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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0417 - Metodologia do Ensino de História I
Methodology of the Teaching of History I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h , Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
11. Objetivos:
1. Compreender a formação e profissionalização do professor de História.
2. Analisar a história da disciplina e as implicações colocadas pelas transformações do mundo contemporâneo.
3. Refletir sobre ensino e aprendizagem da História.
4. Fazer dos estágios uma oportunidade de reorientação de experiências escolares e de provocação de novas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
582960 - Dislane Zerbinatti Moraes
1313387 - Nelson Schapochnik
 
Programa Resumido
12. Ementa (programa resumido):
O curso de Metodologia do Ensino de História I tem por meta a formação de professores de História proporcionando a reflexão sobre a atuação do professor em sala de aula, com ênfase nos métodos de ensino e nos materiais didáticos, próprios para o ensino de História em todos os níveis do ensino básico.
 
 
 
Programa
13. Conteúdo(programa):

1. A formação do historiador e a escolarização da disciplina.
2. Debates contemporâneos sobre o currículo de história e legislação (10.639/03 e 11.645/08). 
3. Modos de fazer, modos de ensinar: história das civilizações, história integrada e história temática.
4. Livro didático de história: história e historiografia.
5. História ensinada e história pública: oralidade, escrita e o mundo virtual.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, estudos dirigidos, discussões orientadas em sala de aula, elaboração de material didático e trabalhos.
Critério
Participação em debates em classes, aulas e seminários; prova individual; trabalho em grupo; relatório de estágio; projeto de ensino.
Norma de Recuperação
Entrega de trabalhos individuais e coletivos; realização integral do estágio com apresentação de relatório e projeto de ensino; PCCs (Práticas como Componente Curricular) 30 horas correspondentes a elaboração e análise dos resultados de planos de ensino e material didático aplicados em espaços educativos. Complementarmente serão computadas visitas a instituições de acervo e pesquisa educacional, a assistência a palestras, exposições, produções audiovisuais e participação em eventos acadêmicos (colóquios, congressos, etc). Por fim, serão estimuladas práticas de leitura complementares ancoradas em material atinente aos aspectos englobados pela disciplina.
 
Bibliografia
     
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