11. Objetivos: 1. Compreender a formação e profissionalização do professor de História. 2. Analisar a história da disciplina e as implicações colocadas pelas transformações do mundo contemporâneo. 3. Refletir sobre ensino e aprendizagem da História. 4. Fazer dos estágios uma oportunidade de reorientação de experiências escolares e de provocação de novas.
12. Ementa (programa resumido): O curso de Metodologia do Ensino de História I tem por meta a formação de professores de História proporcionando a reflexão sobre a atuação do professor em sala de aula, com ênfase nos métodos de ensino e nos materiais didáticos, próprios para o ensino de História em todos os níveis do ensino básico.
13. Conteúdo(programa): 1. A formação do historiador e a escolarização da disciplina. 2. Debates contemporâneos sobre o currículo de história e legislação (10.639/03 e 11.645/08). 3. Modos de fazer, modos de ensinar: história das civilizações, história integrada e história temática. 4. Livro didático de história: história e historiografia. 5. História ensinada e história pública: oralidade, escrita e o mundo virtual.
ABUD, Katia M. O ensino de história como fator de coesão nacional: os programas de 1931. Revista Brasileira de História v.13 nº 25/26 São Paulo, 1992/93, p.163-174. _______. Formação da alma e do caráter nacional: ensino de História na era Vargas. Revista Brasileira de História. V. 18, n. 36, p. 106-113, 1998. ALMEIDA, Maria R.C. Os índios na história do Brasil no século XIX: da invisibilidade ao protagonismo. Revista História Hoje, v. 1, nº 2, p. 21-39, 2012. ARAÚJO, Valdei L. A aula como desafio à experiência da história. In: GONÇALVES, Marcia A.; ROCHA, Helenice A.B..; RESNIK, Luis; MONTEIRO, Ana M. (org.s). Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: FGV, 2012. BATISTA, Antonio A. G. Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. In: ABREU, Márcia (Org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2002. p. 529-575. BITTENCOURT, Circe M. F. Livro didático e saber escolar: 1810-1910. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. _______. 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