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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0419 - Metodologia do Ensino de Ciências Sociais I
Methodology of Teaching Social Sciences I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h ( Estágio: 90 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Refletir sobra aspectos relativos ao currículo e história do ensino de sociologia no Brasil; discriminar e discutir as atividades de ensino; analisar propostas curriculares e apresentar alternativas; avaliar recursos didáticos (cinema, vídeo, livro didático, iconografia, etc.); elaborar relatórios de estágio; apresentar e discutir temáticas relacionadas ao trabalho docente e à educação, como juventudes brasileiras, relação pedagógica (disciplina), interdisciplinaridade, concepções de educação, técnicas e estratégias de ensino, etc.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1427582 - Marcia Aparecida Gobbi
 
Programa Resumido
A disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências Sociais I objetiva realizar reflexões sobre questões de ensino, temas de educação, recursos didáticos e conteúdos programáticos das ciências sociais, presentes no currículo do ensino fundamental e médio, tendo como pontos de apoio textos selecionados e as experiências de estágio vividas pelos alunos, favorecendo uma integração entre teoria e prática.
 
 
 
Programa
1.Aspectos históricos relativos a constituição, presença e ausência da disciplina no currículo escolar em nível médio. 
2. O currículo: perspectivas tradicionais, críticas e pós-críticas e implicações para a elaboração de bases curriculares para a disciplina sociologia
2.1. O currículo: imaginação sociológica e conteúdos. O espaço físico escolar – arquitetura -  como currículo. 
2.2 Propostas curriculares nacionais e estaduais 
2.2.1 Sociologia: institucionalização da disciplina e propostas oficiais
3. Ciências humanas: campo de atuação do licenciado em Ciências Sociais;
4. Formação de professores/as: práticas docentes 
5. O estágio; 
5.1 Preparação para o estágio: orientações e encaminhamentos; 
5.2 O relatório como reflexão sobre as experiências de estágio; 
5.3 Propostas para diversificação do estágio: observação, participação, regência, minicursos, projetos, seminários, observação dos espaços físicos e ambientes de aprendizagem, observação e discussão sobre culturas escolares e currículos. 
 6. Juventude, infância, gênero, relações étnico raciais (reflexões sugeridas a partir da Lei 10639/03 e Lei 11645/08: temáticas fundamentais na formação do professor/a de Sociologia do Ensino Médio
 
 
 
Avaliação
     
Método
- aulas expositivas; - seminários apresentados pelos alunos e orientados pela professora; - análise (assistência e discussão) de práticas didáticas nas escolas e disciplinas em que foram cumpridos os estágios -apresentação de seminário e de um resumo crítico sobre o texto do seminário; - relatórios Parcial discutido em sala de aula e final escrito (fim do semestre); - relatório de análise de material didático; - síntese de entrevista com professor de Sociologia com quem faz estágio; - viagens didáticas - visitas de observação a escolas públicas Estágio Procura-se desenvolver atividades práticas de aulas em campo, tais como, visitas à escolas públicas e outras como Escola Nacional Florestan Fernandes, como forma de tomar contato e problematizar outras formas de compreender e praticar currículos. Outras atividades envolvem estudo do meio em aldeias indígenas Guarani, em São Paulo e visitas a diferentes regiões da cidade, compreendendo 10 horas de estágio. Ainda estão compreendidas como atividades de estágio aulas práticas do Instituto de Estudos Brasileiros, assessoradas por Ely Ferrari, educadora do IEB e aulas práticas e acompanhamento de escolas no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, ambas contendo 40 horas de estágio.
Critério
Avaliações escritas a partir do conteúdo abordado e leituras realizadas; elaboração de relatórios de estágio e apresentação das observações de estágio.
Norma de Recuperação
- relatórios e resumo solicitados durante o semestre, a serem apresentados por época da recuperação. - apresentação dos relatórios de estágio referentes ao semestre cursado (peso 4) - apresentação de um trabalho referente a um dos temas discutidos em aula ( peso 3) - apresentação de resumo crítico de um dos textos analisados em aula (peso 3)
 
Bibliografia
     
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