, 1997.
Anais do Seminário Perspectivas do Ensiso de História. (1988). São Paulo: FEUSP, 1988
ANDINA, María A. et alli. Aprendizage de las ciencias sociales. Buenos Aires: Editorial El Ateneo, 1992.
BARCA, Isabel. O pensamento histórico dos jovens. Idéias dos adolescentes acerca da provisoriedade da explicação histórica. Trad. Manuela Cardoso. Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2000.
BITTENCOURT, Circe - Pátria, civilização e trabalho - o ensino de história nas escolas paulistas. São Paulo: Loyola, 1990.
BITTENCOURT, Circe (org) O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.
BITTENCOURT, Circe e NADAI, Elza - Repensando a noção de tempo histórico no ensino. In:Pinsky J. (org.) O ensino de história e a construção do fato. São Paulo, Contexto, pp. 73-92.
CABRINI, Concei.ção e outros - O ensino de história - revisão urgente. São Paulo. Brasiliense, 1986.
CUESTA FERNANDEZ, Raimundo. Clio en las aulas.Madrid, Akla, 2001.
FERRO, Marc - A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação. Trad. Wlademir Araujo. São Paulo: Ibrasa, 1983.
FONSECA, Selva. Caminhos da história ensinada. Campinas: Papirus, 1993
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
INRP - Supports informatifs et documents dans l'enseignement de l'Histoire et de Géographie. Paris: INRP, 1989.
ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Trad. W.L. Maar.. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2000.
NADAI, Elza. A escola pública contemporânea: os currículos oficiais de história e o ensino temático. Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH, (11): 99-116, set. 85-fev. 86
NADAI, Elza. A prática de Ensino e a democratização da escola. In: CARVALHO, Ana Maria (coord.). A formação do professor e a prática de ensino. São Paulo: Pioneira, 41-43, 1988.
NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, pp143-162, set. 92/ago. 93
PROENÇA, Maria Cândida. Ensinar e aprender história. Lisboa: Horizontes, s/d.
SEGAL, André. Por uma didática da duração. In: Moniot, H. (org.) Enseigner l'histoire: des manuels à la mémorie. Berne: Peter Long, 1984.
 

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