1. Desenvolver estudos sobre as condições do saber histórico ensinado em sala de aula e do saber construído e apropriado pelos alunos. 2. Conhecer e refletir sobre os usos de distintas linguagens no ensino de história. 3. Contribuir para expansão do repertório e produção de materiais didáticos a serem empregados nos estágios.
O curso de Metodologia do Ensino de História II tem por meta a formação de professores de História proporcionando a reflexão sobre a atuação do professor em sala de aula, com ênfase nos métodos de ensino e na reflexão sobre as potencialidades do emprego de diferentes linguagens para o ensino de História.
1. O saber histórico e o saber construído e apropriado pelos alunos. 2. História, linguagens e ensino de história: a) Música b) Literatura c) Fotografia e cinema d) Cultura material Estágio Supervisionado 1. Estágio de observação e registro sobre a escola e a sala de aula (conteúdos e metodologias, utilização de materiais didáticos na sala de aula). 2. Produção de material didático e aplicação do projeto de ensino.
ABUD, Katia M. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história. In. Abud, Katia M; KNAUSS, Paulo. (orgs.) Ensino de História. Novos Horizontes. São Paulo: Cortez: Campinas: Cedes, v. 25/n. 67 – set/dez. 2005. ACHUGAR, Hugo (ed.). La fundación por la palavra. Letra y nación en América Latina en el Siglo XIX. Montevidéo: FHCE/Udelar, 1998. ARAÚJO, Paulo C. Eu não sou cachorro não. Música popular cafona e ditadura militar. Rio de Janeiro: Record, 2005, p.211-231 (5ªed.). ARRIGUCCI Jr., Davi. Fragmentos sobre a crônica. Enigma e comentário. Ensaios sobre literatura e experiência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação. Formas e transformações da memória cultural. Campinas: Ed.Unicamp, 2011. BARBOSA, João A. Os novos centuriões. Mistérios do dicionário. Cotia: Ateliê Editorial, 2004. BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa: Brasil, 1900-2000. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. BARCA, Isabel. O pensamento histórico dos jovens: idéias dos adolescentes acerca da provisoriedade da explicação histórica. Braga: Portugal: Universidade do Minho/ Instituto de Educação e Psicologia/ Centro de Estudos em Educação e Psicologia. 2000. BLON, Philipp. Ter e manter. Uma história íntima de colecionadores e coleções. Rio de Janeiro: Record, 2003. CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: Textos de intervenção (sel., apres. e notas de Vinicius Dantas). São Paulo: Duas Cidades/Ed.34, 2002. _______. A vida ao rés-do-chão. A crônica. O gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas/Rio de Janeiro: Ed. Unicamp/Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992, p.13-22. CARNEIRO, M. L.T. e KOSSOY, Bóris. O olhar europeu: o negro na iconografia brasileira do século XIX. São Paulo: EDUSP, 1994. CHALHOUB, Sidney et ali (org.). História em cousas miúdas. Campinas: Ed.Unicamp, 2005. CIAVATTA, Maria. O mundo do trabalho em imagens: a fotografia como fonte histórica. (Rio de Janeiro, 1900-1930). Rio de Janeiro: DP&A: FAPERJ, 2002. DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. ENGEL, Magali Gouveia. Crônicas cariocas e ensino de história. Rio de Janeiro: & Letras, 2008. GALVÃO, Walnice Nogueira. MMPB: Uma análise ideológica. Saco de gatos e outros ensaios. São Paulo: Duas Cidades, 1976. LAJOLO, Marisa. Preconceito e intolerância em Caçadas de Pedrinho. Livro Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição nº3. Cotia: Ateliê, 2013, p.329-335. LEITE, Miriam M. Retratos de família, leitura da fotografia histórica. São Paulo: EDUSP, 1993. MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. MARTINS, Franklin. Quem foi que inventou o Brasil? 3v. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013. MENEZES, Ulpiano B. de. (org.) Como explorar um museu histórico. São Paulo: Museu Paulista, 1992. MORAES, Dislane Z. A “tagarelice” de Macedo e o ensino de História do Brasil. História. São Paulo: Unesp, v. 23, n. 1-2, 2004. MORAES, José G.V. História e música: canção popular e conhecimento histórico. Revista Brasileira de História nº39 v.20, São Paulo, 2000, p. 203-221. NAPOLITANO, Marcos. História e música popular: um mapa de leituras e questões. Revista de História, nº157, São Paulo/USP, 2007, p.153-171. NASCIMENTO, Jairo C. Cinema e ensino de história: realidade escolar, propostas e práticas na sala de aula. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais Abril/ Maio/ Junho de 2008 Vol. 5 Ano V nº 2 RAMOS, Francisco R.L. A danação do objeto: O museu no ensino de história. Chapecó: Argos, 2004. ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010. SALIBA, Elias T. A produção do conhecimento histórico e suas relações com a narrativa fílmica. São Paulo: FDE/Diretoria Técnica, 1992. SCHAPOCHNIK, Nelson. Cartões-postais, álbuns de família e ícones da intimidade. In: SEVCENKO, Nicolau (org.). História da vida privada no Brasil v.3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. SEVCENKO, Nicolau. A cidade metástasis e o urbanismo inflacionário: incursões na entropia paulista. Revista USP, São Paulo, n.63, p. 16-35, setembro/novembro 2004. SILVA, Marcos A. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2003.