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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0418 - Metodologia do Ensino de História II
Methodology of the Teaching of History II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h , Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
1. Desenvolver estudos sobre as condições do saber histórico ensinado em sala de aula e do saber construído e apropriado pelos alunos.
2. Conhecer e refletir sobre os usos de distintas linguagens no ensino de história.
3. Contribuir para expansão do repertório e produção de materiais didáticos a serem empregados nos estágios.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
582960 - Dislane Zerbinatti Moraes
1313387 - Nelson Schapochnik
 
Programa Resumido
O curso de Metodologia do Ensino de História II tem por meta a formação de professores de História proporcionando a reflexão sobre a atuação do professor em sala de aula, com ênfase nos métodos de ensino e na reflexão sobre as potencialidades do emprego de diferentes linguagens para o ensino de História.
 
 
 
Programa
1. O saber histórico e o saber construído e apropriado pelos alunos.
2.  História, linguagens e ensino de história:
a) Música
b) Literatura
c) Fotografia e cinema
d) Cultura material

Estágio Supervisionado
1. Estágio de observação e registro sobre a escola e a sala de aula (conteúdos e metodologias,  utilização de materiais didáticos na sala de aula).
2. Produção de material didático e aplicação do projeto de ensino.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, oficinas, estudos dirigidos, discussões orientadas em sala de aula, elaboração de material didático e trabalhos.
Critério
Prova escrita individual; elaboração e apresentação nas oficinas (grupo); relatório de estágio (aplicação do projeto de ensino).
Norma de Recuperação
Realização integral do estágio e apresentação de relatório (aplicação do projeto de ensino); aproveitamento na prova individual; participação efetiva na apresentação da oficina. PCCs (Práticas como Componente Curricular) 30 horas correspondentes a elaboração de material didático aplicado na oficina e no estágio em espaços educativos. Complementarmente serão computadas visitas a instituições de acervo e pesquisa educacional, a assistência a palestras, exposições, produções audiovisuais, concertos e participação em eventos acadêmicos (colóquios, congressos, etc). Por fim, serão estimuladas práticas de leitura complementares ancoradas em material atinente aos aspectos englobados pela disciplina.
 
Bibliografia
     
ABUD, Katia M. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história. In. Abud, Katia M; KNAUSS, Paulo. (orgs.) Ensino de História. Novos Horizontes. São Paulo: Cortez: Campinas: Cedes, v. 25/n. 67 – set/dez. 2005. 
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