Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0418 - Metodologia do Ensino de História II
Methodology of the Teaching of History II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
1. Desenvolver estudos sobre as condições do saber histórico ensinado em sala de aula e do saber construído e apropriado pelos alunos.
2. Analisar diferentes propostas de ensino de História aplicadas ao primeiro e segundo graus.
3. Criar condições que possibilitem a organização e avaliação de projetos de ensino aplicados pelos licenciandos, em diferentes escolas da rede oficial escolar.
4. Consolidar a relação teoria/prática na construção da prática docente.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
95827 - Katia Maria Abud Lopes
1313387 - Nelson Schapochnik
 
Programa Resumido
12. Ementa (programa resumido):
O curso de Metodologia do Ensino de História II tem por meta a formação de professores de História proporcionando a reflexão sobre a atuação do professor em sala de aula, com ênfase nos métodos de ensino e nos materiais didáticos, próprios para o ensino de História
 
 
 
Programa
13. Conteúdo(programa):
1. O saber histórico e o saber construído e apropriado pelos alunos.
2. O papel das representações sociais na aprendizagem.
3. O uso de documentos como suporte didático de História e transposição didática.
a) Experiências educacionais em museus: leitura de documentos iconográficos.
b) Análise de documentos impressos:
- textos de época (jornais, legislação etc).
c) Análise de documentos audio-visuais:
- filmes (ficção e documentários)
- Música
d) A cultura material
4. O livro didático nas aulas de História
Estágio Supervisionado
Organização, aplicação e avaliação de um projeto de ensino a partir do conhecimento da escola visando:
- a elaboração do projeto como germe de uma proposta de curso.
- produção de material didático ou inovação sobre os suportes didáticos já existentes.
- avaliação do projeto quanto ao processo de construção do conhecimento pelo aluno e as formas de apropriação do saber escolar.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricos - expositivas
Aulas com utilização de recursos didáticos: vídeos, transparências, slides, etc.
Seminários
Aulas práticas
Discussão individual
Critério
16. Critérios de avaliação de aprendizagem:
Monografias
Participação em debates em classes, aulas e seminários
Trabalhos escritos em grupo e individuais
Relatório de estágio, incluindo projetos de ensino.
Norma de Recuperação
17. Normas de recuperação (critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos):
- Realização integral dos estágios e apresentação de relatório
- Trabalhos escritos sobre os conteúdos desenvolvidos
 
Bibliografia
     
21. Bibliografia Básica:
Anais do II Encontro Perspectivas do Ensino de História (1996) São Paulo: FEUSP, 1997.
Anais do Seminário Perspectivas do Ensiso de História. (1988). São Paulo: FEUSP, 1988
BAZALGETTE, C. Los medios visuales en la educación primaria. Madrid: Ministerio de Educacion y Ciencia/Ediciones Morata, 1996.
BOSI, Ecléa. Lembranças de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1983.
CARNEIRO, M. L. Tucci e KOSSOY, Bóris. O olhar europeu: o negro na iconografia brasileira do século XIX. São Paulo: EDUSP, 1994.
CUESTA FERNANDEZ, R. Clio een las aulas. Madrid: Akla, 2001.
DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
FERRES, J. Televisão e educação. Trad. B. A. Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
FERRO, Marc. O filme. Uma contra análise da sociedade. In: LE GOFF. J. e NORA, P. História: novos objetos. Trad. T. Marinho. Rio de Janeiro: Francisco Alves: 199-215, 1976
FERRO, Marc - A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação. Trad. Wlademir Araújo. São Paulo: Ibrasa, 1983.
FRANCO, M. da S. A natureza pedagógica das imagens áudio visuais. São Paulo: FDE, 1992 (Lições com cinema,)
FONSECA, Selva. Caminhos da história ensinada. Campinas: Papirus, 1993
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
INRP - Supports informatifs et documents dans l'enseignement de l'Histoire et de Géographie. Paris: INRP, 1989.
LEITE, M. M. Retratos de família, leitura da fotografia histórica. São Paulo: EDUSP, 1993.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Cia das Letras, 1994.
MONIOT, H. Didactique de la Histoire. Paris: Nathan Pedagogique, 1992.
MONTENEGRO, Antonio T. História oral e memória: a cultura popular revisitada. São Paulo: Contexto, 1992.
MARSON, Adalberto - Reflexões sobre o procedimento histórico. In: ANPUH - Repensando a História. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984.
NADAI, Elza - Um projeto de montagem de recursos didáticos aplicados à história. Anais do VIII Simpósio Nacional da ANPUH, São Paulo, 1976, pp. 993-1004.
PROENÇA, Maria Cândida. Ensinar e aprender história. Lisboa: Horizontes, s/d.
SALIBA, E.T. A produção do conhecimento histórico e suas relações com a narrativa fílmica. São Paulo: FDE/Diretoria Técnica, 1992.
SEGAL, André. Por uma didática da duração. In: MONIOT, H. (org.) Enseigner l'hiastoire: des manuels à la mémoire. Berne: Petre Long, 1984.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
VESENTINI, Carlos Alberto. História e ensino o tema da fábrica visto através do cinema. In: BITTENCOURT, C. (org.) O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.
VIGOSTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
 

Clique para consultar os requisitos para EDM0418

Clique para consultar o oferecimento para EDM0418

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP